Selecione o local de entrega

A seleção do país/região pode influenciar vários fatores, tais como preço, opções de envio e disponibilidade de produtos.
Contato responsável
igus® do Brasil Ltda

Rua Antônio Christi, Nº 611

Parque Industrial III - FAZGRAN

13213-183 – Jundiaí-SP

+55 11 3531 4487
+55 11 3531 4488
BR(PT)

Máquina de esterilização sem manutenção

Tecnologia linear livre de lubrificação e mancais axiais de polímero em máquinas de esterilização

Hoje, cada vez mais projetistas estão confiando em buchas autolubrificantes sem lubrificação e sem manutenção feitos de plástico. Soluções personalizadas ou de catálogo estão disponíveis desde tarefas simples até as mais complexas. Isso também é evidente no design de uma máquina de esterilização da empresa OPTIMA consumer GmbH como parte de uma linha de embalagem. Resistência química, economia de peso e liberdade de lubrificantes: esses foram os critérios de exigência mais importantes.

Perfil

Máquina de esterilização Visão geral da máquina de esterilização.

Problema

A OPTIMA consumer GmbH é fornecedora de máquinas de envase, fechamento e embalagem. A empresa globalmente posicionada oferece tudo o que torna a dosagem, enchimento, embalagem e vedação de alimentos, produtos químicos e cosméticos mais fáceis, seguros e econômicos. Em regra, são máquinas especiais.
Para um cliente, o fabricante da máquina desenvolveu uma máquina de esterilização para limpar o interior de latas. Culturas vivas, que servem como aditivos para alimentos, são preenchidas. A esterilidade absoluta deve ser garantida durante o enchimento. Depois de projetar inicialmente um sistema para garrafas com capacidade de um litro ou 250 mililitros, um segundo sistema foi posteriormente desenvolvido para recipientes de cinco ou 25 litros.
A máquina de esterilização, que está em operação cinco dias por semana, está posicionada no início da linha de embalagem. Seu núcleo é uma ferramenta rotativa. As latas são fixadas, levantadas e giradas 180 graus. Eles então passam sobre os bicos de desinfecção, são pulverizados, voltados para trás e assentados em um cinto. Nesse ponto, o desinfetante deve atuar por alguns segundos, o que pode ser alcançado pelo processo de enchimento ou pelos tempos de ciclo. os tempos de ciclo. Duas latas de 25 litros são manuseadas por minuto.
Para matar qualquer bactéria presente nas latas, o dióxido de cloro líquido, que é extremamente agressivo, é usado para desinfecção. Por esse motivo, a resistência química dos componentes é importante. Mas também se trata de eficiência energética. Assim, o peso total e a facilidade de movimento do sistema desempenham um papel importante. Quanto mais pesada a planta, mais lento é todo o processo de movimento. Por esse motivo, motores e acionamentos são projetados menores se menos peso precisar ser movido. Portanto, fica claro para o engenheiro de projeto que, dado o perfil de requisitos complexos, apenas o plástico pode ser considerado um material para as buchas livres de lubrificação.

Solução

Nossas buchas sem lubrificação feitos de plástico garantem uma longa vida útil devido aos baixos coeficientes de desgaste e atrito. Entre outras coisas, elas são leves, resistentes à corrosão e sua folga é ajustável. Além disso, estão disponíveis materiais que permitem aplicações debaixo d'água, em altas temperaturas, no setor de alimentos e/ou em ambientes agressivos.
A OPTIMA consumer GmbH também conta com essa tecnologia de polímero otimizada para tribo para buchas autolubrificantes. Introduzidos no mercado com o nome de 'iglidur', eles foram intensamente pesquisados e aprimorados por 30 anos.
Na ferramenta rotativa do degerminador, a suspensão de toda a unidade consiste em um sistema de guia linear W como um perfil duplo e grampo manual para forças de retenção mais altas para fixar a posição. A ausência de lubrificação torna o sistema extremamente insensível à sujeira. A guia linear é uma peça especial que foi fresada para economizar peso e fornecida com recessos de acordo com os requisitos do cliente. Como um arranjo, um mancal com folga ajustável prova sua eficiência.
Um mancal de polímero (PRT) é usado como um contra-rolamento para o cilindro rotativo que gira as latas individuais.Uma característica especial é o flange quadrado que economiza espaço, que permite a instalação direta em superfícies planas. Um tubo de alumínio drylin R de precisão particulamente leve mostra sua força como suporte de contador. Mancais lineares, como blocos de eixo e rolamentos flutuantes, combinam-se para garantir que o tubo não possa girar livremente. O iglidur J resistente a produtos químicos e de baixo desgaste é usado como material em todos os elementos deslizantes.
O designer também conta com o material 'iglidur X' em muitos de seus projetos. Tem uma resistência química e temperatura extremamente alta de até 250 graus Celsius.

“Por um lado, eles são bem projetados e mais econômicos para adquirirmos do que buchas de aço inoxidável. E nossos clientes não precisam manter lubrificantes caros ou mesmo agentes de limpeza à mão. Além disso, não há custos de descarte, que se somam a longo prazo."

Thomas Franke, engenheiro de design da OPTIMA consumer GmbH sobre as buchas de polímero igus
Buchas lineares drylin W A guia linear da drylin W com mancal foi fabricado como uma peça especial de acordo com os desenhos do cliente.
Buchas flutuantes drylin R Duas buchas flutuantes drylin R em combinação com eixos de alumínio anodizado duro servem como suporte de torque.
Bucha da ferramenta rotativa Um mancal axial de polímero (PRT) com uma conexão quadrada é usado para suportar a ferramenta rotativa.
Rolamentos de esferas de polímero Os rolamentos de esferas de polímero também são usados em uma variedade de máquinas de embalagem. Eles são resistentes, de bom funcionamento e geralmente substituem rolamentos metálicos mais caros.

Consulta

Teremos muito prazer em esclarecer as suas dúvidas e perguntas pessoalmente

Photo
Lucas Silva

Especialista de indústria - Embalagem

Envie um e-mail

Envio e consulta

Pessoalmente:

De segunda à sexta das 7:30 às 17:18

Online:

24h