Rua Antônio Christi, Nº 611
Parque Industrial III - FAZGRAN
13213-183 – Jundiaí-SP
Os engenheiros da equipa de impressão 3D da igus deram agora um grande passo: os sensores são impressos nos tribocomponentes através da impressão multi-material. Muito antes de haver uma falha, é sinalizada a substituição iminente. Além disso, é possível detectar uma sobrecarga de modo a parar imediatamente a máquina e assim evitar mais danos no ponto da bucha e em toda a máquina. Isto permite ainda a manutenção preditiva de peças especiais, que pode levar a uma redução do tempo de paragem da máquina e dos trabalhos de manutenção. Devido a fabricação aditiva, os componentes isense em 3D, podem agora ser entregues de forma econômica a partir de cinco dias úteis.
O isense 3D é adequado para a fabricação de buchas autolubrificantes inteligentes, elementos deslizantes, porcas de fuso de avanço e todas as outras peças especiais susceptíveis de atrito e desgaste.
A igus está desenvolvendo componentes resistentes ao desgaste desde 2016, e utiliza-os agora em esteiras pota cabos, buchas autolubrificantes e guias lineares. Ao desenvolver estes sensores de desgaste, temos vindo a utilizar o serviço de impressão igus 3D para componentes resistentes ao desgaste.
Assim, planadores especiais foram fabricados através de sinterização a laser e feitos de iglidur I3; a inteligência foi incorporada posteriormente em uma segunda etapa do processo.
Isto levou a que as peças especiais inteligentes sejam muito complexas e de custo elevado quando produzidas em pequeno número, uma vez que as etapas de trabalho são muito específicas e adaptadas ao componente individual. A equipa de impressão 3D aceitou o desafio e desenvolveu um procedimento para produzir estas peças em um só passo através de impressão 3D. Nenhuma etapa de processamento adicional é necessária e as peças especiais inteligentes resistentes ao desgaste podem ser produzidas de forma econômica e a partir de cinco dias úteis.
A camada de sensor é aplicada às partes dos componentes, que serão submetidas a carga. Quando em funcionamento, a resistência elétrica do material do sensor é medida continuamente, de modo a que seja emitido um aviso antes da sobrecarga ou antes de se atingir o limite de desgaste.
Com base no procedimento de impressão multi-material, são desenvolvidas peças resistentes ao desgaste com camadas de sensores integradas. Os componentes são fabricados a partir de filamentos iglidur I150 ou iglidur I180 e um material de impressão 3D condutor de eletricidade especialmente desenvolvido que se liga bem ao tribofilamento.
Atualmente, há duas áreas de aplicação:
► Aviso antes da sobrecarga: O material condutor de eletricidade está situado entre as camadas de desgaste. Se a carga se altera, a resistência também se altera. Para determinar os limites da carga, o componente precisa ser calibrado.
► Alcançar o limite de desgaste: o condutor localiza-se na superfície de deslizamento, o desgaste é medido através da alteração da resistência.
Torne-se um testador beta e experimente os componentes 3D isense gratuitamente: estamos oferecendo a dez clientes amostras grátis de componentes inteligentes.
As buchas autolubrificantes isense detectam o nível de desgaste antes que a máquina sofra danos devido à falha da bucha. Disponíveis em cinco materiais, as buchas autolubrificantes inteligentes podem ser utilizadas em uma larga variedade de indústrias e aplicações.
O EC. I. SU.02 mede a distância entre o pino & buraco no caso de aplicações sem suporte ou roller chain, e comunica o estado através de LTE, LoRaWan ou Bluetooth. A nova tecnologia de sensores permite medir o desgaste da conexão do pino/buraco em percentagem e, ao medir com precisão da vida útil do produto, ajuda a reduzir custos e previne a substituição prematura do sistema de e-chain®.
Com os patins lineares drylin isense, o teste de funcionamento e desgaste é feito com um simples clique. Graças à inovadora tecnologia inteligente drylin W, é possível substituir a bucha em segundos, diretamente na guia - com a ajuda de LEDs, o patim linear indica quando é necessária a substituição. Sensor de desgaste é integrado diretamente na bucha linear
O termo smart plastics® é utilizado para designar componentes como sistemas de esteiras porta cabos e cabos chainflex® para aplicações dinâmicas e buchas autolubrificantes em polímero dry-tech® que, estando equipados com tecnologia de conectividade e sensores, compõem complexas soluções de automação compatíveis com a Indústria 4.0. Uma vantagem extra: os smart plastics® podem interligar localmente soluções de automação complexas ou torná-las compatíveis com a Indústria 4.0.
A nossa fabricação aditiva é baseada em 5 décadas de experiência na fabricação industrial de componentes resistentes ao desgaste, feitos de polímeros autolubrificantes de alto desempenho, para inúmeros clientes em todo o mundo. Com os compostos especialmente desenvolvidos para a impressão 3D, é agora possível fabricar protótipos, peças especiais e pequenos volumes rapidamente e sem custos de ferramentas. Os filamentos iglidur e o pó SLS são muitas vezes mais resistentes ao desgaste do que os materiais de impressão 3D normais - estão ao mesmo nível das buchas autolubrificantes iglidur fabricados com o método de moldagem por injeção. Isto demonstra a sua adequabilidade para uso industrial como peças de longa duração com desempenho funcional.
Para além de diversos materiais utilizáveis com propriedades tribológicas, fornecemos soluções especiais em conformidade com a FDA, protecção ESD e retardador de incêndio, assim como tecnologias avançadas de fabricação, tais como impressão multi-material e impressão 3D com sensores incorporados para manutenção preditiva. Pode adquirir os nossos materiais na loja online para processamento posterior independente ou pode encomendar os componentes que deseja através do nosso serviço de impressão 3D online com apenas alguns cliques do mouse, através de um arquivo STEP. Normalmente a entrega é efetuada entre 1 a 3 dias úteis.
Os polímeros de impressão 3D iglidur são exaustivamente testados no laboratório de testes igus quanto ao desgaste e atrito, para que seja possível calcular online a vida útil dos componentes de impressão 3D como engrenagens e buchas autolubrificantes. Além de polímeros especiais, fornecemos um serviço de consulta especializada, ferramentas e configuradores online, material de aprendizagem e treinamento adicional, assim como amostras gratuitas dos nossos materiais e dos componentes feitos a partir deles.