Soluções óbvias, como um tambor de cabo, estavam fora de questão como guia de cabo, pois tanto o spreader quanto a escavadeira se movem. Qualquer peso adicional, por exemplo, no braço do spreader, poderia causar instabilidade. A solução: uma corrente de energia para serviços pesados, que ainda estava sendo submetida a testes extensivos em nosso laboratório de testes na época: O e-loop® para aplicações suspensas.
O e-loop® combina as vantagens de uma corrente de energia plástica com as de um cabo de tensão de alta resistência e dimensionalmente estável. As forças de tração internas são absorvidas pelo cabo de tensão e transferidas para a estrutura. Dessa forma, todos os cabos são aliviados de tensão e protegidos. Além disso, o e-loop modular® feito de plástico de alto desempenho garante um raio de curvatura mínimo definido para os cabos que ele protege. O plástico é resistente ao desgaste e cada elemento é fornecido adicionalmente com uma almofada "" feita de plástico mais macio. Isso aumenta a resistência a choques e impactos. E como a corrente é modular, elos adicionais da corrente podem ser rapidamente adicionados ou removidos.
Depois que pudemos ver a situação no local, determinamos o diâmetro e o comprimento necessário do e-loop. A corrente de energia, que tem 13,50 metros de comprimento no total, deveria ser instalada em oito horas. Ela foi instalada em apenas cinco horas. Isso permitiu que a escavadeira de rodas de caçamba retomasse rapidamente a extração de giz. De acordo com Dieter Reitz, da Holcim, o e-loop® tem se mostrado sem problemas desde que foi instalado em maio de 2020 (status da feira em 2022).
E a Holcim já está planejando o projeto de acompanhamento: o sistema agora está instalado no ponto de transferência mais móvel, entre o vagão de correia e a escavadeira de roda de caçamba. Também há planos para instalar e-loops entre os vagões de correia.