Alterar idioma :
No porto de contêineres na Basileia, uma corrente de energia de rolos de plástico da igus® garante uma operação silenciosa e, ao mesmo tempo, de baixíssima manutenção do guindaste portuário. As emissões de ruído, em particular, foram um desafio que teve de ser superado quando o guindaste foi construído há mais de dez anos, devido à sua proximidade com uma área residencial alemã. Mesmo depois de muitos anos em operação, a solução continua a impressionar os operadores do terminal e não incomoda os moradores locais.
A funcionalidade e a confiabilidade dos guindastes de contêineres, em particular, são cruciais, pois garantem toda a operação dos portos de contêineres. Mas os terminais portuários também podem apresentar outros desafios especiais: No caso do terminal de contêineres da Contargo AG na Basileia, por exemplo, as áreas residenciais estão muito próximas das operações comerciais. Esse é o motivo das altas normas de ruído impostas ao guindaste portuário e, portanto, também aos componentes centrais, como a cadeia de energia. Sven Zöller, Gerente de Terminal e M&R da Contargo AG, relembra: "Como uma empresa suíça, enfrentamos o desafio de cumprir as emissões de ruído para os residentes alemães, o que não foi fácil".
Em 2003, o cliente optou por um sistema de corrente de energia tipo 4040 CR feito de plástico da igus® para o guindaste de contêineres no Terminal Norte. O curso da corrente de energia de roletes usada é de 125 metros a uma velocidade de até 2,5 m/s. A característica especial: Os roletes integrados nos elos da corrente garantem que todo o sistema funcione de forma suave e com baixo atrito. Como os roletes são integrados ao elo da corrente e não precisam ser movidos e girados adicionalmente, nem passar por aberturas na calha de guia, eles não podem ficar presos no guindaste ou na calha de guia. A potência de acionamento necessária da corrente de energia também é reduzida em cerca de 75% com o uso de uma corrente de energia de rolos.
"A manutenção do sistema é muito fácil, pois só realizamos uma inspeção visual em intervalos regulares. Não há peças na cadeia de energia que precisem ser substituídas em intervalos regulares"
Sven Zölle, Gerente de Terminal e M&R, na Contargo AG em Basel
Tudo tem funcionado sem problemas no Terminal Norte da Basileia há vários anos. "Tivemos apenas uma pane em 2015. E não foi por causa da corrente," confirma Sven Zölle. "A manutenção do sistema é muito fácil, basta fazer uma inspeção visual em intervalos regulares. Não há peças na cadeia de energia que precisem ser substituídas em intervalos regulares."
De segunda a sexta-feira, das 8:00 às 17:00 horas.
Online:
24h