Selecione o local de entrega

A seleção do país/região pode influenciar vários fatores, tais como preço, opções de envio e disponibilidade de produtos.
Contato responsável
igus® do Brasil Ltda

Rua Antônio Christi, Nº 611

Parque Industrial III - FAZGRAN

13213-183 – Jundiaí-SP

+55 11 3531 4487
+55 11 3531 4488
BR(PT)

Quão sustentáveis são os plásticos para movimentação?

Como os motion plastics
são sustentáveis?

O plástico é um material muito discutido. Sabemos que os polímeros de elevada performance podem contribuir para a proteção dos recursos e do ambiente, e temos feito disto o foco das nossas atividades empresariais.
 
Analisamos os plásticos em três fases: durante a sua produção, em utilização e no final da vida útil do produto. Nesta página, mostramos-lhe as nossas soluções para a questão da sustentabilidade, tanto nos nossos produtos como no dia-a-dia da igus. Ainda não foi possível responder a tudo, e para determinados aspectos, especialmente no que diz respeito à produção sustentável, ainda continuamos a trabalhar em respostas e soluções.
Ainda por resolver:
  • Emissões de gases e produtos químicos provenientes da produção de matérias primas 
  • Desgaste durante a utilização 
  • Dependência dos combustíveis fósseis
Objetivos:
  • Até 2025, queremos que os nossos edifícios e a nossa produção sejam neutros em CO2.

Inovações sustentáveis em 2023



Antes: Produção de plásticos e peças

Diagrama equilíbrio energético aço, alumínio, plástico

Equilíbrio energético

A produção de 1 m³ de plástico requer cerca de 50% menos energia do que a produção de 1 m³ de aço ou alumínio.
Gráfico do consumo de petróleo dos plásticos

Consumo de petróleo

A produção de plásticos de elevada performance é responsável por apenas 0,5% do consumo global de petróleo.
Selo elétrico verde RheinEnergie

Consumo de energia

Toda a eletricidade que compramos é verde, e estamos reduzindo a quantidade de energia que nossas máquinas e equipamentos consomem. Estamos adquirindo máquinas de moldagem por injeção que são 40% mais eficientes em termos energéticos e substituindo as antigas. Reduzimos o consumo de energia em 11% em 2021, mesmo quando aumentamos as horas de produção. 
Ícone ciclo

99% recicláveis

99% dos nossos resíduos na produção por injeção (excessos, peças defeituosas) são reciclados e devolvidos ao processo de fabricação.
Ícone lupa

Programa "clean igus"

Medidas mecânicas como lâminas magnéticas e placas de guia evitam que as peças caiam das máquinas no processo de produção e se tornem resíduos. Reduzimos nossa taxa de resíduos (resíduos de produção + material processado) em 21% em 2021 graças a estas e outras medidas. 

Certificação ambiental e climática

Norma de gestão ambiental ISO 14001

Norma de gestão ambiental ISO 14001

Para tornar a nossa política ambiental transparente e compreensível, somos certificados de acordo com a norma ISO 14001 desde 2019, uma base reconhecida internacionalmente para sistemas de gestão ambiental. O que nos ajuda no nosso percurso em direção a uma fábrica neutra em CO2.
Letras ISO 50001 em frente à fábrica igus

Norma de gestão de energia ISO 50001:2018

Nosso sistema de gerenciamento de energia é certificado de acordo com as normas internacionais. O principal objetivo da norma ISO 50001 é ajudar as empresas a melhorar seu desempenho relacionado à energia através da criação de sistemas e processos. 

Durante: Plásticos em uso

Livre de lubrificação

27 milhões de toneladas de massas lubrificantes poluem o ambiente em todo o mundo todos os anos. Os nossos polímeros não requerem lubrificação.
Lata de petróleo e globo
50% de todos os lubrificantes vendidos mundialmente acabam no ambiente. (Fonte: M. P. Schneider, 2006)
Garrafa de petróleo e garrafas de água potável
1 litro de petróleo contamina 1.000.000 de litros de água potável. (Fonte: Associação Saskatchewan para Recuperação de Recursos Corp., 2008)
Silhueta de carro
1/3 do consumo total de combustível de um automóvel de passageiros é utilizado para ultrapassar o atrito no motor, redutores, pneus e freio. (Fonte: K. Holmberg, P. Andersson, A. Erdemir, 2012)
Mapa mundo com barris de petróleo
A procura global de lubrificantes aumentará 2 % anualmente, segundo as previsões = 45,4 milhões de toneladas em 2019. (Fonte: Grupo Freedonia, 2015)
Sustentabilidade – produtos duráveis

