Selecione o local de entrega

A seleção do país/região pode influenciar vários fatores, tais como preço, opções de envio e disponibilidade de produtos.
Contato responsável
igus® do Brasil Ltda

Rua Antônio Christi, Nº 611

Parque Industrial III - FAZGRAN

13213-183 – Jundiaí-SP

+55 11 3531 4487
+55 11 3531 4488
BR(PT)

Tecnologia de buchas e sistemas de fornecimento de energia para usinas hidrelétricas

As peças das máquinas que são utilizadas para gerar energia através de energia hidroelétrica estão expostas a condições ambientais extremas: têm de suportar cargas muito elevadas, ser resistentes à água salgada e à radiação UV e funcionar continuamente sem falhas. O tempo de paragem devido ao desgaste do material e as medidas de manutenção frequentes podem afetar negativamente a produção de energia. A igus oferece uma grande variedade de soluções específicas para clientes que satisfazem os requisitos destas fontes de energia renováveis, e ajudam a melhorar a tecnologia de todo o sistema. Quando se trata de centrais de energia das ondas, turbinas hidroelétricas ou instalações de triagem - há muitas áreas de aplicação para as nossas buchas autolubrificantes e mancais esféricos, fusos e sistemas de guiamento de energia na indústria hidroelétrica.
Os componentes da máquina usados na geração de energia hidrelétrica devem funcionar de forma confiável e contínua, pois as falhas decorrentes do desgaste do material e da manutenção frequente podem ter um impacto negativo no rendimento energético. A igus oferece soluções personalizadas, desde o protótipo até a produção de alto volume, que aprimoram a tecnologia de suas usinas de energia das ondas, turbinas ou limpadores de ancinho. Nossas buchas e mancais esféricos, fusos de avanço e sistemas de fornecimento de energia têm muitas vantagens: São adequados para uso debaixo d'água, resistentes à sujeira e aos raios UV, silenciosos e com baixa vibração e cabem em espaços de instalação apertados graças ao seu design compacto. Nossa tecnologia de buchas dry-tech feita de plásticos tribo-otimizados é caracterizada por coeficientes de atrito extremamente baixos e uma vida útil longa e previsível, além de ser 100% livre de lubrificação e manutenção.
Estação de energia hidrelétrica

material download

Material informativo

Esteiras porta cabos igus® - a escolha correta de sistema de fornecimento de energia em usinas hidroelétricas!

Baixe o material aqui

Planta de peneiramento, limpador de ancinho

Para que as usinas hidrelétricas produzam eletricidade de forma confiável, o fluxo de água para a turbina deve ser garantido o tempo todo. Portanto, qualquer detrito flutuante que se acumule nas telas de proteção do suprimento de água deve ser removido regularmente. Essa tarefa é realizada por sistemas de limpeza de telas, por exemplo, limpadores horizontais/transversais móveis. Como alternativa aos cabos de arrasto/festoon e sistemas de barramento, oferecemos sistemas de esteiras porta cabos de baixa manutenção para fornecer energia de forma confiável ao carro de translação, especialmente o sistema flizz básico, nosso padrão para limpadores e raspadores de ancinho.
Planta de peneiramento/limpador de ancinho
Planta de peneiramento e basic flizz

Sistema de fornecimento de energia basic flizz

  • Sistema completo e econômico composto por esteira porta cabos, cabos chainflex e alojamento de aço inoxidável
  • Proteção contra o tempo e à exposição à poeira
  • Requer pouca manutenção, para cursos até 100 m
Saiba mais sobre o basic flizz

Vantagens das esteiras porta cabos igus!

