Selecione o local de entrega

A seleção do país/região pode influenciar vários fatores, tais como preço, opções de envio e disponibilidade de produtos.
Contato responsável
igus® do Brasil Ltda

Rua Antônio Christi, Nº 611

Parque Industrial III - FAZGRAN

13213-183 – Jundiaí-SP

+55 11 3531 4487
+55 11 3531 4488
BR(PT)

O sistema modular robolink® – peças individuais de braços robóticos

Os robôs são compostos por uma estrutura mecânica (braço robótico, manipulador), a ferramenta na extremidade do braço robótico (operador terminal), o sistema de controle e pontos de medição (sensores) que fornecem informações ao sistema de controle. A estrutura mecânica é constituída por vários componentes que são conectados entre si por articulações ativas. As articulações ativas possuem acionamentos, aos quais o sistema de controle ganha acesso para atribuir uma tarefa ao operador terminal. O termo "robô" provém da palavra eslava que designa trabalho.
 
As peças robóticas individuais no sistema modular robolink®
O sistema modular robolink® da igus® GmbH permite conceber individualmente braços robóticos. Este abrange uma vasta variedade de peças individuais que podem ser encomendadas e que permitem conceber robôs para uma grande variedade de tarefas. Aqui incluem-se as articulações e o sistema de controle e, sobretudo, elementos de ligação, unidades de acionamento, adaptadores de ferramentas e elementos para a comunicação entre os acionamentos e o sistema de controle.

Aplicações com robôs industriais robolink®

Elementos de ligação
Os elementos de ligação estruturam o robô e dão-lhe estabilidade. As suas dimensões determinam o alcance do operador terminal, p. ex. uma garra. Os elementos de ligação incluem a base de ligação e as peças de ligação entre as articulações.
 
A base de ligação é a subestrutura sobre a qual são construídos os braços robóticos. Esta suporta a estrutura completa e a ferramenta ou a peça de trabalho a maquinar ou posicionar. A igus® concebeu as bases de ligação de forma a serem adequadamente estáveis.
 
As peças de ligação são seções em forma de caixa, feitas de chapas metálicas, com suportes para as articulações nas extremidades. A extremidade inferior em forma de forquilha permite uma ligação rígida à saída de uma articulação, enquanto a extremidade superior permite uma fixação flexível da entrada da articulação seguinte.

Unidades de acionamento para robôs
No sistema modular robolink®, estão disponíveis motores de passo (motores NEMA) para o acionamento direto das articulações. Em um motor de passo, o movimento do rotor é controlado por um campo eletromagnético de rotação incremental. Um passo é um ângulo muito reduzido no qual pode ser girado o rotor. Como os passos seguem o campo eletromagnético com precisão, a posição do rotor é sempre conhecida. Não são necessários sensores para a indicação da posição. Desta forma, um motor de passo pode ser controlado com elevada precisão. Nos EUA, a National Electrical Manufacturers Association (NEMA) normalizou os motores de passo. Nas normas são definidas as dimensões de ligação (dimensões da flange) e as características de desempenho de motores individuais. As informações fornecidas pela igus® relativamente a este tipo de motor referem-se a esta norma.
 
Comunicação entre acionamentos e sistema de controle
A comunicação entre os acionamentos e o sistema de controle é realizada através de sensores de proximidade e encoders, entre outros.
 
Um sensor de proximidade ou interruptor limiar monitoriza uma variável física mutável e compara o seu valor com um valor limite. Se este valor limite for atingido, o sensor de proximidade aciona um processo de comutação. Desta forma, quando são atingidas posições predeterminadas, é possível iniciar mudanças de direção e parar ou induzir movimentos. Os sensores de proximidade também podem ser utilizados, por exemplo, para ligar ou desligar um sistema de refrigeração ou aquecimento.
 
Os encoders detectam o estado atual das unidades de acionamento e convertem esta informação em um sinal que pode ser processado pelo sistema de controle. O estado das unidades de acionamento é determinado pela posição do veio de transmissão ou pela velocidade. O sistema de controle reage aos sinais da forma programada e altera o estado correspondentemente.
 
Adaptadores de ferramentas
Os adaptadores de ferramentas são a ligação final entre os braços robóticos e os operadores terminais. Os produtos fornecidos pela igus® incluem o adaptador de garra robolink® D, entre outros. Este é composto por duas partes. Uma das partes destina-se à conexão à última peça de ligação do braço robótico. A outra parte está adaptada para a ligação da garra. Aqui podem ser fixadas, por exemplo, garras ou unidades de sucção a vácuo das empresas SCHUNK ou ABB.

Dúvidas sobre o robolink®?

Contate-nos!

Consulta

Teremos muito prazer em esclarecer as suas dúvidas e perguntas pessoalmente

Photo
Daniel Valentin

Especialista - Automação de baixo-custo

Envie um e-mail

Envio e consulta

Pessoalmente:

De segunda à sexta das 7:30 às 17:18

Online:

24h