Vida útil

Os nossos polímeros são otimizados para o desgaste. São livres de corrosão e não se sujam devido a massas lubrificantes. Duram mais tempo e não têm de ser substituídos com frequência. Graças aos nossos inúmeros testes no laboratório de testes, podemos calcular exatamente a sua vida útil.
Mais sustentável – menos peso

Leve

O plástico é mais leve que o aço o que permite reduzir o peso e, portanto, a energia, que tem de ser aplicada para o movimento. Em uma aeronave, isto representa cerca de 4 kg se forem utilizadas buchas autolubrificantes iglidur em vez de buchas metálicas. Isso, em vez, impacta positivamente o consumo de querosene.
Sustentabilidade – menos atrito

Economia de energia

Os nossos polímeros são tribologicamente otimizados e têm um baixo atrito. Juntamente com a redução do peso, isto assegura que menos energia de acionamento tem de ser utilizada para mover uma peça de máquina em uma aplicação.
Sustentabilidade – plásticos inteligentes

Manutenção preditiva

Os componentes não são substituídos até terem atingido o fim do seu ciclo de vida – esta é a ideia subjacente à nossa gama de produtos smart plastics. Os sensores indicam o desgaste e as peças são substituídas quando é verdadeiramente necessário; os recursos são utilizados de forma cuidadosa e racional.
Sustentabilidade – substituição das buchas

Peças substituíveis

Não ter que substituir toda a aplicação quando ocorrer desgaste foi uma das principais idéias quando desenvolvemos nossos rolamentos de troca por guias lineares. As guias não se danificam e os patins podem ser recondicionados. Desta forma, são preservados recursos e, simultaneamente, os custos são reduzidos.
Sustentabilidade – iglidur N54

Biopolímeros

Com o iglidur N54, desenvolvemos uma bucha padrão que pode ser utilizado de forma universal, consistindo 54% de matérias-primas renováveis. A bucha de biopolímeros demonstra que os componentes podem ser sustentáveis, servindo de motivação para o nosso desenvolvimento futuro de produtos.

Depois: Plásticos após seu uso

Gráfico reciclagem convencional

Plataforma de reciclagem Chainge

Reciclamos plásticos técnicos - tanto de produtos da igus como de outros fabricantes. Enviamos o material para nossos parceiros de produção ou reciclagem e você receberá um voucher por quilo. Até 6/2023 já conseguimos reciclar mais de 80 mil kg de material. Nossa plataforma exclusiva recebeu o Prêmio Empresarial da Renânia na categoria "Sustentabilidade" em setembro de 2022 e venceu o concurso de reciclagem "Going Circular" da Câmara de Indústria e Comércio de Colônia em maio de 2023. Junte-se a nós e torne-se um Chainger!  
Gráfico Hydro Plastic Recycling Solution

Reciclagem HydroPRS

Investimos cinco milhões de euros na Mura Technologie, uma empresa que utiliza uma nova tecnologia, HydroPRS (Hydro Plastic Recycling Solution), para converter resíduos plásticos não selecionados em óleo cru em 20 minutos. Conserva os recursos com pressão, temperatura e água. A construção da primeira planta de grande escala começou em abril de 2021, e cada vez mais empresas estão cooperando com a Mura Technology. 

Projetos e iniciativas de conservação de recursos

Gráfico do conceito de aquecimento

Nosso conceito de aquecimento com calor residual da produção

Aquecimento a gás, é necessário? Muito calor é gerado no processo de produção, então você tem que fazer algo com isso? Como conseguimos usar o calor residual? Foi o que uma equipa de engenheiros da igus se perguntou e começou a experimentar. O resultado: o conceito de um aquecedor que aproveita o calor residual das máquinas. O plano: deixar de aquecer edifícios com gás nas instalações da empresa em Colônia e tornar o conceito disponível gratuitamente para engenheiros e engenheiros mecânicos, ou seja, para a indústria. Nós o chamamos de MHRS - Machine Hcomat Recovery System

Resíduos de plástico em um dispositivo de coleta no rio e limpos Esquerda: lixo levado para a praia nos dispositivos; direita: após a coleta

Plastic Fischer – contra o desperdício de plástico nos rios

8 a 12 milhões de toneladas de plástico acabam nos oceanos todos os anos, principalmente através dos rios. A Plastic Fischer começa aqui e coleta o lixo nos rios, o que é mais econômico do que pescar no mar. Como funciona o projeto? A população local usa dispositivos especiais para pescar o lixo dos rios e recebe uma renda regular em troca. Os resíduos plásticos recolhidos, maioritariamente classificados como não recicláveis, são encaminhados para estações de tratamento térmico: são incinerados com valorização energética. A igus financia a recolha de um total de 10.000 kg de resíduos plásticos. Durante a recolha, pelo menos 34 pessoas em Kanpur e Mangalore (Índia) poderiam receber um rendimento regular e, em alguns dias, mais pessoas estão empregadas. 