  • Adequadas para aplicações subaquáticas
  • Resistentes à sujeira, poeiras e à radiação UV
  • Livres de lubrificação e de manutenção para uso contínuo independentemente do clima
  • Coeficiente de atrito extremamente baixo devido a polímeros tribo-otimizados
  • Para espaços de instalação confinados e locais com muito pouco espaço para movimentação
  • Silenciosas e de baixa vibração
  • Longa e previsível vida útil
  • Baixo custo
  • Soluções personalizadas desde protótipos à produção em série
Compre já!
vantagens echains

Turbinas hidráulicas

Nas turbinas Kaplan e Francis, o fluxo de água para as pás do rotor e, portanto, a saída da turbina, pode ser regulado com o auxílio de palhetas-guia ajustáveis e pivotantes. O mecanismo de ajuste consiste em anéis de ajuste na parte externa do alojamento, que atuam nos eixos rotativos das palhetas-guia por meio de alavancas articuladas. Oferecemos as buchas e terminais rotulares autolubrificantes adequados para essa finalidade, que são robustos, livres de manutenção e de corrosão.
Turbina de água
Detalhe da turbina, igubal KBRM, bucha iglidur G

Buchas e mancais esféricos

  • Buchas flangeadas livres de lubrificação feitas de material versátil iglidur G ou iglidur H, especialmente para aplicações submersas
  • Terminais rotulares igubal KBRM: livres de corrosão, adequados para mídias líquidas, com mancal esférico de polímero reforçado com fibra longa e robusta

Conversor de energia das ondas


Absorvedor de pontos

Boias ancoradas no fundo do mar com um gerador integrado que converte a energia cinética em energia elétrica à medida que as ondas se movem para cima e para baixo: os absorvedores pontuais são considerados uma tecnologia de conversão de energia das ondas particularmente promissora. Para guiar o movimento do corpo flutuante e estabilizá-lo mesmo em condições adversas, são necessárias guias lineares robustas e livres de manutenção, que oferecemos juntamente com placas deslizantes e esteiras porta cabos leves e compactas para guiar os cabos com segurança.
Pontos de amortecimento
Detalhe do absorvedor de ponto, produtos igus

Tecnologia de buchas e e-chain

Conversores de onda oscilante

Um OWSC (Oscillating Wave Surge Converter) utiliza o movimento amplificado de partículas líquidas das ondas na zona próxima à costa. O princípio de conversão se baseia em um movimento pendular horizontal (mais raramente vertical) de uma aba que aciona um fluido de alta pressão em um sistema hidráulico secundário por meio de um pistão. Temos as buchas ideais para os pontos de apoio externos e para guiar o pistão - de alta resistência, resistentes a mídias e, como sempre, livres de lubrificação e manutenção.
Colunas de água oscilantes
Coluna de água oscilante, buchas TX1, TX2, H370

Buchas autolubrificantes

  • Para guiar o pistão:
    Buchas autolubrificantes iglidur H370 para altas cargas, com excelente resistência ao desgaste submersa na água
  • Para fixar a coluna de água e o movimento giratório principal:
    Buchas trançadas de alta resistência igutex TX1 ou igutex TX2, muito resistentes ao desgaste sob cargas extremas
Colunas de água oscilantes
Coluna de água oscilante, buchas iglidur TX1, TX2, Q

Buchas autolubrificantes

  • Para orientação do pistão:
    Buchas autolubrificantes iglidur Q para altas cargas, resistentes ao desgaste em muitos eixos
  • Para apoiar o eixo principal:
    Buchas autolubrificantes trançadas de alta resistência igutex TX1 ou igutex TX2, muito resistentes ao desgaste sob cargas extremas

Bomba de água do mar

O conversor de energia das ondas (WEC) "Searaser" é uma bomba que consiste em dois flutuadores dispostos um acima do outro e conectados por um pistão. À medida que as ondas sobem e descem, a água do mar é bombeada para um nível mais alto em terra para que possa ser armazenada em grandes lagoas e gerar eletricidade com uma turbina e um gerador quando necessário. Para guiar o pistão da bomba, oferecemos buchas adequadas com resistência ao desgaste particularmente alta para aplicações submersas.
Searaser
Detalhes do Searaser, produtos da igus

Buchas autolubrificantes

Buchas cilíndricas iglidur UW: corredor de resistência extremamente resistente ao desgaste submerso, a primeira opção para aplicações de bombas

