Contato responsável
igus® do Brasil Ltda

Rua Antônio Christi, Nº 611

Parque Industrial III - FAZGRAN

13213-183 – Jundiaí-SP

+55 11 3531 4487
+55 11 3531 4488

Mídia

Você tem alguma pergunta? Precisa de material?
Estão disponíveis para download aqui informações de imprensa e material fotográfico pronto para publicação.
Ficaríamos também felizes com a sua ligação, e-mail ou fax!
 
Contato de imprensaGostaria de ser adicionado(a) à nossa lista de distribuição de mídia?

Comunicados de imprensa por área

Manutenção preventiva e inteligente com novos módulos isense da igus12/09/2018

Quatro conceitos inovadores de dados garantem uma maior disponibilidade produtiva com plásticos inteligentes

Facilitando a Indústria 4.0 – a família isense da igus mostra como é fácil aumentar o tempo de atividade da fábrica e reduzir custos com soluções plásticas inteligentes. A igus oferece quatro sistemas diferentes de integração para incorporar os dados dos sensores no planejamento da manutenção e trabalhar da maneira mais eficaz possível. Os usuários podem encontrar a solução certa, desde o desligamento automático de máquinas e status online dos sistemas de esteiras porta cabos, até o pedido automático de peças de reposição e o planejamento de manutenção diretamente de um celular.

Aumentar o tempo produtivo da fábrica com manutenção preventiva - este é o objetivo dos plásticos inteligentes da igus. Os sensores inteligentes da família isense monitoram as soluções do especialista em plásticos de movimento: de esteiras porta cabos e cabos altamente flexíveis a guias lineares livres de lubrificação e buchas anelares deslizantes isentos de manutenção. Dependendo da aplicação individual, os dados obtidos podem ser usados de diferentes maneiras; A igus apresenta quatro conceitos diferentes na Hannover Messe.

Sistemas isense autônomos e offline para produção livre de interrupções
Se as empresas querem apenas evitar de maneira econômica a interrupção da produção, a melhor opção é o sistema isense autônomo de fácil integração. Sensores em esteiras porta cabos e cabos medem valores como aceleração, temperatura e desgaste. A máquina pode ser desligada diretamente por meio do contato NC ou como resultado de uma avaliação via interface I/O no PLC do cliente. No caso de valores de referência previamente definidos pela igus serem ultrapassados, o contato NC é acionado e a máquina é parada. Alternativamente, os valores medidos são transferidos para o PLC. Dependendo de como o PLC está programado, avisos óticos ou acústicos podem indicar que os valores de referência foram excedidos. Por outro lado, o sistema isense offline é uma solução adequada se um técnico de serviço tiver que monitorar um grande número de esteiras porta cabos, cabos e buchas autolubrificantes em uma instalação de produção ou portuária. Por exemplo, a nova esteira porta cabos P4.1 para longos deslocamentos com sensor de desgaste isense integrado. Para esta aplicação, é necessário um PC industrial adicional para exibir mensagens. Não há conexão com a internet neste caso. Nesta variante simples, os cálculos de vida útil são estáticos e não podem ser alterados.

Pedido de peças de reposição antecipados com conexão ERP
As possibilidades de usar a Intranet e a Internet levam as coisas um passo adiante. O sistema de integração isense contribui para a manutenção preventiva. Utilizando padrões, os dados do módulo icom são integrados no ambiente de software existente e na Intranet por um especialista da igus. Os administradores e os gerentes de produção ambos se beneficiam disso. Se houver um sistema de visualização para todo o processo de fabricação, um clique na aplicação mostra os estados operacionais dos diferentes componentes da igus. Se um sensor relatar uma falha ou desgaste, isso se torna visível. O pedido de peças de reposição pode ser iniciado imediatamente através do sistema ERP, que está conectado. O sistema online isense garante um planejamento ideal para as equipes de manutenção. Ele usa os dados coletados do laboratório de 2.750 metros quadrados para sistemas de movimento energia, a maior instalação de testes do mundo desse tipo. Aqui as esteiras porta cabos sozinhas são submetidas a mais de 10 bilhões de ciclos de testes por ano. Como resultado, o sistema online isense aprende continuamente graças à inteligência artificial e aos algoritmos de aprendizado de máquina. Todos os dias, o sistema compara as recomendações de vida útil com os resultados exatos calculados no decorrer da operação real. Desta forma, o tempo até o próximo trabalho de manutenção é aumentado. A longo prazo, isso não só proporciona uma economia significativa, mas também facilita a vida dos supervisores do turno, equipes de manutenção e equipes de armazém. O isense online com um link para o sistema CRM da igus® permite, pela primeira vez, prever quando a manutenção é necessária. Os montadores de manutenção são avisados com antecedência por e-mail ou SMS que as unidades estão prestes a ficar desgastadas, que as esteiras porta cabos provavelmente falharão completamente ou que devem ser substituídas simplesmente porque estão ficando velhas. Mas, independentemente de qual modelo o usuário escolher, todos eles têm uma coisa em comum: todas as quatro opções oferecidas aumentam a confiabilidade e a segurança da máquina, simplificando, ao mesmo tempo, a manutenção.