Ondas amortecidas suavemente com a tecnologia linear livre de manutenção da igus em barcos de alta velocidade05/12/2019

Guia linear drylin resistente ao desgaste em assentos de barcos garante navegação segura

Altas velocidades e altas ondas não trazem apenas muita diversão a bordo de barcos de alta velocidade, mas também podem ser perigosas, uma vez que os passageiros ficam sujeitos a um impacto físico cada vez que o casco do barco bate na água. Por isso, são necessários guias com amortecimento de vibrações e buchas que absorvem estes impactos. Os projetistas são capazes de confiar na tecnologia linear de buchas resistentes ao desgaste da igus, graças ao uso de tribo-polímeros que são livres de lubrificantes, sem necessidade de manutenção e resistentes à corrosão.

Ondas, uma leve brisa e sol são as condições que garantem muita diversão em barcos de alta velocidade. Para garantir isto, os projetistas precisam instalar não apenas um motor potente, mas também assentos que dão à tripulação uma sensação de segurança e conforto ao viajar na água. Altas ondas e velocidades elevadas requerem componentes amortecidos e leves como assentos com amortecimento de vibrações. O motivo é que os passageiros a bordo ficam sujeitos a impactos repetidos quando o casco do barco bate na água. Impactos fortes como estes podem rapidamente causar lesões greves à coluna ou órgãos internos. Portanto, tais assentos devem possuir buchas e guias resistentes ao desgaste que possam absorver as forças envolvidas. É por este motivo que os desenvolvedores de barcos de alta velocidade como a Kaj Naval na Polônia ou a Cobra Seats Technology Ltd. na Grã Bretanha utilizam a tecnologia de buchas livres de lubrificação e manutenção feitas de plásticos de alto desempenho da igus.

Guias lineares amortecem os impactos em assentos de barcos
A empresa polonesa Kaj Naval desenvolve assentos para barcos a motor há sete anos. Para o último tipo de assento, os projetistas estão utilizando uma guia linear drylin W para os amortecedores montados em molas. A guia garante que os assentos deslizem suavemente, até mesmo em velocidades altas, absorvendo as vibrações das ondas. O carrinho não possui folga lateral devido ao uso de elementos deslizantes feitos de tribo-polímeros e não apresenta nenhum sinal de desgaste até mesmo depois de um longo período de funcionamento. Outra vantagem é que a solução resistente à corrosão da igus é livre de lubrificação e manutenção e consideravelmente mais leve que alternativas metálicas como guias de rolamentos de esferas recirculantes.