Movimentos rotativos até 7.000 graus em espaços extremamente pequenos com a twisterband HD06/02/2020

Rotação de cabos e mangueiras para energia, dados e meios em alta velocidade com segurança e sem interrupção

A igus desenvolveu a twisterband HD para que os cabos e mangueiras possam ser guiados com segurança e confiabilidade, mesmo durante movimentos de rotação. A esteira porta cabos leve é muito estável, fácil de preencher e capaz de lidar com velocidades de rotação de até 180 graus por segundo. Ela gira em torno de seu próprio eixo. Devido à vida útil longa da série, a igus agora adicionou mais dois tamanhos à gama de produtos twisterband HD, sendo esses novos tamanhos destinados a espaços de instalação especialmente pequenos.

Altas velocidades de rotação e um pequeno espaço de instalação significam que os cabos de energia, os cabos de dados e as mangueiras estão sujeitos a muito estresse. Soluções compactas e confiáveis são especialmente necessárias no caso de pequenos espaços de instalação, como em máquinas-ferramenta, e, por isso, a igus adicionou dois novos tamanhos ao seu portfólio série twisterband HD. A série de fornecimento de energia já está sendo utilizada com sucesso em máquinas de marcenaria e em posicionadores de peças na indústria automotiva. Com a esteira twisterband, são possíveis movimentos de rotação de até 7.000 graus no plano horizontal e 3.000 graus no plano vertical em um espaço extremamente pequeno, mesmo a velocidades de até 180 graus por segundo. Os anéis coletores podem, portanto, serem substituídos no caso de um ângulo de rotação limitado. Diferentes linhas de meios, bem como cabos de bus ou mesmo fluidos, podem ser guiados com um sistema de maneira fácil, econômica e sem interrupções. As alturas interiores compactas dos novos tamanhos são 11 e 18 milímetros: ideal para espaços de instalação muito pequenos, como mesas rotativas ou em robôs.

Alta resistência devido a características técnicas especiais
A twisterband HD é muito fina, compacta, leve e se encaixa perfeitamente em torno de seu próprio eixo de rotação. A esteira porta cabos consiste em elos de esteira individuais que podem ser conectados um ao outro por meio de um princípio de pinos e ganchos. Isso resulta em um raio de curvatura definido e garante, ao mesmo tempo, maior estabilidade. A solução de fornecimento de energia é feita de tribo-polímeros isentos de manutenção, nos quais foi trabalhado um material reforçado com fibra de vidro. Como resultado, a twisterband HD tem uma vida útil mais longa. A robusta esteira porta cabos demonstrou sua longa vida útil no laboratório de testes de 3.800 metros quadrados da igus. Em conjunto com os cabos chainflex, projetados para movimentação, a twisterband HD alcançou uma vida útil muito longa nos testes. Devido à sua estrutura modular, o sistema de fornecimento de energia pode ser aumentado ou reduzido conforme desejado. Os cabos podem ser inseridos com facilidade no sistema de guiamento e podem ser substituídos ou ampliados a qualquer momento, sendo mais uma vantagem sobre os anéis coletores. Atualmente, a série twisterband HD está disponível diretamente do estoque em um total de quatro tamanhos, com um diâmetro externo de 140 a 500 milímetros.