Contato responsável
igus® do Brasil Ltda

Rua Antônio Christi, Nº 611

Parque Industrial III - FAZGRAN

13213-183 – Jundiaí-SP

+55 11 3531 4487
+55 11 3531 4488

Mídia

Você tem alguma pergunta? Precisa de material?
Estão disponíveis para download aqui informações de imprensa e material fotográfico pronto para publicação.
Ficaríamos também felizes com a sua ligação, e-mail ou fax!
 
Contato de imprensaGostaria de ser adicionado(a) à nossa lista de distribuição de mídia?

Comunicados de imprensa por área

Engrenagens duplas resistentes ao desgaste configuradas on-line e de rápida confecção16/05/2018

A igus amplia a funcionalidade do configurador de engrenagens para o serviço de impressão 3D

É possível fabricar uma engrenagem dupla sem ferramentas? Isso leva tempo e nem sempre garante os melhores resultados. Funciona mais rápido com o configurador on-line da igus, que agora também pode ser usado para projetar engrenagens duplas. Ao carregar os dados CAD, o pedido pode então ser processado com o serviço de impressão 3D da igus. Um plástico de alto desempenho e sem lubrificação, desenvolvido especialmente para engrenagens, garante uma longa vida útil da peça especial configurada durante a operação.

Engrenagens duplas são uma parte essencial no cotidiano dos projetistas. Os componentes de plástico são sempre usados, por exemplo, quando a força, o torque ou a velocidade nas engrenagens precisam ser trocados mais de um estágio. Silenciosos e duráveis, eles realizam esta tarefa apenas se a geometria do dente for ideal - aqui tem se comprovado a chamada engrenagem involuta. O problema: Esse tipo de engrenagem é geometricamente complexa e consome muito tempo para ser fabricada sem ferramentas. Até pequenas imprecisões aumentam o desgaste e o ruído. A solução: o configurador de engrenagens da igus. Com a ferramenta online, engrenagens duplas podem agora ser projetadas automaticamente em poucos segundos e depois solicitadas diretamente.

O modelo 3D perfeito em poucos passos
O configurador online permite projetar uma engrenagem simples ou uma engrenagem dupla. O projetista precisa apenas selecionar o módulo de engrenagem apropriado, definir o número de dentes e a transmissão de torque - assim como um buraco achatado, um quadrado perfurado ou um buraco com chaveta. O configurador automaticamente usa estes dados para criar o modelo 3D da engrenagem dupla com dentição de engrenagem involuta modelada de forma ideal, garantindo uma operação silenciosa e duradoura. Completamente sem trabalho manual complexo e propenso a erros ou um programa CAD externo. O próximo passo: o modelo 3D vai à impressão 3D.

A engrenagem 3D impressa em algumas horas
Tão forte no quesito economia de tempo quanto a configuração online da engrenagem é a impressão 3D da peça especial. Em três a cinco dias, o cliente receberá a confirmação de produção de sua engrenagem da igus, graças a uma impressora de sinterização a laser. A impressora 3D da especialista de motion plastics fabrica até 3.000 engrenagens por dia fundindo o material de pó de sinterização a laser iglidur l6 especificamente desenvolvido para engrenagens. A usinagem de engrenagens especiais geralmente demora várias semanas. A produção de pequenas engrenagens também é mais rentável na impressão 3D. Engrenagens com um diâmetro de 12 milímetros e uma profundidade de 16 milímetros custam R$ 30,00 por unidade (para 100 unidades) na igus. Um equivalente usinado custa R$ 45,00. Outras economias surgem na operação. Isso se deve às engrenagens da impressora 3D serem robustas e resistentes ao desgaste graças ao material iglidur l6 isento de lubrificação e de manutenção especialmente desenvolvido para engrenagens. Um teste no próprio laboratório da igus provou que uma engrenagem feita de iglidur l6 não tem desgaste mensurável depois de um milhão de ciclos a 5N/m de torque e 12rpm. Diferente de uma engrenagem usinada feita do termoplástico polioximetileno (POM). Esta já está severamente desgastada depois de 321.000 ciclos, portanto possui uma vida útil aproximadamente três vezes menor.

Experimente você mesmo o configurador de engrenagens: www.igus.com.br/gear