Alterar idioma :
Basicamente, uma engrenagem é um disco circular com entalhes (dentes) uniformemente espaçados que percorrem toda a sua circunferência. Ela é usada para transmitir forças (movimento) a outra engrenagem ou a uma corrente.
Duas ou mais engrenagens combinadas entre si formam uma transmissão por engrenagem. Com o mesmo raio, as engrenagens agem uma sobre a outra com a mesma força. Se os raios das engrenagens forem diferentes, os torques de atuação também serão diferentes. Esse efeito é utilizado para fazer melhor uso das forças de acionamento.

Engrenagem de dentes retos
A engrenagem de dentes retos, também conhecida como engrenagem cilíndrica, é a mais comum das engrenagens. O dentado fica na circunferência do disco cilíndrico. Para que uma combinação resulte em uma engrenagem de dentes retos, os eixos da engrenagem de dentes retos devem ser paralelos à contraparte.
Os seguintes perfis de engrenagem são possíveis:

Cremalheira de engrenagens
A cremalheira de engrenagem é um elemento de máquina linear com serrilhas. A folga é limitada pelo comprimento da cremalheira, e é por isso que um movimento para frente e para trás geralmente ocorre quando uma cremalheira de engrenagem é usada. Juntamente com uma engrenagem de dentes retos, a combinação é chamada de engrenagem de cremalheira.
Várias cremalheiras podem ser alinhadas para formar um trilho dentado ou pista de engrenagem.

Engrenagem elíptica
Uma engrenagem elíptica consiste em rodas não circulares e tem uma relação de transmissão desigual. Embora os acionamentos de engrenagens sejam geralmente compostos de engrenagens redondas, uma engrenagem elíptica é, como mencionado, uma engrenagem não circular. Quando uma engrenagem normal gira, a roda conectada gira uniformemente. Com as engrenagens elípticas, as engrenagens conectadas devem ser idênticas umas às outras para que a distância central constante seja levada em conta. Se uma engrenagem elíptica for combinada com uma engrenagem de dentes retos, uma engrenagem deverá ser montada em um eixo oscilante móvel ou passar por uma corrente ou correia dentada que conecte as duas engrenagens.
Exemplos de uso

Engrenagem cônica
Os eixos das engrenagens cônicas geralmente estão em um ângulo de 90° entre si e se cruzam. As pontas de duas engrenagens cônicas acopladas se unem. A superfície lateral dentada fica em um cone truncado e os dentes geralmente correm em linha reta até a linha da superfície. Nas engrenagens hipoides, eles são curvos, enquanto o perfil da altura do dente geralmente corresponde a um octoide.

Roda e engrenagem e sem-fim
Uma engrenagem sem-fim consiste em uma rosca sem-fim, que é helicoidal, e uma roda sem-fim. Os dentes do sem-fim são semelhantes a uma rosca, em que os dentes envolvem o cilindro como um parafuso. Uma volta é equivalente a um dente. No caso mais simples, a roda sem-fim pode ser uma engrenagem de dentes retos com dentes helicoidais.
Devido às linhas a serem alcançadas, os flancos dos dentes da roda sem-fim são ocos para que não haja apenas um ponto de contato. A engrenagem sem-fim tem uma relação de transmissão relativamente alta e também é o acionamento de engrenagem mais silencioso.
Uma possível modificação é a rosca sem-fim globoide, que é adaptada ao formato redondo da roda sem-fim. Nesse caso, o cilindro é cintado e não cilíndrico.
De segunda a sexta-feira, das 8:00 às 17:00 horas.
Online:
24h