Selecione o local de entrega

A seleção do país/região pode influenciar vários fatores, tais como preço, opções de envio e disponibilidade de produtos.
Contato responsável
igus® do Brasil Ltda

Rua Antônio Christi, Nº 611

Parque Industrial III - FAZGRAN

13213-183 – Jundiaí-SP

+55 11 3531 4487
+55 11 3531 4488
BR(PT)

Impressão 3D no espaço sideral

Perfil

  • O que era necessário: componentes leves e sem manutenção para uma impressora 3D que pode imprimir peças sobressalentes, como antenas ou estruturas para painéis solares no espaço.
  • Requisitos: leve, à prova de falhas e também pode ser usado na ausência de gravidade
  • Material: eixos lineares drylin SAW, um eixo rotativo robolink com uma engrenagem helicoidal de polímero e um sistema de fornecimento de energia
  • Indústria: Viagem espacial
  • Sucesso para o cliente: com a ajuda da impressora 3D, o processo de fabricação foi testado com sucesso em voos parabólicos.

Impressora 3D AIMIS-FYT no espaço. Acionamento linear SAW Os eixos lineares drylin SAW isentos de manutenção são o elemento central da impressora 3D.
Acionamento linear SAW
Redutor robolink

Para permitir que a cabeça de impressão seja girada, um eixo rotativo robolink D compacto com engrenagem helicoidal é usado.

Redutor da igus
Time AIMIS-FYT

A igus® apoia projetos de alunos com amostras grátis, patrocínios e consultas.

Solicite sua caixa de amostra individual agora

Problema

O processo atual de transporte de equipamentos para o espaço sideral é bastante ineficiente e caro. Isso ocorre porque as peças estruturais são projetadas principalmente para suportar as altas cargas durante a fase de lançamento de uma nave espacial. No entanto, essas estruturas são superdimensionadas para o período operacional subsequente. Devido aos altos custos e espaço limitado em um veículo de lançamento, são necessárias soluções alternativas. A equipe de estudantes AIMIS-FYT com sede em Munique assumiu o problema e está trabalhando em um processo de impressão 3D para fabricação econômica no espaço sideral, como parte de seu programa de graduação em engenharia aeroespacial. Para isso, os alunos contam com resina fotorreativa e luz ultravioleta, que endurece a resina. Uma impressora 3D teve que ser projetada e construída para testes experimentais do processo em gravidade zero.

Solução

A empresa com sede em Munique usa a gravidade zero no espaço sideral para seu processo de impressão 3D. Em vez de imprimir camada por camada, as peças são criadas em um estado de gravidade zero usando o movimento tridimensional da cabeça de impressão. A chamada fabricação no local garante uma enorme redução de peso e economia de material para os componentes. Para a tecnologia de acionamento da impressora 3D, os jovens engenheiros confiaram em três eixos lineares drylin SAW da gama 1040 e uma caixa de velocidades robolink da igus para o movimento da cabeça de impressão. Os eixos drylin SAW foram particularmente convincentes devido ao seu baixo peso e liberdade de manutenção. Para garantir que o filamento de impressão também possa ser girado, um eixo rotativo robolink D compacto com engrenagem helicoidal foi instalado na impressora.  Para garantir que os cabos da impressora também sejam protegidos com segurança, uma easychain é usado. "O configurador de esteiras porta cabos da igus nos ajudou a escolher a esteira certa. Aqui, tivemos que inserir todos os parâmetros de nossa aplicação e recebemos diretamente uma visão geral prática de todas as esteiras porta cabos possíveis, assim como sua vida útil em nossa aplicação. "

O programa young engineers support da igus promove projetos inovadores

Projetos como o AIMIS-FYT são apoiados pela igus como parte do programa “young engineers support” (yes). Com a sua iniciativa universitária, a igus quer apoiar alunos, estudantes e professores com amostras grátis, descontos para universidades e patrocínios e o desenvolvimento de projetos inovadores.