Problema
A empresa Sorter, na Polônia, concentra-se no projeto e na venda de uma série de soluções de máquinas tecnologicamente avançadas, desde máquinas de classificação até soluções de embalagem e paletização.
Uma dessas soluções é um equipamento especial - a chamada cadeira basculante ou "tippler", que é montada em uma empilhadeira especialmente projetada. Como o nome sugere, esse aplicativo executa um movimento de inclinação de 180°, que é usado para esvaziar o conteúdo das caixas de paletes. Esses sistemas são usados principalmente no processamento posterior de frutas, por exemplo, para alimentar com segurança maçãs de baixa qualidade em um contêiner de coleta. O dispositivo recolhe as frutas nos contêineres de coleta e, graças ao movimento de inclinação lateral, garante que as frutas possam ser despejadas sem grande força de impacto.
Ao projetar o dispositivo de tombamento, no entanto, o problema era que havia grandes exigências quanto ao rolamento desse sistema. Era importante garantir a alta precisão do processo e minimizar o atrito. Até agora, somente a lubrificação regular do sistema podia garantir a manutenção da operação da máquina, mas isso não era desejável.
Além disso, todas as peças individuais também devem ser capazes de suportar altas cargas. Isso significa que caixas de paletes com peso de até 600 kg podem ter que ser giradas.
Além disso, o sistema geralmente funciona em um ambiente empoeirado, sujo e, devido ao processamento de frutas, às vezes úmido. Outros sistemas tendem a se corroer após um curto período de tempo. Além disso, o diâmetro do eixo de acionamento principal deve ser o maior possível para que seja possível mover a carga sobre ele.