Alterar idioma :
Como empresa, temos uma responsabilidade para com o meio ambiente e a sociedade. Consideramos que é nosso dever usar os recursos de forma sustentável e proteger o meio ambiente. Não interpretamos a sustentabilidade como uma mera tendência, mas tornamos esse aspecto o foco de nossas atividades comerciais há vários anos, o que caracteriza nossas práticas comerciais, produtos e parcerias.
Em nossa unidade em Colônia, já operamos nossa produção e espaço de escritório de maneira neutra para o clima, de acordo com o Escopo 1 (emissões diretas) e o Escopo 2 (emissões indiretas). Conseguimos isso por meio do uso de eletricidade verde, gás verde e medidas de eficiência energética na tecnologia de produção e construção. Com nossas atividades de sustentabilidade, queremos promover o sucesso de nossos clientes, fornecendo produtos robustos, sustentáveis e eficientes em termos de energia que os ajudem a atingir suas próprias metas de sustentabilidade. Nosso objetivo é realizar esses esforços de forma neutra em termos de CO₂, inclusive com relação ao Escopo 3 (emissões indiretas na cadeia de suprimentos), e sem resíduos plásticos.
Desenvolvimento completo de uma pegada de carbono em toda a empresa com todos os três Escopos, com base no Protocolo GHG até o final de 2025.
Redução das emissões de Escopo 1 e Escopo 2 em toda a empresa por meio de energias renováveis e medidas de eficiência energética.
Otimização de nossos processos de produção para melhorar ainda mais nosso impacto sobre o meio ambiente e o clima.
Definição de uma meta de redução compatível com o SBTi para o Escopo 3 e redução contínua das emissões ao longo de toda a cadeia de valor.
Atingir emissões líquidas zero para todos os três escopos até 2040, no máximo, por meio de medidas abrangentes e compensação cientificamente fundamentada para as emissões restantes.
A seguir, apresentamos nosso plano de ação específico para 2025, dividido nos três Escopos 1, 2 e 3 - essas medidas se aplicam apenas à nossa sede em Colônia, Alemanha. Um plano para nossas localidades internacionais será apresentado no decorrer deste ano. No entanto, gostaríamos de lhe dar uma breve visão de algumas das medidas de economia de recursos que implementamos em todo o mundo até o momento.
Medidas para reduzir as emissões do Escopo 1
O Escopo 1 refere-se a emissões diretas, ou seja, emissões que são causadas diretamente por nós como empresa e são controladas por nós. Isso inclui, por exemplo, veículos da empresa, fontes de energia ou refrigeradores nas instalações da empresa, processos de combustão na produção e nossos próprios sistemas de aquecimento para alguns dos edifícios da igus.

Em nossa produção de moldagem por injeção, as máquinas precisam ser resfriadas por meio de circuitos fechados de água. Isso gera calor residual, que agora utilizamos para aquecer nossas salas de produção no inverno. Para isso, desenvolvemos nosso próprio conceito de aquecimento, o Machine Heat Recovery System (MHRS). Isso nos permite dispensar completamente o aquecimento adicional a gás em algumas áreas. Atualmente, estamos trabalhando para implantar o conceito de aquecimento em nosso centro de logística.
Escopo: 1
Potencial de economia: 83,56 toneladas de CO2 no centro de logística (valor de referência BAFA 2022)
Grau de implementação (status atual): 75%

Instalamos estações de carregamento elétrico em quase todos os nossos estacionamentos, onde nossos funcionários podem carregar os veículos da empresa e seus próprios veículos. Atualmente, temos 30 estações de carregamento elétrico em operação, e o número deve aumentar para mais de 40 em 2025. Também estamos construindo um estacionamento de vários andares que conterá mais estações de recarga.
Escopo: 1 & 3
Grau de implementação (status atual): 75%

Gostaríamos de modernizar gradualmente nossos edifícios existentes e otimizar sua eficiência energética, por exemplo, instalando bombas de calor. Os possíveis edifícios para uma modernização sensível estão sendo planejados e alguns já estão sendo implementados.
Escopo: 1
Potencial de economia: 610 toneladas de equivalentes de CO2 por ano (valor de referência BAFA 2022)
Grau de implementação (status atual): 10%
Medidas para reduzir as emissões do Escopo 2
O Escopo 2 inclui emissões indiretas de energia comprada, por exemplo, eletricidade, calor e vapor, que compramos de fornecedores externos e não produzimos nós mesmos.

