Selecione o local de entrega

A seleção do país/região pode influenciar vários fatores, tais como preço, opções de envio e disponibilidade de produtos.
Contato responsável
igus® do Brasil Ltda

Rua Antônio Christi, Nº 611

Parque Industrial III - FAZGRAN

13213-183 – Jundiaí-SP

+55 11 3531 4487
+55 11 3531 4488
BR(PT)

Impressão 3D com plásticos
resistentes ao desgaste

Métodos de impressão aditivos

Métodos de impressão aditivos com iglidur
Métodos de impressão 3D

Peças impressas em 3D resistentes ao desgaste

Componentes impressos em 3D resistentes ao desgaste
Componentes impressos em 3D

Testes de desgaste em nosso laboratório de testes

Testes de desgaste de polímero de impressão 3D

Construção rápida de protótipo

Prototipagem rápida
Protótipos funcionais

visita

Gostaria de receber uma visita dos nossos especialistas técnicos?

Solicite aqui

O que é impressão 3D?

A impressão 3D refere-se à fabricação de objetos definidos digitalmente por meio de aplicação em camadas e colagem de material. O termo "impressão 3D" é frequentemente usado coloquialmente como sinônimo de manufatura aditiva. Os métodos de fabricação aditiva contrastam com os subtrativos, como a usinagem, em que o material é removido.

A impressão 3D, no sentido adequado, refere-se à tecnologia de aditivo para jateamento de ligantes. Outros sinônimos usados com frequência são fabricação generativa, fabricação de camadas, fabricação aditiva, impressão 3D e prototipagem rápida. Entre os métodos de impressão 3D mais conhecidos para plásticos, estão a sinterização seletiva a laser, fusão a jato múltiplo, modelagem de deposição fundida, litografia estéreo e jateamento de materiais.

Como funciona a impressão 3D?

A fabricação de um objeto com um método de impressão 3D exige pelo menos três etapas:

1. O objeto é criado digitalmente em um arquivo CAD e convertido em um formato (como STL) que a impressora 3D pode ler.

2. O objeto é impresso em camadas.

3. O objeto acabado é limpo e retrabalhado (polido, revestido, colorido, etc.) conforme necessário.

A tecnologia exata de produção depende do método de impressão. Existem muitos métodos que se distinguem principalmente pelo fato de o material ser adicionado na forma de pó, plástico fundido ou fluido e se eles são curados por luz, ar ou agente de ligação. Dependendo da aplicação, plásticos, metais, cerâmica, concreto, alimentos ou até materiais orgânicos podem ser processados com tecnologias aditivas.

Para que é usada a impressão 3D?

A impressão 3D é usada para um amplo espectro de aplicações em expansão contínua. Para produção de protótipos e modelos ou produção de alto volume, a manufatura aditiva é empregada em uma ampla variedade de áreas, desde arte e design até a indústria aeroespacial. Além de objetos e brinquedos de usuário simples, as tecnologias de impressão 3D são usadas para imprimir componentes para a arquitetura de geometrias complexas para dispositivos em laboratórios científicos e para fabricar elementos de máquinas tensionados e peças de reposição. 

Para que serve a impressão 3D industrial?

A impressão 3D industrial é usada para fabricar protótipos, ferramentas e peças em série. Utiliza materiais que, dependendo da aplicação industrial em questão, devem atender a requisitos mecânicos especiais, como flexibilidade, rigidez e resistência ao desgaste.

A impressão 3D provou ser muito econômica no setor porque modelos e pequenas séries podem ser criados, testados e ajustados para a produção em série muito mais rapidamente do que seria possível com os métodos usuais. Diferentemente dos protótipos que mapeiam apenas as geometrias do componente planejado, os modelos impressos em 3D fabricados industrialmente permitem que todas as propriedades mecânicas sejam testadas na máquina.

Os serviços de impressão 3D são frequentemente usados para a fabricação de protótipos industriais, uma vez que a aquisição de uma impressora 3D industrial não é econômica, a menos que a empresa em questão possua a experiência necessária e precise usar a impressora regularmente para fabricar modelos e séries. Os provedores de serviços de impressão 3D geralmente têm não apenas a experiência necessária, mas também várias impressoras 3D, permitindo que eles selecionem o método mais adequado à aplicação em questão. Dependendo do método, também é muito mais econômico contratar um prestador de serviços externo, pois métodos como a sinterização a laser envolvem a fabricação regular de grandes lotes de peças para vários clientes, reduzindo muito os custos de produção de peças individuais e, portanto, de clientes individuais.

Além de fabricar protótipos e pequenas séries, a indústria está confiando cada vez mais na impressão 3D para a fabricação de ferramentas para procedimentos como moldagem por injeção. Plástico, cerâmica ou metal - qualquer molde para produção em grandes séries pode ser fabricado aditivamente. Diferentemente da fabricação convencional de ferramentas, a fabricação aditiva permite que os moldes sejam criados rápida e simplesmente com base em um arquivo CAD e adicionados diretamente ao pedido. Se forem necessárias modificações, elas podem ser feitas com alguns cliques, de modo que a fabricação de uma nova ferramenta é muito mais rápida e custa menos do que os métodos convencionais permitem.

As impressoras 3D estão sendo adquiridas com mais frequência por particulares, para que eles possam imprimir objetos para uso particular e explorar os recursos da impressão 3D. No entanto, suas opções são limitadas pelos custos, que permanecem muito altos, e pela qualidade dos materiais processáveis, que geralmente é baixa. Existem impressoras 3D industriais para todos os tipos de métodos aditivos; eles podem processar uma ampla gama de materiais e são mais adequados aos requisitos da indústria.

Consulta

Teremos muito prazer em esclarecer as suas dúvidas e perguntas pessoalmente

Photo
Marcelo Fialkowski

Especialista em Mancais, Impressão 3D, Engrenagens, Materiais para usinagem e Rolamentos

Envie um e-mail

Envio e consulta

Pessoalmente:

De segunda à sexta das 7:30 às 17:18

Online:

24h