Contato responsável
igus® do Brasil Ltda

Rua Antônio Christi, Nº 611

Parque Industrial III - FAZGRAN

13213-183 – Jundiaí-SP

+55 11 3531 4487
+55 11 3531 4488

Testados, previsíveis, comprovados – o nosso laboratório de testes

"plastics for longer life®" – os produtos da igus® são produzidos de acordo com este princípio. Os nossos produtos são projetados com grande dedicação, de forma a aumentar a vida útil das máquinas e aplicações, reduzir custos e manutenção. Para os nossos engenheiros, a qualidade e a segurança das peças, ou  e. a sua resiliência e vida útil, são critérios importantes para o desenvolvimento. Para isso, temos o maior laboratório de testes da indústria, em termos de área, e realizamos o maior número de testes de produtos e procedimentos de teste.

O que é testado?

A nossa área total para testar aplicações e materiais abrange 3.800 m². Cada setor de negócio tem o seu próprio laboratório de testes e algumas áreas de produtos são também testadas em conjunto. Em 1.500 m² testamos os cabos chainflex® nas nossas esteiras porta cabos e-chains® Para cursos extra longos, está disponível um espaço ao ar livre com 2.000 m². As buchas autolubribifcantes iglidur®, as guias lineares drylin® e os nossos componentes de automação low-cost são testados em 300 m². Estes últimos parcialmente sob condições reais, no controlo de qualidade.
 
Trabalhamos juntos há anos com o renomado Instituto Fraunhofer IPA para garantir que os requisitos para nossas aplicações em salas limpas sejam verificados nas condições corretas. Um laboratório para teste de ruído e a câmara frigorífica a -40°C, completam a nossa área de testes. De modo a obter o máximo de condições realistas, também testamos aplicações de clientes e realizamos testes industriais.

O que acontece aos dados de teste?

A utilização dos dados obtidos no laboratório de testes não se fica pelo desenvolvimento. É óbvio que são essenciais para desenvolvimentos novos e contínuos dos nossos materiais e produtos. No entanto, os nossos clientes usufruem também da vantagem de poderem ter acesso à nossa experiência, aos resultados dos testes e aos materiais que derivam destes, de uma forma processada: através da Internet, a igus® tem numerosas ferramentas gratuitas que os ajudam a escolher e comprar os produtos certos:

Teste no laboratório de testes e ferramenta online da igus
Laboratório de testes dry-tech para buchas autolubrificantes e guias lineares
Dr.-Ing. Ralf Selzer, Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento de buchas autolubrificantes na igus

Quantos testes são realizados no laboratório de testes?

Anualmente, um grande número de testes e análises de materiais é realizado nas diversas instalações de teste:

  • com um total de mais de 15.000 testes, cerca de 4.000 para esteiras porta cabos e-chains® e cabos chainflex® e cerca de 11.000 para a tecnologia dry-tech (rotação, oscilação, linearidade, acabamento, aquecimento, submersão em água, etc.)
  • 450 equipamento de teste para buchas
  • 10 bilhões de ciclos em esteiras porta cabos
  • 3.500 cabos testados
  • 400 análises específicas para clientes

O que são os tribopolímeros?

A tribologia é a ciência associada ao atrito e ao desgaste. Os polímeros tribologicamente otimizados são plásticos que apresentam um comportamento de atrito mínimo e taxas de desgaste reduzidas. Polímeros de base, lubrificantes sólidos e reforços são combinados em nossos produtos de tecnologia a seco, de maneira que as buchas, ao contrário dos de metal, não exigem lubrificação adicional, todas as características desejadas são atendidas e apenas o menor atrito, geração de calor e abrasão ocorrer." - Dr.-Ing. Ralf Selzer, Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento de buchas autolubrificantes

As diferentes áreas do laboratório de testes da igus

Buchas autolubrificantes iglidur

Equipamento de teste para buchas autolubrificantes

Sistemas de esteiras porta cabos

Equipamento de teste para esteiras porta cabos