Alterar idioma :

O raio de curvatura é o raio com o qual um cabo pode ser dobrado sem danificá-lo (incluindo dobras). Quanto menor for o raio, maior será a flexibilidade necessária do material. Uma pergunta frequente nesse contexto é: Quanto podemos dobrar um cabo sem danificá-lo ou prejudicar sua função? A resposta depende principalmente do cabo específico que está sendo considerado. Há várias normas do setor, como IEEE 1185, ICEA S-75-381, ICEA S-66-524 ou ICEA S-68-516, que especificam o raio mínimo de curvatura para muitos tipos diferentes de cabos.
Leve em consideração o raio de curvatura mínimo ao selecionar cabos e bandejas de cabos
O raio de curvatura mínimo é o raio abaixo do qual um objeto não deve ser dobrado. As bandejas de cabos são usadas em muitas instalações, portanto, surge a pergunta: Como você seleciona o raio de curvatura de um cabo ou de uma bandeja de cabos?
Ao especificar um sistema de gerenciamento de cabos, há várias opções para aumentar a vida útil dos cabos. Um dos fatores mais importantes é escolher o raio de curvatura correto para a bandeja de cabos. É importante que o raio seja maior do que o raio de curvatura mínimo recomendado para os cabos (com a possível exceção de aplicações com restrições de espaço). Um dos fatores mais importantes para a longevidade e a segurança operacional é a escolha do raio correto para a bandeja de cabos. Todas as esteiras porta cabos têm vários raios de curvatura para escolher e cada fabricante sugere um raio de curvatura mínimo. O raio selecionado para a bandeja de cabos depende do cabo com o maior diâmetro.
Regras gerais e recomendações para a seleção do raio
Não exceda o raio mínimo recomendado pelo fabricante; no entanto, o maior raio possível é o ideal. Como regra geral, os cabos com especificações flexíveis que se movem devem ser apoiados de forma que os pontos de conexão não sofram tensão mecânica e que seja evitada a flexão acentuada. Se isso for obtido com um laço, o cabo deverá ter um raio de curvatura de pelo menos 10 vezes o diâmetro do cabo. Quanto maior o raio, menor será a carga exercida sobre o cabo, o que garante uma vida útil mais longa. Deve-se observar que o raio mínimo de curvatura é parcialmente baseado em uma faixa de temperatura para curvatura. É necessário cuidado especial se a temperatura ambiente atingir ou exceder essa temperatura para o cabo.
Isso se aplica principalmente a aplicações de baixa temperatura em que são usados cabos termoplásticos, que tendem a se enrijecer quando expostos ao frio. Cabos rígidos podem aumentar o raio do suporte do cabo e levar a falhas mecânicas. Recomenda-se usar um cabo com revestimento de PUR ou TPE em baixas temperaturas e/ou consultar o fabricante para obter recomendações sobre o raio de curvatura. Em aplicações com restrições severas de espaço, o raio do suporte do cabo pode precisar ser menor do que o raio de curvatura mínimo recomendado para o pacote de enchimento. Isso não é ideal, mas, se não puder ser evitado, devem ser usados cabos projetados especificamente para instalações com baixo raio de curvatura. A linha chainflex® da igus® inclui cabos de controle resilientes, cabos servo e de potência ou cabos de robô, bem como cabos de encoder/resolver, cabos bus e cabos de dados, que podem ser usados com segurança em ambientes exigentes e são caracterizados por sua vida útil particularmente longa.
cabos com um pequeno raio de curvatura
As aplicações dinâmicas com um raio de curvatura apertado levam rapidamente os condutores de cobre dos cabos convencionais aos seus limites mecânicos. Os cabos especiais da igus® oferecem maior confiabilidade operacional, particularmente em áreas de aplicação que têm espaço de instalação limitado, mas que exigem um grande número de cursos.
Além de um fio trançado em um design particularmente resistente à flexão, são usados materiais de capa particularmente resistentes à abrasão e altamente resistentes à flexão, o que permite maior flexibilidade do cabo. Graças aos muitos anos de experiência adquiridos em seu próprio laboratório de testes, a igus® também pode garantir que o cabo chainflex® com o menor raio de curvatura pode garantir uma longa vida útil e confiabilidade de planejamento na esteira porta cabos.
As áreas de aplicação dos cabos com raio de curvatura estreito são diversas. Eles são particularmente necessários em aplicações em que movimentos flexíveis e dinâmicos precisam ser realizados nos espaços mais apertados. Por exemplo, eles são usados na indústria de semicondutores e de montagem, no setor de automação, bem como nos setores automotivo e bancário. Novas aplicações estão surgindo em portas automáticas para veículos e trens, bem como em máquinas automáticas de autoatendimento de alimentos e no setor de embalagens.
raio de curvatura para cabos abaixo de 4xd
No passado, os usuários de esteiras porta cabos muito pequenas e com raio de curvatura geralmente muito apertado associado a elas se depararam com a questão de cabos adequados para taxas de curso geralmente muito altas. O cobre atinge rapidamente seus limites físicos com um raio de curvatura inferior a 5xd, tornando necessária a busca por materiais condutores substitutos adequados ou estruturas condutoras fundamentalmente diferentes. As ligas são usadas aqui. Embora tenham excelentes especificações mecânicas, elas têm condutividade reduzida em comparação com o cobre. O diâmetro do condutor com liga é, portanto, um pouco maior.

De segunda a sexta-feira, das 8:00 às 17:00 horas.
Online:
24h