Vedado com segurança: conceito de vedação iglidur para uma vida útil maior05/02/2019

Novas vedações para buchas autolubrificantes da igus que não necessitam de manutenção proporcionam mais higiene e proteção contra acúmulo extremo de sujeira.

Sujeira pesada, poeira abrasiva e meios agressivos podem, sob circunstâncias extremas, pressionar as buchas autolubrificantes e danificar o eixo. Para otimizar ainda mais a segurança de máquinas e instalações nesses casos, agora a igus desenvolveu anéis de vedação para suas buchas com flange de polímero livre de lubrificantes. Apenas colocados na flange, elas protegem a bucha autolubrificante e os componentes por trás delas. Desta forma, paradas não planejadas/o tempo de inatividade da máquina podem ser evitados e a vida útil pode ser aumentada.

Se o responsável pelo desenvolvimento estiver procurando por uma bucha autolubrificante de longa duração para sua aplicação, que precisa suportar sujeira, poeira, produtos químicos, vento e outras adversidades do ambiente, ele precisa conhecer as buchas feitas de plásticos de alto desempenho. Isso porque os materiais da igus são livres de lubrificantes e, portanto, livres de manutenção. A sujeira não adere à bucha em comparação com as versões metálicas. Outra vantagem: as buchas autolubrificantes de polímero não enferrujam. Para aplicações com níveis extremamente elevados de acúmulo de sujeira, por exemplo em maquinário de construção ou agrícola, agora a igus desenvolveu um conceito de segurança adicional sob a forma de anéis de vedação. As vedações estão disponíveis para todos as buchas flangeadas da igus, em todas as dimensões e para mais de 50 materiais, possibilitando uma ampla gama de combinações de materiais relacionadas à aplicação. Os anéis de vedação flexíveis são simplesmente colocados nas flanges e protegem contra a entrada de sujeira e fluidos na bucha autolubrificante e nos componentes atrás dele. Para aplicações nas quais os clientes confiam em lubrificação adicional, o anel de vedação garante que os lubrificantes não sejam pressionados para fora da bucha. O desgaste é ainda mais reduzido, o eixo é protegido da corrosão e a vida útil das aplicações é aprimorada.

Uso universal em ambientes com requisitos especiais
A igus oferece os anéis de vedação em um material versátil para todos as buchas flangeadas da igus. E também em um material em conformidade com a regulamentação FDA. Este último é particularmente adequado para uso na indústria alimentícia. A vedação em conformidade com FDA, junto com as buchas flangeadas feitas de materiais em conformidade com FDA como o iglidur A160, A180 e A350, pode proteger os pontos da bucha e os componentes de agentes de limpeza agressivos enquanto otimizam a higiene. Além da indústria de máquinas agrícolas e de construção, outros possíveis cenários de aplicação para os anéis de vedação versáteis incluem engenharia mecânica geral para bombas de baixa rotação e correias transportadoras, bem como atuadores na indústria automotiva. As buchas autolubrificantes com vedação estão prontas para instalação, são fornecidas como uma solução completa, e estão disponíveis em diferentes modelos e combinações de acordo com as necessidades do cliente.