Armadilha de resíduos no Reno, perto de Colônia

Polvo do Reno ("Rheinkrake") - A igus suporta armadilhas de resíduos flutuantes

Todos os dias, uma tonelada de lixo desce o Reno para o Mar do Norte. Isso é uma quantia enorme. Durante anos, KRAKE ("Krake" é a palavra alemã para polvo), uma associação com sede em Colônia, tem lutado contra o lixo no Reno e nas proximidades. A associação deu um grande passo em setembro de 2022 com uma caixa flutuante de lixo. Os resíduos que flutuam na superfície entram na armadilha passiva ao estilo londrino. Os membros da associação esvaziam regularmente a armadilha e registram os resíduos na terra, avaliando-os cientificamente em cooperação com a Universidade de Bonn. A esperança é que isso dê origem a um estudo de longo prazo sobre resíduos plásticos no Reno. Temos o prazer de ser patrocinadores deste corajoso projeto, desejamos muito sucesso e agradecemos o empenho de todos os envolvidos. 

Limpeza de florestas com prados

Plantação de árvores

Começou como um presente de Natal para os clientes e agora há várias campanhas, não apenas na Alemanha, mas também na Turquia, México e Índia. De mudas a grandes árvores urbanas, plantamos e cuidamos de árvores e arbustos em pequenas e grandes campanhas. Ao criar grandes áreas com novas árvores, esperamos ajudar a mitigar a carga de CO2 na atmosfera. 

Imagem 3D de uma tomada para energia em terra

Combate à emissão de poluentes em portos de contêineres com energia em terra (shore power)

Operar geradores a diesel de navios porta-contêineres no porto é um problema sério. Eles liberam poeira fina, óxidos de nitrogênio e enxofre, assim como emissões de CO2 no meio ambiente e na atmosfera em toneladas. Em 2022, criamos o iMSPO, uma tomada móvel que permitiu abastecer navios porta-contentores com energia de terra de forma fácil, rápida e, sobretudo, flexível. Se também estiver "verde", o caminho para a "porta de emissão zero" está livre. 

Laptop descascado

Segunda vida para PC & Co.

O que é que o igus faz com os aparelhos eletrônicos depois de a sua vida útil ter terminado? Até pouco tempo atrás, ele ia direto para o descarte, e em grandes quantidades: até 5 toneladas de lixo eletrônico eram geradas anualmente. Isso é agora uma coisa do passado. O grupo de trabalho reguse, uma associação de estagiários da igus, resgata do lixo eletrônico o que ainda pode ser usado, por exemplo laptops, PCs e monitores. Reprocessa os dispositivos antigos, oferece-os aos funcionários da igus por pouco dinheiro ou doa-os, por exemplo, a escolas e associações. Os resultados vão para projetos sustentáveis.

A bicicleta igus

Reciclagem encontra a mobilidade - o projeto igus:bike

Uma bicicleta que não enferruja. Sem manutenção, sem lubrificação. Junto com parceiros fortes, estamos construindo a bicicleta urbana de amanhã: robusta, durável e feita de mais de 90% de plástico - desde o quadro até os mancais e a correia dentada. Uma alta proporção das matérias-primas necessárias pode ser coberta pela reciclagem de resíduos plásticos. Deseja saber mais? 

Peças impressas em 3D e um volante de um carro clássico

Peças de substituição impressas em 3D para toda gente

Crie você mesmo peças de substituição em tribopolímeros iglidur resistentes ao desgaste - esta opção está agora também disponível para particulares. No contexto do projeto "Peças de substituição impressas em 3D para todos", apoiamos oficinas de reparação, oficinas e FabLabs doando filamentos. Podem obter até dois rolos de filamento por pedido gratuitamente. Mais informação sobre este projeto, que inicialmente oferecemos nos países de língua alemã, está disponível na nossa página de informação.

Medidas de economia de recursos em todo o mundo


Pegada de CO2 da igus

Atualização sobre o caminho para a neutralidade climática

Em 2021, conseguimos 31,2% menos emissões de CO2 do que em 2020. Este dado se refere às emissões de Escopo 1 e Escopo 2. A mudança para a eletricidade verde em meados de 2021 e para o gás climaticamente neutro em outubro de 2021 desempenhará aqui um papel fundamental.
O que é escopo? Ir para o artigo no blog igus


Consulta

Teremos muito prazer em esclarecer as suas dúvidas e perguntas pessoalmente

Envio e consulta

Pessoalmente:

De segunda à sexta das 7:30 às 17:18

Online:

24h