Deslocamento vertical em 7 m/s: calhas guiam esteiras porta cabos de forma segura e silenciosa22/08/2018

A construção GLV aberta, leve e de fácil montagem reduz peso e ruído em aplicações de intralogística

Para aplicações altamente dinâmicas na logística interna, velocidades de 7 m/s não são mais incomuns. Para garantir que as esteiras porta cabos que se movimentam verticalmente permaneçam seguras e no lugar, a igus desenvolveu o sistema "guidelite vertical", abreviado com GLV. Ele combina segurança com peso baixo e fácil montagem para máxima flexibilidade de movimento. A construção aberta também reduz a ressonância, e, assim, o ruído.

Calhas-guia para esteiras porta cabos são amplamente usadas na indústria, especialmente para deslocamentos grandes, onde a parte superior da esteira porta cabos desliza sobre a parte inferior. No entanto, para as aplicações verticais, que se encontram muitas vezes no fluxo de materiais, as calhas-guia não são necessárias enquanto as dinâmicas são baixas. A esteira porta cabos simplesmente segue a gravidade. No entanto, isso raramente é verdade nos sistemas modernos. Em velocidades acima de 7 m/s, as esteiras porta cabos devem garantir segurança para evitar acidentes. Até agora, usavam-se canais de guia virtualmente fechados feitos de materiais de chapa metálica. No entanto, esse fechamento contínuo é difícil e caro de encaixar. Além disso, a construção fechada cria um corpo ressonante que amplifica os ruídos de funcionamento da esteira porta cabos. O guidelite vertical aberto (GLV) abrange exatamente esses desafios e, através de sua construção, combina um funcionamento silencioso e uma montagem fácil com alta segurança no uso com elevadores extremamente dinâmicos.

Montagem fácil, condução de baixo ruído
Oito anos atrás, com a série guidelok, a igus lançou um canal-guia que elimina todas as desvantagens de canais de chapa metálica ou alumínio. A empresa igus desenvolveu o novo canal-guia GLV para aplicações puramente verticais usando alguns componentes desse sistema eficaz. Assim como no guidelok, a igus não usa um canal fechado de chapa metálica para conduzir a esteira porta cabos, e sim trilhos abertos feitos de plástico em um sistema com comprimento de 2.000 milímetros. Essa construção aberta minimiza a ressonância e ajuda a manter baixo o ruído de funcionamento da esteira porta cabos em velocidades de até 7 m/s. Outras vantagens são uma absorção eficaz de vibrações, assim como uma montagem fácil, onde um parafuso especial assegura que os trilhos possam ser parafusados com apenas uma mão e sem necessidade de travamento contrário. Se os cabos ou a esteira porta cabos são danificados - por exemplo, devido à queda de peças - a construção aberta do canal-guia permite uma detecção rápida e fácil acesso à área danificada. Assim, os consertos podem ser feitos rapidamente e com facilidade. O uso de trilhos de plástico também reduz o peso total da calha e mantém baixos os custos de transporte.