Automação rápida e segura com nova solução de esteiras porta cabos para cursos longos20/02/2019

A nova plane-chain da igus assegura um fornecimento compacto de energia e dados em plantas de produção

A automação de plantas de produção está crescendo continuamente na parte de esteiras da Indústria 4.0, que requerem soluções de fornecimento de energia mais confiáveis e compactas. A igus desenvolveu agora a esteira plana plane-chain, um conceito inovador de esteira porta cabos para cursos longos e velocidades elevadas. Com uma esteira porta cabos montada de lado em uma nova calha guia com um design especial, o sistema garante um fornecimento de energia e dados compacto e à prova de falhas.

Se olharmos para a produção moderna, concluímos que é impossível abdicar dos robôs. Isto é bem óbvio quando observamos a indústria automotiva. Quer se trate de um robô linear, de pórtico ou industrial a se mover no 7.º eixo, em espaços confinados e em cursos longos, estes têm sempre de funcionar de forma rápida e confiável. Para tal feito, é necessário um fornecimento confiável de energia e dados. Com a plane-chain, a igus desenvolveu agora um sistema de esteira porta cabos inovador para a automação, que proporciona a máxima segurança contra falhas em aplicações com velocidades e taxas de ciclo elevadas. No novo conceito da empresa especializada em motion plastics, uma esteira porta cabo é montada na horizontal em uma guia especial. A vantagem consiste na economia de espaço, graças à altura de instalação reduzida. A guia convexa, em forma de uma “banheira”, permite o deslocamento seguro da esteira da série E6 em dois canais embutidos. A guia em aço inoxidável, com um baixo coeficiente de atrito, garante uma longa duração de vida da calha e da esteira. Para obter um maior isolamento acústico do sistema, pode-se aplicar uma camada isolante especial de plástico no exterior da guia. Graças aos seus componentes leves, a solução de esteira porta cabos pode ser facilmente montada por baixo do teto, para robôs lineares.

Proteção confiável graças ao resguardo total
Mediante à pedidos dos clientes, também estão disponíveis plane-chains totalmente fechadas. Desta forma, nenhum objeto exterior consegue penetrar ou ultrapasar o que aumenta significativamente a confiabilidade. Além do potencial de aplicação da plane-chain na automação, o novo conceito na versão fechada também é adequado para o fornecimento de energia em guindastes. Aqui, os cabos e as esteiras porta cabos dentro das guias resistentes à corrosão estão protegidos contra os danos graves que o vento e outros fatores adversos podem causar.