Atenuador

Essa é outra maneira de gerar eletricidade a partir dos movimentos das ondas: com uma série longa e modular de flutuadores conectados por meio de braços de alavanca a uma cadeia de geradores elétricos. Colocadas na direção das ondas, um movimento serpentino é criado assim que as ondas passam sob os flutuadores, e as alavancas acionam os geradores. Recomendamos nossas buchas com flange para serviço pesado submerso para os diversos pontos de apoio em ambos os lados das alavancas.
Atenuador
Detalhe do atenuador, iglidur H370

Buchas autolubrificantes

Bucha flangeada iglidur H370 para altas cargas, com excelente resistência ao desgaste sob a água

Histórias de sucesso

Absorvedor de ponto oceânico CorPower

Fornecimento de energia seguro, mesmo em altas ondas

Os absorvedores pontuais da CorPower Ocean são leves, compactos e suportam bem as tempestades graças à nova tecnologia de controle de fase "Wavespring". Um redutor em cascata que conduz um gerador de energia converte o movimento para cima e para baixo do buraco em movimento rotativo. Duas e-chains da série E4.1, juntamente com os cabos chainflex servo, de alimentação e de controle, garantem o fornecimento seguro de energia dentro da boia.
Conversor de energia das ondas Onda rotativa

Buchas autolubrificantes para conversores de energia das ondas de longa duração

Para o WEC da Rotary Wave, os projetistas estavam procurando buchas que fossem extremamente resistentes e adequados para o ambiente agressivo da água do mar. As pressões superficiais alcançadas são de cerca de 50 MPa e a velocidade máxima é de 10 rpm. A decisão foi tomada em favor das buchas autolubrificantes iglidur Z. Elas ajudam a obter resultados significativamente melhores do que, por exemplo, as buchas sinterizadas com uma superfície de bronze.
Conversor de energia das ondas PolyGen

Primeiro plástico WEC movido de forma confiável com iglidur

O conversor de energia das ondas da PolyGen é o primeiro WEC do mundo a ser feito predominantemente de plástico. Para os pontos de apoio nos eixos dos flaps, eram necessários buchas que pudessem suportar as altas cargas mecânicas e a água salgada corrosiva pelo maior tempo possível. A solução perfeita foi encontrada na igus: buchas flangeadas iglidur feitas do material H370, especialmente desenvolvido para área úmida.
Turbina de maré Tocardo

Transmissão de energia ininterrupta na turbina de maré

A empresa Tocardo estava procurando uma maneira de conduzir os cabos com segurança da turbina até o conversor no gabinete de controle e, assim, obter a maior vida útil possível para o sistema. A igus forneceu a solução perfeita com as e-chains E4/4: elas são resistentes à corrosão, completamente resistentes a ambientes persistentemente úmidos, fáceis de instalar e rápidas de abrir se um cabo precisar ser substituído.
Turbina de maré OpenHydro

Turbina de maré em movimento seguro em mares agitados

A turbina de maré OpenHydro gera eletricidade verde no Mar do Norte. O gerador pode ser movido 20 metros para baixo se necessário, o que significa que os cabos estão em sua maioria abaixo da superfície da água. Uma esteira porta cabos metálica não era adequada para as condições adversas do mar. Portanto, o operador conta com a nossa esteira porta cabos de plástico E4/4, que garante a operação da turbina sem necessidade de manutenção.
basic flizz e usina hidrelétrica de Schlossmühle

Economiza espaço e custos de manutenção: sistema basic flizz sobre o limpador de dejetos.

O H-cleaner da Muhr, especialista mundial nesses sistemas, usa um padrão comprovado para o fornecimento de energia ao carro: o sistema basic flizz. Completamente instalado em apenas uma hora e meia na usina hidrelétrica de Rochlitz, o sistema compacto move os cabos com segurança por até 15 metros. Embora bem escondida, a esteira porta cabos é facilmente acessível para manutenção ou quando é necessário adicionar novos cabos.


Consulta

Teremos muito prazer em esclarecer as suas dúvidas e perguntas pessoalmente

Envio e consulta

Pessoalmente:

De segunda à sexta das 7:30 às 17:18

Online:

24h