Alterar idioma :


As condições de operação são mais do que severas. O pó de tijolo se deposita por toda parte. Depois que o robô de paletização foi convertido em um sistema de fornecimento de energia multidimensional, os tempos de operação aumentaram consideravelmente.
Fornecimento multidimensional de energia na produção de telhas
A poeira fina gerada durante a produção de telhas é um problema para todas as máquinas e sistemas. No entanto, a produção deve continuar. Para garantir de forma confiável os altos tempos de ciclo durante a paletização, os sistemas multidimensionais de fornecimento de energia estão em uso há mais de um ano. Desde o início, eles provaram seu valor em um ambiente hostil. A vida útil dos robôs melhorou significativamente.
"Adquirimos todas as nossas máquinas e sistemas de uma empresa de engenharia mecânica", diz Andreas Wals, engenheiro eletricista mestre da Dachziegelwerke Jungmeier GmbH & Co KG em Struubing. "Por esse motivo, não temos influência sobre os componentes usados. No entanto, durante o trabalho de manutenção e reparo, substituímos o sistema de fornecimento de energia em dois robôs. As soluções usadas originalmente não resistiram às condições adversas do local. E não podemos nos dar ao luxo de ter máquinas paradas nestes tempos econômicos difíceis."
O sistema de fornecimento de energia triflex® R, multidimensionalmente móvel, está em uso na Jungmeier há mais de um ano, especialmente para aplicações de robôs. Ele se caracteriza pela alta flexibilidade para movimentos complicados, mesmo no sexto eixo. O produto da igus® GmbH, de Colônia, provou seu valor. A versão fechada 'TRC' não é afetada pela poeira agressiva dos tijolos. "Nossa planta de produção funciona em dois turnos, das 5h às 22h. Portanto, os reparos necessários precisam ser feitos à noite ou no fim de semana. Como os tempos de parada da máquina foram significativamente reduzidos, essas operações dispendiosas não são mais necessárias," diz Andreas Wals com satisfação.

As condições de operação são mais do que severas. O pó de tijolo se deposita por toda parte. Depois que o robô de paletização foi convertido em um sistema de fornecimento de energia multidimensional, os tempos de operação aumentaram consideravelmente.
Uma empresa com tradição
A empresa Dachziegelwerke Jungmeier GmbH& Co KG existe há mais de 180 anos. A empresa, que ainda hoje é de propriedade familiar, foi fundada em 1820 em um local em Straubing onde os romanos já operavam uma fábrica de ladrilhos na época do nascimento de Cristo. Os 200 funcionários do local garantem uma produção anual de cerca de 50 milhões de peças. "Somos especializados exclusivamente na produção de telhas de barro", relata Andreas Wals. "Isso significa que cerca de 15.000 telhados de casas isoladas e geminadas podem ser cobertos de forma segura, confiável e ecologicamente correta."
Dez modelos básicos diferentes e uma ampla gama de acessórios são produzidos em cinco fábricas em Straubing, com seis linhas de montagem. "Nossa gerência reconheceu os sinais dos tempos em um estágio inicial e investiu em maquinário, de modo que hoje produzimos de acordo com o estado da arte da mais recente feira comercial e podemos nos manter firmes contra a concorrência acirrada", diz Andreas Wals.
Dois robôs são usados para paletizar as telhas. Um braço do robô pega as telhas da esteira, gira-as 180° e, em seguida, empilha-as em pacotes de 8 ou 10. Isso é feito a uma velocidade de 2 m/s. O deslocamento é de aproximadamente 60 cm. O ar está cheio de pó de tijolo. "Já usamos várias correntes de energia de outros fabricantes e também pacotes de mangueiras, mas eles não provaram seu valor. Devido ao movimento extremo e aos curtos tempos de ciclo, elas geralmente se rompem em um período muito curto. Somado a isso estão as condições operacionais adversas. Em muitos casos, os cabos foram danificados e tivemos que iniciar reparos dispendiosos", relata Andreas Wals."Depois de instalar a triflex® R, a vida útil dos dois robôs pelo menos triplicou, de modo que o investimento vale a pena para nós de qualquer forma, tanto do ponto de vista técnico quanto econômico."

A robusta corrente triflex® R em uso na fábrica de telhas.
O sistema multidimensional de fornecimento de energia tem aproximadamente um metro de comprimento e é preenchido com um cabo elétrico e uma linha de vácuo. Ele não requer orientação adicional por hastes de mola. No entanto, se necessário, elas podem ser inseridas nas aberturas de aplicação fornecidas para esse fim. "Nossa experiência com a nova tecnologia foi tão boa que também usaremos o alimentador em outros sete robôs. Embora os tempos de ciclo e, portanto, também o desgaste sejam muito menores aqui, esperamos ter uma vida útil ainda mais longa," diz o engenheiro eletricista mestre, resumindo suas preocupações.
Como a triflex® R tem um design modular, os elos individuais da corrente podem ser facilmente substituídos. Essas especificações mecânicas muito boas - resistentes a impactos, repelentes de sujeira, robustas, resistentes à abrasão e à guerra - são particularmente notáveis nas condições de produção da fábrica de telhas. O contorno interno e externo suave permite o deslizamento seguro sobre bordas interferentes e, ao mesmo tempo, protege os cabos.

Apesar da poeira e da sujeira, o robô pode trabalhar de forma confiável com os alimentadores triflex® R.
"Ficamos sabendo das vantagens técnicas do fornecimento de energia multidimensional em uma feira comercial no outono de 2004", diz Andreas Wals. "E imediatamente decidimos experimentar. Estamos usando o sistema desde o início de 2005. Durante uma fase de testes, conseguimos nos convencer de suas vantagens em nossas operações diárias."
Durante uma visita ao local em Straubing, o funcionário responsável da igus®® , Oliver Köhler, teve uma impressão das condições operacionais. O comprimento da corrente e as conexões apropriadas foram determinados. Um generoso prazo de pagamento durante a fase de teste completou a oferta. Hoje, a empresa Jungmeier mantém o sistema de fornecimento de energia com os elementos de conexão correspondentes em estoque como equipamento operacional para que possa substituí-los, se necessário, ou converter independentemente outros robôs a qualquer momento.
"Não estamos focados apenas no fabricante do equipamento original, mas também estamos disponíveis a qualquer momento para fornecer consultoria e suporte para retrofits e conversões", diz o consultor técnico de vendas da igus®, Oliver Köhler."E o aumento significativo nos tempos de operação do robô mostra claramente as vantagens do sistema de fornecimento de energia multidimensional nessa aplicação."
Você pode encontrar mais aplicativos interessantes de uma ampla gama de áreas aqui
De segunda a sexta-feira, das 8:00 às 17:00 horas.
Online:
24h