Alterar idioma :

Os mancais lisos iglidur J, resistentes ao desgaste e livres de manutenção, são pressionados nas articulações da direção.
Os tempos estão difíceis para 30.000 Trabants na Alemanha. As peças de reposição para o carro cult da RDA correm o risco de se esgotar. Felizmente, há Frank Hofmann, um entusiasta do Trabi de Zwickau, que reproduz peças resistentes ao desgaste. Seu último golpe: uma bucha de rolamento pivô para a direção, feita de plástico de alto desempenho da empresa igus, sediada em Colônia, que é muito mais robusta do que a original.
Um SUV com 400HP, largo, alto e dominante, pesando duas toneladas. Para muitas pessoas, esse peso pesado é um símbolo de status. Mas não para Frank Hofmann. O coração do mecânico de rádio e televisão treinado de Zwickau bate por um veículo diferente. Ele é pequeno, modesto e tem apenas 26HP de potência. Estamos nos referindo ao Trabi - fabricado pela VWB Automobilwerk Zwickau de 1958 a 1990: o símbolo da reunificação alemã.
Quando era garoto, Hofmann se apaixonou pelo carro cult da RDA, um Trabi 500 que pertencia ao vizinho de seu avô. "Não havia carro melhor para mim. Eu tinha gostado especialmente da traseira," Hofmann se entusiasma. "Estava claro: um dia eu mesmo teria um." Quando era um jovem adulto, em 2000, ele tentou restaurar um Trabi com defeito. "Eu me debrucei sobre catálogos de peças de reposição durante semanas. Foi terrivelmente frustrante porque muitas peças simplesmente não estavam mais disponíveis, lembra" Hofmann. No entanto, as crises também são conhecidas por serem oportunidades. "De repente, tive a ideia de montar meu próprio negócio, com minha própria loja on-line de peças de reposição." Foi só falar e pronto. A loja - Trabantwelt.de - entrou no ar em 2006.
Hofmann encontrou o que estava procurando na igus, uma empresa sediada em Colônia, especializada no desenvolvimento de plásticos de alto desempenho há décadas e que fabrica rolamentos padrão e especiais usando moldagem por injeção e impressoras 3D. "Muitos fabricantes só oferecem produção a partir de algumas centenas de milhares de unidades. Portanto, fiquei muito satisfeito com o fato de a igus também poder produzir séries muito menores de forma econômica," diz Hofmann.
Os usuários não precisam lubrificar os rolamentos - eles permitem a operação a seco com o menor coeficiente de atrito. Os lubrificantes sólidos, partículas microscopicamente pequenas, dissolvem-se automaticamente, lubrificando o rolamento e reduzindo o atrito. Mesmo assim, a Hofmann ainda recomenda que os clientes lubrifiquem o rolamento. O motivo é que a lubrificação protege o eixo da direção contra a corrosão.
A Hofmann não precisa mais se preocupar com a disponibilidade de buchas de rolamento de pivô. Se os estoques estiverem acabando, o CEO encomenda as buchas da igus. A ferramenta de moldagem por injeção está disponível o tempo todo. Os compradores também estão entusiasmados com os produtos. "Até agora, só recebemos feedbacks positivos," diz Hofmann com satisfação. E é assim que deve ser. "Trabalhar no Trabi é um hobby, uma paixão que não deve levar à frustração. Deve ser divertido!"
De segunda a sexta-feira, das 8:00 às 17:00 horas.
Online:
24h