Contato responsável
igus® do Brasil Ltda

Rua Antônio Christi, Nº 611

Parque Industrial III - FAZGRAN

13213-183 – Jundiaí-SP

+55 11 3531 4487
+55 11 3531 4488

Mídia

Você tem alguma pergunta? Precisa de material?
Estão disponíveis para download aqui informações de imprensa e material fotográfico pronto para publicação.
Ficaríamos também felizes com a sua ligação, e-mail ou fax!
 
Contato de imprensaGostaria de ser adicionado(a) à nossa lista de distribuição de mídia?

Comunicados de imprensa por área

Rápido como serviços de emergência: o serviço de impressão 3D da igus para peças resistentes ao desgaste28/11/2018

Dentro de apenas poucas horas, o serviço de fabricação aditiva da igus produz peça de substituição para a empresa Blackcam baseada em Berlim

O que fazer quando uma peça importante se perde no caminho da exposição? A reposta da empresa Blackcam de Berlim, uma fabricante de sistemas de movimento de câmeras, é recorrer ao serviço de impressão 3D da igus. Utilizando impressoras 3D, a empresa especialista em motion plastics fabrica, em apenas poucas horas, peças resistentes ao desgaste individuais para o cliente. Foi dessa forma que foi feita a bucha especial que faltava.

Um olhar nos bastidores de qualquer set de filmagem de Hollywood quase sempre revelará um trilho sobre o qual se movimenta um grande dolly para a câmera. Mas o que funcionou bem durante décadas para a filmagem de filmes não é adequado para transmissões ao vivo, uma vez que esses sistemas de dolly podem atrapalhar a vista durante shows e eventos esportivos. Por isso, a Blackcam, uma empresa sediada em Berlim, está desenvolvendo uma nova solução: sistemas de dolly compactos com controle remoto que movimentam a câmera sobre pistas estreitas. Estes tipos de sistemas de dolly estão se tornando cada vez mais populares no setor de entretenimento. Ferenc Tiefenbach, um engenheiro na Blackcam, viaja muito para expor em feiras comerciais. Enquanto passava pelo aeroporto de Düsseldorf, o engenheiro estava carregando o protótipo de um novo sistema de dolly desenvolvido para jogos de futebol quando percebeu que um dos rolamentos deslizantes estava com defeito. Não havia peça de substituição. Então fazer o quê? Tiefenbach recorreu ao serviço de impressão 3D da igus. A empresa especialista de motion plastics fabrica pequenas séries e peças individuais de plásticos de alto desempenho rapidamente utilizando impressoras 3D industriais.

Buchas impressas em 3D prontas para envio dentro de algumas horas
Faça o upload do modelo CAD da peça no website da igus, selecione o material, por exemplo, o iglidur I180, um plástico de alto desempenho resistente ao desgaste, e envie o seu pedido. A peça geralmente é enviada dentro de 24 horas. "No meu caso urgente, fui capaz de pegar a bucha poucas horas depois de fazer o pedido", diz Ferenc Tiefenbach entusiasmado com o serviço, que não é normalidade da indústria. Assim, o objeto de exposição estava novamente pronto para a feira. "É incrível que, apesar do tamanho da empresa, a igus é capaz de produzir um único componente com tanta rapidez." Os custos também são razoáveis, neste caso apenas R$ 100,00.

Plástico de alto desempenho mais resistente ao desgaste que filamento ABS padrão
Da gama de materiais de fabricação aditiva, o iglidur I180 foi escolhido para esta tarefa de impressão 3D. O plástico de alto desempenho é impressionante com sua elevada resistência ao desgaste. Durante uma experiência, o laboratório de testes da igus comprovou a sua superioridade diante do filamento comum feito de acrilico nitrilo butadieno estireno (ABS). Buchas autolubrificantes movimentaram-se sobre um eixo de alumínio anodizado duro de 0,37 metros de comprimento e com uma velocidade de 0,34 m/s e uma pressão superficial de 0,11 MPa. O resultado: A bucha impressa em 3D feita de ABS apresentou uma taxa de desgaste de 13,3 microns por quilômetro. Para a bucha feita de iglidur I180, o desgaste através a mesma distância foi de apenas 0,8 microns. No entanto, as buchas não são apenas mais duráveis, elas também são mais econômicas. Permitem um funcionamento a seco livre de manutenção sem a necessidade de lubrificação. Assim, são os candidatos ideais para os sistemas de dollys para câmeras da Blackcam.