O Gekko faz parte do programa da Köppl GmbH em Saldenburg/Lower Bavaria, que goza de boa reputação mundial como fornecedor premium de implementos motorizados de eixo único para cultivo de solo e manutenção de paisagens. A Köppl desenvolve e fabrica vários transportadores de implementos - sempre com um único eixo, sempre com um motor de combustão, acionamento hidrostático potente e eixo de tomada de força mecânico para acionar os acessórios e as ferramentas de trabalho. Com esse perfil claro, a empresa, agora gerenciada por Karl Köppl na quarta geração, conseguiu que os implementos fossem exportados para todo o mundo e que a Köppl também desenvolvesse implementos especiais para as necessidades da agricultura, por exemplo, na África e na Índia. O apelo do "Made in Germany" contribui para o desenvolvimento bem-sucedido e sustentado da empresa, assim como sua força inovadora, que é demonstrada principalmente pelo Gekko.
Ao desenvolver esse dispositivo motorizado para a feira comercial, o foco foi obter um alto desempenho de corte (com uma largura de corte de até 5 m), mesmo em terrenos muito íngremes. Isso é obtido, entre outras coisas, com um baixo centro de gravidade com alta distância do solo, um eixo alargado e duas rodas hidráulicas de acionamento independente. Além disso, os projetistas realizaram uma inovação especial com a função "Self-Balance". Benjamin Roll, chefe de design da Köppl GmbH: "O eixo da Gekko pode ser deslocado em 300 mm no eixo longitudinal." Isso altera a distribuição de peso entre o eixo e o acessório.
Na prática, essa função, conhecida como "self-balance", é usada para que o eixo se aproxime ou se afaste mais do implemento da barra de corte, dependendo do declive e da subida ou descida. A propósito, as pessoas fazem algo muito semelhante: ao caminhar em uma subida ou descida, elas mudam inconscientemente o comprimento de sua passada para sempre ter uma base segura e manter o equilíbrio.
Ao concretizar essa ideia, os projetistas se depararam com um desafio resultante das condições de operação. "O estresse mecânico é muito alto porque forças elevadas atuam sobre o eixo. Além disso, os componentes do material rodante ficam expostos a muita sujeira, dependendo da superfície," diz o Sr. Roll. Outro aspecto: como as máquinas móveis trabalham ao ar livre, eixos lineares lubrificados estavam fora de questão. Portanto, a Köppl usa componentes do sistema de projeto modular® da igus para várias soluções de rolamentos, incluindo os rotativos. Típica para esses componentes é a combinação de polímeros de alto desempenho com lubrificante incorporado (para o rolamento) e alumínio anodizado (eixo). "Usamos vários rolamentos da igus® e sempre recebemos bons conselhos sobre eles," diz Benjamin Roll. Essa tarefa é realizada pelo consultor de vendas da igus®, Thomas Weber.