A empresa AIS Bad Düben dedica-se à automação intersetorial de etapas de trabalho que, de outra forma, seriam incômodas e realizadas manualmente. Para esse projeto, foi desenvolvida uma máquina de venda automática CleanUp, que é usada para a preparação automatizada de amostras na análise de traços.
A máquina de laboratório deve ser capaz de usar a mesma vidraria e produtos químicos que um dispositivo manual comparável. Além da feira de negócios, o foco estava na flexibilidade: o usuário deve poder usar outros recipientes de vidro, por exemplo, fazendo alterações relacionadas ao processo.
O especialista em automação desenvolveu, então, a máquina de venda automática de laboratório CUA 14 (máquina de venda automática CleanUp com 14 superestruturas), que pode ser perfeitamente integrada em uma infraestrutura de laboratório existente. Até 14 amostras com processos diferentes são processadas de forma independente e simultânea no espaço de trabalho da máquina de venda automática. Até 14 recipientes de laboratório podem ser posicionados automaticamente em até 3 níveis verticais.
Um pórtico de eixo foi desenvolvido para essa finalidade, que pode operar a faixa máxima de trabalho da estrutura de base em três dimensões. No entanto, o processo de deslizamento de amostras exigiu guias lineares adequadas que fossem resistentes a produtos químicos e completamente livres de lubrificação para não contaminar as amostras. Além disso, foi fornecido um roteamento de cabos para o portal do eixo, que pode fornecer energia, dados ou nitrogênio ao sistema com segurança, por exemplo, em um espaço de instalação confinado.