Selecione o local de entrega

A seleção do país/região pode influenciar vários fatores, tais como preço, opções de envio e disponibilidade de produtos.
Contato responsável
igus® do Brasil Ltda

Rua Antônio Christi, Nº 611

Parque Industrial III - FAZGRAN

13213-183 – Jundiaí-SP

+55 11 3531 4487
+55 11 3531 4488
BR(PT)

Descascador de impacto para produtos de grãos

As buchas de polímero permitem um ajuste higiênico e duradouro em cascos de impacto

Pó abrasivo e cascas de grãos são uma carga extrema para os componentes em descascadores de impacto na indústria alimentícia. As guias de rolamento de esferas de recirculação sensíveis feitas de metal devem, portanto, ser lubrificadas e mantidas regularmente nessas circunstâncias. A fim de reduzir o tempo de inatividade, minimizar os custos operacionais e também melhorar a tecnologia, os projetistas da especialista em processamento de grãos Streckel& Schrader, portanto, recorreram às nossas buchas. Isso ocorre porque elas são feitas de tribopolímeros e são autolubrificantes e livres de manutenção graças aos lubrificantes sólidos incorporados.

Perfil

  • O que era necessário:bucha de flange fixa drylin® R; porca de fuso de avaço flangeada dryspin®
  • Requisitos:As buchas são  expostas a poeira abrasiva e sujeira, e o cliente estava procurando uma solução livre de lubrificação e manutenção
  • Indústria: Alimentícia
  • Sucesso para o cliente:Guias de rolamento de esferas de recirculação intensiva de manutenção podem ser evitadas usando buchas drylin®; o novo material iglidur A160 é altamente resistente à mídia, atende aos rigorosos requisitos da FDA para higiene e segurança e é autolimpante; os custos operacionais para o cliente são mínimos
Descascador de impacto da Streckel & Schrader O descascador de impacto da Streckel& Schrader garante um grau máximo de descasque com ruptura mínima graças a uma roda especial.

Problema

Máquinas para grãos são a especialidade da Streckel & Schrader. Desde a sua fundação, a empresa tem se concentrado no design e desenvolvimento contínuo de processos para processamento de grãos e leguminosas. Um dos novos desenvolvimentos é o descascador de impacto GG1. É usado na indústria de alimentos para descasque aveia, espelta, sementes de girassol e produtos de cereais similares.
O descascador de impacto GG1 usa o método de impactação. Nesse processo, a casca do produto é solta pelo impacto contra um corpo de impactação. A máquina usa um anel de impacto cilíndrico no qual o grão atinge o ângulo ideal e se desprende suavemente do núcleo. Para garantir que a quantidade do produto seja distribuída de forma homogênea, é usado um sistema de dosagem de quantidade ajustável integrado. As zonas de desgaste em forma de anel ocorrem no anel de descamação devido ao impacto do produto. Para distribuir esse desgaste uniformemente e aumentar a vida útil das peças resistentes ao desgaste, os desenvolvedores decidiram por um sistema de controle automático.
Grandes quantidades de pó abrasivo e a abrasão resultante são desafios especiais para todos os componentes do descascador, incluindo as buchas. Isso ocorre porque a poeira e a sujeira aderem a bucha, o que na prática pode levar a uma operação ruim e áspera e danos e bloqueio da bucha. As guias de rolamento de esferas recirculantes usadas inicialmente tiveram que ser regularmente limpas e relubrificadas com um óleo lubrificante aprovado para a indústria alimentícia e mantidas para garantir uma operação confiável e suave. Portanto, era necessária uma solução nova e, acima de tudo, livre de manutenção.

Solução

Ao procurar uma solução alternativa, os designers se depararam com nossas buchas plásticas. Um total de quatro buchas de flange fixa drylin® R são usadas no novo descascador centrífugo em dois eixos de aço de linha seca. Assim, pela primeira vez no moinho de descasque, o uso de uma guia de rolamento de esferas recirculante poderia ser evitado. As buchas contêm um revestimento feito de tribo-polímero iglidur® A160. O material é altamente resistente à mídia e atende aos rígidos requisitos da FDA para higiene e segurança na indústria de alimentos. Devido à sua cor azul, o material também é detectável visualmente. Os canais integrados na bucha garantem um efeito autolimpante. Sujeira e poeira não podem aderir a bucha. O revestimento macio e flexível também permite maiores tolerâncias de fabricação. Usando polímeros de base, fibras de reforço e lubrificantes sólidos, os elementos deslizantes iglidur não só são livres de lubrificação, mas também muito resistentes ao desgaste.
Mesmo durante a operação, as soluções no descascador centrífugo mostraram uma melhora significativa em relação às guias de rolamentos de esferas recirculantes metálicas, já que os rolamentos plásticos têm uma área de contato maior, e o material iglidur também absorve as vibrações. Para que o anel de impacto seja ajustável em altura, não são usados apenas as buchas nos eixos. Uma porca de fuso de avanço flangeada dryspin® feita de tribo-polímero iglidur R garante adicionalmente um ajuste silencioso e amortecimento de vibração em um fuso de avanço trapezoidal. iglidur R tem um coeficiente de atrito muito baixo em funcionamento a seco, boa resistência à abrasão e é muito econômico. A operação silenciosa é muito importante, pois as ressonâncias podem ser transmitidas para o alojamento e afetar os eletrônicos. Além disso, o ajuste preciso garante um desgaste uniforme do anel de descascamento.

"Do ponto de vista de manutenção e custo, a nova solução é significativamente mais simples e econômica do que as soluções anteriores no mercado."
 
Tobias Streckel, CEO da Streckel& Schrader
Bucha de flange fixa drylin R feita de iglidur As buchas de flange fixas drylin R com elementos deslizantes feitos de material azul compatível com a FDA iglidur A160 permitem que o anel de impacto se mova para cima e para baixo.
Porca de fuso de avanço de flange feita de iglidur tribo-polímero Uma porca de fuso de avanço flangeada feita do tribo-polímero iglidur R em um fuso de avanço trapezoidal permite um ajuste suave e amortecedor de vibrações.

Componentes rapidamente substituídos

Uma vez que o anel de descascamento esteja desgastado, ele pode ser facilmente substituído sem ferramentas, reduzindo o tempo de inatividade da máquina. As placas de desgaste, assim como as buchas, podem ser facilmente substituídos em algumas etapas após um alto grau de uso do descascador de impacto. "Do ponto de vista da manutenção e dos custos, a nova solução é significativamente mais simples e econômica do que as soluções anteriores no mercado", diz Streckel com entusiasmo. Até agora, 25 descascadores de impacto GG1 foram usados em quatro continentes. A empresa também quer contar com os tribopolímeros para projetos futuros, a fim de economizar em manutenção e também custos.
Buchas de tribopolímero iglidur O anel de impacto é ajustado verticalmente por meio de dois eixos e um fuso de avanço. Os tribopolímeros iglidur são usados para a bucha.

Consulta

Teremos muito prazer em esclarecer as suas dúvidas e perguntas pessoalmente

Photo
Lucas Silva

Especialista de indústria - Embalagem

Envie um e-mail

Envio e consulta

Pessoalmente:

De segunda à sexta das 7:30 às 17:18

Online:

24h