Cada vez mais empresas de colheita estão lutando contra a falta de pessoal. A automação de baixo custo com um rápido retorno sobre o investimento deve ser uma solução. Pesquisadores do Instituto Fraunhofer (IPK) estão atualmente testando nosso robô leve robolink® para uso na colheita de pepinos. O assistente de colheita automatizado deve ser, no mínimo, tão eficiente quanto os colhedores. Um colhedor experiente pode colher até 13 pepinos por minuto.
O problema
A colheita de pepinos pode ser exaustiva. Como resultado, há cada vez menos ajudantes de colheita. Para colher os pepinos, os ajudantes precisam se deitar de barriga para baixo em uma plataforma atrás de um veículo, muitas vezes por horas a fio. A crescente escassez de mão de obra não apenas dificulta o planejamento da colheita, mas também resulta em grandes perdas na colheita. Uma solução de automação seria uma solução para esse problema. No entanto, para que valha a pena, ela deve ser econômica, especialmente para pequenas fazendas desse tipo. O Fraunhofer Institute for Production Systems and Design Technology (IPK) está trabalhando em uma solução de automação econômica usando nossos robôs leves robolink®.
A solução
Os testes de campo iniciais com o robô leve da igus® para uso na colheita de pepinos já foram bem-sucedidos. O robô de colheita é econômico, potente e confiável. Mesmo em condições climáticas adversas, o robô pode reconhecer os pepinos que estão prontos para a colheita e pegá-los e colocá-los suavemente com seus dois braços de garra. Métodos modernos de controle que equipam o robô com sensibilidade tátil e permitem que ele se adapte às condições ambientais ajudam nesse sentido. Isso protege as plantas durante a colheita automatizada.