Alterar idioma :

Os benefícios da bainha interna mais complexa em servo-cabos blindados em comparação com a fita de velo mais econômica com enchimentos devem ser investigados. Por um lado, para obter um padrão de encordoamento mais redondo e, por outro, para evitar o atrito entre o revestimento de isolamento do núcleo e a blindagem trançada, separando o núcleo e a blindagem. Isso pode ser obtido com uma capa interna ou fita de velo, que é aplicada ao redor do núcleo. O revestimento interno é mais complexo e, portanto, mais caro de produzir. Após o encordoamento, o conjunto do núcleo deve passar pela extrusora na qual a capa interna é aplicada. Por outro lado, a fita não tecida pode ser aplicada durante o processo de encordoamento entre o ponto de encordoamento e o dispositivo de enrolamento e, portanto, não requer um processo separado.

Os servo-cabos são cabos de conexão do motor altamente flexíveis com uma blindagem geral de cobre e um par integrado e blindado de fios de controle. Esse tipo de cabo foi escolhido porque o problema de um padrão de encordoamento fora do padrão circular devido às diferentes seções transversais do fio é grande aqui e, portanto, o comportamento de flexão diferente dos cabos fabricados de forma diferente é enfatizado.
Amostra A: CF27.100.10.02.01.D(4x10 mm2 + (2x1.0 mm2) da igus® GmbH
Amostra B: Produção de teste (4x10 mm2 + (2x1.0 mm2)
Ambos os cabos têm as mesmas seções transversais nominais e materiais de isolamento. O cabo A é fornecido com um revestimento interno e o cabo B com uma faixa de velo e enchimentos. A produção de teste (amostra B) já mostra a formação de um saca-rolhas após 145.000 golpes duplos. O chamado saca-rolhas em um cabo é uma deformação helicoidal, como pode ser visto na amostra B na imagem a seguir.
Enquanto a capa interna do cabo A preenche os espaços de reforço, criando uma estrutura de fios redondos, o cabo B requer preenchimentos nos espaços de reforço. Assim como o núcleo, os enchimentos são feitos de polietileno filtrado. Eles são fáceis de comprimir e, como resultado, dificilmente podem fornecer qualquer suporte. Enquanto a capa interna feita de TPE e o núcleo feito de cordas do cabo A mantêm o núcleo em uma posição definida, o núcleo do cabo B pode se mover de maneira descontrolada. Durante o processo de curvatura, um núcleo do cabo B se soltou do encordoamento e foi deslocado no raio de curvatura interno para o núcleo e no raio de curvatura externo para a capa, resultando em deformações do tipo saca-rolhas que são repetidas periodicamente com o comprimento do passo.
Apesar do fator de curvatura extremamente baixo de 4,76, nenhum sinal de desgaste pode ser reconhecido na amostra A (CF27.100.10.02.01.D), mesmo após 5 milhões de golpes duplos, enquanto a amostra B com enchimentos e fita de velo já sofre um saca-rolhas após 145.000 golpes duplos. Portanto, o resultado justifica o custo adicional do cabo com revestimento interno com enchimento de gusset.

Amostra A: CF27.100.10.02.01.D

Amostra B: Produção experimental
Mais informações sobre o cabo chainflex®

De segunda a sexta-feira, das 8:00 às 17:00 horas.
Online:
24h