4K para 3D: a igus oferece impressão multimaterial para componentes multifuncionais29/03/2022

A impressão 3D de peças individuais resistentes ao desgaste com diferentes materiais oferece ao usuário grandes possibilidades de projeto. Ao mesmo tempo, os componentes multifuncionais reduzem significativamente o processo de fabricação. Por isso, a igus oferece desde o ano passado a produção de peças especiais duráveis em impressão multimaterial com dois materiais. Dessa forma, podem ser produzidos componentes resistentes ao desgaste, mas ao mesmo tempo resilientes, assim como peças especiais inteligentes. Esse serviço agora foi expandido por plásticos para movimentação. A igus pode agora usar até quatro materiais em um único processo para fabricar componentes multifuncionais. “Para este propósito, expandimos a nossa produção de impressão 3D e agora também oferecemos novos materiais que podem ser processados especificamente em impressão multimaterial”, explica Tom Krause, Chefe de Fabricação Aditiva da igus GmbH. “Por exemplo, podemos produzir peças para equipamentos, ferramentas ou construção de máquinas especiais de maneira econômica, sem quantidade mínima de encomenda em apenas alguns dias.”

Impressão multimaterial para buchas com as melhores especificações

Os materiais da igus para impressão multimaterial têm especificações diferentes. O tribofilamento iglidur torna os componentes de baixo atrito, isentos de manutenção e até 50 vezes mais resistentes à abrasão do que os materiais de impressão 3D normais. Com o iglidur I160-EL, a igus oferece agora um novo material elástico que pode ser impresso em cada bucha individual, como vedação, por exemplo. O igumid P150, por outro lado, é o novo filamento de impressão 3D para impressão multimaterial, que garante alta resistência (resistência à flexão de 87 MPa) do componente. Especialmente para a fabricação aditiva de componentes inteligentes com sensores integrados, a igus oferece dois outros materiais inteligentes: sigumid P e sigumid F. Este último é impresso na bucha e envia um sinal através de um contato normalmente fechado quando o limite de desgaste é atingido. Em contraste, o sigumid P é usado para alertar sobre uma sobrecarga na bucha. Isso ocorre porque quando a pressão é aplicada à bucha, a forma muda e também a resistência. “A impressão 4K agora torna possível combinar todas as especificações dos diferentes materiais - resistentes ao desgaste, fortes, elásticos e inteligentes - em um componente complexo”, resume Tom Krause.

Mais informações sobre impressão multimaterial podem ser encontradas em: https://www.igus.com.br/info/multiple-component-3d-printing