Selecione o local de entrega

A seleção do país/região pode influenciar vários fatores, tais como preço, opções de envio e disponibilidade de produtos.
Contato responsável
igus® do Brasil Ltda

Rua Antônio Christi, Nº 611

Parque Industrial III - FAZGRAN

13213-183 – Jundiaí-SP

+55 11 3531 4487
+55 11 3531 4488
BR(PT)

Cabos resistentes à temperatura

Cabos resistentes ao calor são projetados especificamente para uso em temperaturas extremas. Existem cabos resistentes ao frio e cabos resistentes ao calor. Dependendo da gama de temperatura, são utilizadas soluções chainflex especiais nestas áreas extremas. Os cabos resistentes à temperatura são bastante utilizados em aplicações que têm de continuar a funcionar com temperaturas ambiente muito altas ou muito baixas. Os cabos são utilizados em uma grande variedade de setores industriais, onde existem muitas aplicações exigentes. Por exemplo, cabos para baixas temperaturas são frequentemente usados em tecnologia de refrigeração e ar condicionado ou na indústria offshore, enquanto cabos de alta temperatura são frequentemente encontrados em aplicações em tecnologia metalúrgica, siderúrgica e laminadora, assim como em processamento de cimento, vidro e cerâmica. Tanto com calor como com frio, a funcionalidade e a confiabilidade dos cabos têm de ser garantidas, tal como com temperaturas ambiente normais. Dependendo da aplicação, as variações sazonais de temperatura também afetam o material de revestimento externo dos cabos utilizados ao ar livre. No caso de cabos em permanente movimento, o esforço mecânico e as influências ambientais adversas afetam a vida útil dos cabos. A igus foi a primeira a desenvolver sistemas de esteiras porta cabos completos, compostos por cabos chainflex e esteiras porta cabos de um único fornecedor, para condições adversas em gamas de temperaturas altas e baixas.
testab_cold

Cabos resistentes ao frio e ao calor

Testados no laboratório

No laboratório de testes da igus, todos os cabos chainflex são sujeitos a séries de testes muito complexas. Para além do laboratório de testes com 3800 m², a igus® instalou um grande container climático especialmente desenvolvido, no qual são realizados testes com cabos em movimento contínuo, a -40 graus Celsius.
Todos os fabricantes de cabo especificam duas variações de temperatura em seus catálogos nas quais seus cabos podem ser usados com segurança: uma para instalações fixas e outra para aplicações de movimento. Na verdade, a referência a um padrão vinculativo destina-se a permitir uma comparabilidade, mas o que constitui movimento nos testes padrão tem poucas semelhanças com o movimento real em uma esteira porta cabos, em particular no que respeita às respectivas cargas.
Por este motivo, para além dos testes realizados de acordo com as especificações DIN, na igus qualificamos retroativamente todos os materiais de revestimento chainflex oferecidos com um grande leque de cabos. Isto através de testes práticos sob condições realistas nos containers climáticos da igus. Após testes com quase 400 milhões de cursos, podemos afirmar que somos o único fornecedor de três categorias definidas: "instalação fixa de acordo com as normas DIN", "aplicação com movimento de acordo com as normas DIN" e "esteira porta cabos de acordo com as séries de testes sob condições reais da igus". Por um lado, esta informação dá segurança aos nossos clientes e, por outro lado, reforça a nossa garantia. Podemos emitir declarações sobre a vida útil garantida com base nestes métodos de teste realistas. O mesmo princípio aplica-se também à seleção dos raios de curvatura certos.

Três categorias de resistência à temperatura

Teste igus em esteiras porta cabos. Neste teste, o cabo é equipado levando em consideração o raio de curvatura, a separação interna e os elementos de alívio de tensão. Após a montagem, o cabo é movido de acordo com os valores padrão de teste igus. O movimento ocorre no contêiner climático a temperaturas abaixo de -40°C. Considera-se que o teste foi aprovado se a construção for removida da esteira intacta (especialmente sem danos no revestimento). Flexível: teste de acordo com DIN EN 60911-504 para "movido". O cabo é resfriado para o teste de temperatura. Após o cabo ter sido submetido ao teste de temperatura por mais de 16 horas, é enrolado em volta do mandril. Após a remoção, é realizada uma inspeção meramente visual. Este denomidado teste de enrolamento de mandril é considerado aprovado se o revestimento do cabo permanecer sem danos. Corrigido: teste de acordo com DIN EN 50305 para "instalação fixa". O cabo é mantido no lugar na temperatura de teste e um peso de teste é colocado a ele. O chamado teste de impacto frio é considerado aprovado se o revestimento do cabo permanecer sem danos.
Testados

Cabo de fibra ótica também testado quanto à resistência à temperatura

Como se saem os cabos de fibra ótica chainflex em aplicações extremas de, por exemplo, -40 °C?

Cabo resistente ao calor para manutenção mínima e elevada confiabilidade funcional

Onde for necessária uma produção muito intensiva, um cabo resistente ao calor proporciona confiabilidade. Foi desenvolvido para condições extremas e dá provas do seu valor em qualquer área que implique resistência ao calor e flexibilidade, como a utilização de esteiras porta cabos para distâncias longas.

A igus fornece produtos avançados em polímero para utilização profissional. Durante o desenvolvimento, é especialmente importante assegurar que todos os produtos e sistemas são conciliados. Um funcionamento confiável mesmo sob cargas elevadas e uma elevada vida útil são pré-requisitos para que os desenvolvimentos e as inovações avancem para a produção em série. Para que um cabo resistente ao calor esteja totalmente operacional durante um longo período, a igus fabrica através do processo chainflex(R). O material absorve a dilatação térmica e a contração quando as temperaturas baixam e a fadiga é prevenida pela elevada elasticidade. Esta estrutura de revestimento de alta qualidade é complementada pelo interior do cabo, porque os condutores, os fios trançados foram também otimizados para o movimento.

Estas características de performance valiosas fazem com que o cabo resistente ao calor da igus seja preferido para áreas em que uma inspeção e manutenção constantes são difíceis e dispendiosas. As áreas de aplicação incluem a indústria siderúrgica e de processamento de plástico, mas também o setor das saunas. Os cabos resistentes ao calor da igus são parceiros ideais, por exemplo, para o tribofilamento da igus, que suporta temperaturas até 180 °C. Cada cabo é apenas tão bom quanto os acessórios e as peças suplementares o permitirem. É por esse motivo que também fornecemos conectores de ligação, sistemas modulares de guias e sistemas de fixação para uma solução completa.


Consulta

Teremos muito prazer em esclarecer as suas dúvidas e perguntas pessoalmente

Envio e consulta

Pessoalmente:

De segunda à sexta das 7:30 às 17:18

Online:

24h