A empresa altamente especializada M2-Automation, sediada em Berlim, desenvolve e constrói dispositivos para a produção de sistemas de diagnóstico e preparação de amostras com volumes de distribuição muito baixos. Os sistemas personalizados são usados em todo o mundo para o manuseio complexo de líquidos. Eles são usados em pesquisas médicas e análises ambientais, por exemplo, em sistemas de microdispensação médica para a dispensação precisa e sem contato de líquidos químicos e biológicos e suspensões na faixa de picolitros e nanolitros.
Para a construção de um sistema de enchimento personalizado no campo da bioanálise e da tecnologia médica, uma solução flexível para o enchimento automático de diferentes volumes de enchimento, de 0,05 ml a 500 ml, em diferentes recipientes deveria ser realizada.
Um robô linear de sala deveria ser construído para o sistema de enchimento para otimizar a relação entre o espaço útil efetivo e o tamanho absoluto do sistema, já que o espaço no laboratório é geralmente muito caro. As dimensões externas do sistema são de 1.600 x 1.900 x 800 mm, enquanto a área de trabalho disponível é de 1.105 x 525 mm.
Além disso, os sistemas e equipamentos no ambiente de laboratório geralmente estão sujeitos a rigorosos requisitos químicos, de higiene e de alta limpeza, que o pórtico também precisa atender. A sujeira e a poeira não têm lugar no laboratório. Por esse motivo, o uso de lubrificantes no portal também teria sido um critério claro de exclusão. O sistema também precisava ser livre de manutenção e, portanto, o mais fácil possível para o usuário.
Outros requisitos para o robô linear de sala eram um alto nível de robustez, operação simples e a maior precisão possível para poder realizar o processo de dosagem para diferentes volumes e viscosidades em uma velocidade adequada e de forma reproduzível.
Por fim, o projetista responsável da M2-Automation também deu atenção ao menor peso possível, a um tipo compacto que, apesar disso, deveria cobrir uma área de trabalho relativamente grande e à relação custo-benefício do novo projeto.