Contato responsável
igus® do Brasil Ltda

Rua Antônio Christi, Nº 611

Parque Industrial III - FAZGRAN

13213-183 – Jundiaí-SP

+55 11 3531 4487
+55 11 3531 4488

Mídia

Você tem alguma pergunta? Precisa de material?
Estão disponíveis para download aqui informações de imprensa e material fotográfico pronto para publicação.
Ficaríamos também felizes com a sua ligação, e-mail ou fax!
 
Contato de imprensaGostaria de ser adicionado(a) à nossa lista de distribuição de mídia?

Comunicados de imprensa por área

Segurança aprimorada em plataformas de perfuração profunda e elevadores verticais Nova esteira porta cabos da igus substitui com segurança sistemas de cabos pendurados.29/08/2019

Sistema de esteira porta cabos modular e-loop para uma proteção segura dos cabos em aplicações verticais

Muitas vezes, condições extremas prevalecem em plataformas de perfuração profunda nas indústrias petrolífera e de gás. A sujeira e o difícil manuseio de instalações e equipamentos afetam os componentes das máquinas. A igus agora desenvolveu a e-loop para um guiamento seguro do acionamento e fornecimento de energia em aplicações suspensas. A nova esteira porta cabos modular feita de plásticos de alto desempenho garante um raio de curvatura definido dos cabos e resiste a vibrações e impactos.

As plataformas de perfuração profunda com sistemas de acionamento vertical são utilizadas para extrair petróleo da terra. Para guiar os cabos dos sistemas, os fabricantes e operadores vêm utilizando, até então, as chamadas "loops de serviço" ou cabos pendurados. No entanto, estas, muitas vezes causam problemas. Os cabos não têm proteção, nenhum raio de curvatura definido, podem deslizar para o cortinado e, no pior caso, romper. No caso de ventos fortes, aos cabos suspensos sem proteção podem ficar presos no mastro ou nos sensores, assim como no sistema de iluminação e desligar. Se alguma destas situações ocorrer e um cabo se tornar defeituoso, surge outro problema: é preciso substituir todo o conjunto, porque os cabos estão todos fechados dentro do tubo. Com a e-loop, a igus agora desenvolveu uma nova esteira porta cabos que guia cabos pesados e com grandes secções transversais em aplicações suspensas. O fornecimento de energia é um sistema modular redondo tridimensional que é capaz de movimentar cabos com alívio de tensão com um raio e curvatura definido.

Fácil manutenção, montagem e desmontagem
Ao desenvolver as e-loops, os engenheiros focaram em uma instalação simples. A esteira porta cabos modular pode ser aberta por fora e preenchida a qualquer hora. Isto permite a inserção e substituição rápida de cabos individuais no caso de manutenção. Os elos da esteira também podem ser substituídos a qualquer momento. Várias conexões de rosca seguras são utilizadas entre os elementos do sistema de fornecimento de energia, o que evita que os componentes caiam, aumentando a confiabilidade operacional. Como as plataformas de perfuração profunda precisam ser mudadas de localização com regularidade, os desenvolvedores confiam em suportes de montagem parafusados que permitem uma desmontagem rápida. Além da utilização em plataformas de perfuração profunda, a e-loop resistente à água salina também é adequada para aplicações suspensas na indústria offshore, para máquinas de construção, redes elétricas terrestres ou até turbinas de vento.

Polímeros de alto desempenho para uma proteção segura dos cabos
A e-loop não se incomoda com altas vibrações, impactos laterais e pancadas. Ela consiste de elos individuais que possuem um acoplamento no corpo exterior resistente a impactos feito de espuma PU e partes interiores favoráveis aos cabos feitas do polímero de alto desempenho igumid. O material da igus é livre de corrosão e resistente a substâncias químicas. O novo sistema de fornecimento de energia da igus é construído em volta de uma corda de plástico altamente tênsil que absorve as forças de tração dos cabos. A corda é composta de uma fibra de plástico sintético, sendo assim, portanto, flexível, resistente a quebras, ao clima, e à corrosão. A e-loop é capaz e absorver pesos de até 220 quilonewtons com a corda.