Alterar idioma :

A ruptura do núcleo é a falha de condutividade elétrica em cabos devido à quebra de fios de cobre causada por sobrecarga mecânica/deformação por tração dos núcleos individuais sob tensão de flexão contínua.
A ruptura do núcleo geralmente é causada por fios trançados incorretos e/ou direções e comprimentos de passo incorretos. Embora o uso de fios trançados muito finos ofereça mais flexibilidade, ele pode levar à ruptura a longo prazo. A igus® se baseia em uma combinação otimizada de diâmetro individual do fio e direção ou comprimento do passo, que resultou de testes de resistência no laboratório de testes da igus®.

Saca-rolhas é o termo usado para uma deformação semelhante a um parafuso, reconhecível externamente, de todo o cabo, causada por sobrecarga mecânica/tensão de tração durante o processo de flexão. Um saca-rolhas geralmente é causado por uma estrutura de cabo defeituosa. Núcleos enrolados em camadas, um revestimento externo extrudado em uma mangueira ou um núcleo ausente podem causar problemas nesse caso. Além disso, uma aplicação fora dos parâmetros especificados (raio de curvatura muito pequeno, percurso muito longo) pode causar saca-rolhas.
Para evitar saca-rolhas, a igus® conta com núcleos enrolados em feixes para cabos com mais de 12 núcleos. Os núcleos são trançados várias vezes e, portanto, mudam o raio interno e externo do cabo dobrado várias vezes na mesma distância. Isso garante que as forças de tração e compressão sejam compensadas e aumenta significativamente a vida útil de um cabo.

Danos no isolamento podem causar curtos-circuitos em cabos elétricos devido a danos no isolamento ao redor do condutor. Isso pode ser causado por fadiga do material sob tensão de flexão contínua ou abrasão do material dentro da estrutura trançada. Quebras de um único fio no condutor ou na blindagem trançada levam à perfuração do isolamento.
Para evitar danos ao isolamento do núcleo, são usados materiais como TPE ou PVC que não grudam entre si. Os materiais de isolamento também são testados em milhões de cursos de teste no laboratório de testes da igus®.

O inchaço da capa ou dano à capa refere-se ao dano à capa externa de um cabo. A capa fica mole e deformada ou se rompe até que o encordoamento ou a blindagem possam ser vistos. Isso pode ser causado pela escolha errada do material em termos de óleos ou outros materiais químicos usados. Uma temperatura ambiente muito baixa também pode causar danos à jaqueta se a temperatura estiver muito abaixo da temperatura mínima especificada na folha de dados. Assim que ocorrer inchaço ou dano na capa, o cabo deverá ser substituído imediatamente.
Para evitar o rompimento da capa, recomenda-se que a faixa de temperatura e a resistência a óleo de um cabo sejam consideradas em primeiro lugar. Se os cabos forem usados em ambientes sem óleo, os cabos de PVC não resistentes a óleo são suficientes, desde que a temperatura ambiente permanente esteja acima de 5°C. Se os cabos entrarem em contato com óleos, recomenda-se o uso de cabos chainflex® com revestimento externo de PUR ou TPE. Os cabos com revestimento de TPE também são resistentes a óleos orgânicos. A resistência a óleo de todos os cabos chainflex® é especificada de acordo com as normas DIN. Esses materiais de revestimento também são adequados para temperaturas de -25°C (PUR) ou até -35°C (TPE) para uso permanente na cadeia de energia.

Rompimento do fio de blindagem é o termo usado para descrever a sobrecarga dos fios de blindagem que protegem um cabo dos efeitos da compatibilidade eletromagnética. As consequências de uma ruptura vão desde a redução da eficácia da blindagem até curtos-circuitos, quando as extremidades afiadas dos fios perfuram o tecido não tecido ou as folhas no núcleo. A causa geralmente é um ângulo de trançado desfavorável. Se a blindagem puder ser facilmente empurrada sobre o revestimento após o processo de decapagem, isso é um sinal de que o cabo não é adequado para uso em sistemas de fornecimento de energia.
Para evitar a quebra do fio da blindagem, a igus® realizou testes de longo prazo para determinar um ângulo de trançado que seja o mais plano possível como o ângulo ideal de trançado da blindagem para cabos compatíveis com a cadeia de energia. Esse ângulo neutraliza as forças de tração e, portanto, é adequado para cadeias de energia. O revestimento interno resistente oferece proteção adicional para que a blindagem não se mova de forma incontrolável.

De segunda a sexta-feira, das 8:00 às 17:00 horas.
Online:
24h