Após os finais de semana e feriados, temos que reiniciar nosso grande número de máquinas de produção. Para garantir que a partida seja o mais eficiente possível em termos de energia e que os perfis de carga de energia sejam mantidos uniformes e baixos, nós nos orientamos pela demanda e por planos de ativação baseados em situações.
Escopo: 2
Economia: 400.000 kWh de eletricidade
Grau de realização (status da meta): 100%

A mudança para a energia renovável foi uma de nossas primeiras grandes metas de sustentabilidade. Em meados de 2021, mudamos todas as nossas propriedades na unidade de Colônia para eletricidade verde. No entanto, também estamos trabalhando para gerar o máximo possível de eletricidade por conta própria.
Escopo: 2
Economia (em comparação com 2023): 13 toneladas de equivalentes de CO2 (valor de referência BAFA 2022)
Grau de realização (status da meta): 100%

No decorrer da mudança para energias renováveis, já equipamos vários de nossos edifícios com sistemas fotovoltaicos. Atualmente, o maior sistema tem uma potência de quase 500 kWp. Outros edifícios estão sendo planejados ou construídos. Nossa meta é equipar todos os edifícios da igus com sistemas fotovoltaicos, o que nos permitiria gerar mais de 600.000 kWh de eletricidade por ano.
Escopo: 2
Economia: 600.000 kWh de eletricidade
Grau de realização (status atual): 25% (em relação à área total possível)

Instalamos quase exclusivamente lâmpadas de LED em todos os nossos edifícios. As poucas lâmpadas restantes ainda estão sendo substituídas ocasionalmente e durante a operação.
Também instalaremos um conceito de iluminação inteligente nas salas de produção. Os detectores de presença e os sistemas de medição de incidência de luz detectam a luz incidente de fora e diminuem a iluminação interna de acordo.
Escopo: 2
Economia: 380.000 kWh de eletricidade
Grau de realização (status atual): 15%
Medidas para reduzir as emissões do Escopo 3
O Escopo 3 compreende as emissões indiretas na cadeia de suprimentos. Isso inclui todas as emissões que se originam de fontes externas e são uma consequência de nossas atividades corporativas. Os exemplos incluem o consumo de combustível dos funcionários que viajam para o trabalho, dos fornecedores e da entrega de produtos aos clientes. No entanto, também inclui resíduos do trabalho e da produção cotidianos, bem como de produtos descartados pelos clientes.

A plataforma Chainge foi criada em 2022 a partir de nosso programa de reciclagem para a esteira porta cabos plástica, lançado três anos antes. Agora é possível usar a plataforma para reciclar todos os produtos feitos de plásticos técnicos e industriais e, assim, devolvê-los ao ciclo do material. Os reciclados também podem ser comprados e vendidos por meio da plataforma. Nossa meta para 2025 é aumentar a taxa de coleta em 30% e, assim, devolver 60 toneladas de material plástico ao ciclo.
Escopo: 3
Grau de realização (status atual): 75%

Em 2025, abordaremos os relatórios de sustentabilidade corporativa (Diretriz de Relatórios de Sustentabilidade Corporativa, CSRD). Isso deve nos ajudar a obter uma declaração completa e cientificamente sólida sobre todas as emissões de CO2 relevantes em nossa cadeia de valor e de suprimentos upstream e downstream. Nosso objetivo é identificar os pontos críticos de nossas emissões de Escopo 3 e, em seguida, iniciar medidas adicionais para reduzi-las.
Escopo: 3
Potencial de economia: Ainda não pode ser avaliado
Grau de implementação (status atual): 15%