Selecione o local de entrega

A seleção do país/região pode influenciar vários fatores, tais como preço, opções de envio e disponibilidade de produtos.
Contato responsável
igus® do Brasil Ltda

Rua Antônio Christi, Nº 611

Parque Industrial III - FAZGRAN

13213-183 – Jundiaí-SP

+55 11 3531 4487
+55 11 3531 4488
BR(PT)

Exemplo 10: Testado, luz no frio

Luz no frio – cabo de fibra de vidro gradiente igus® em teste congelante

Na transmissão segura de grandes quantidades de dados em sistemas bus a altas velocidades em longas distâncias, o cabo de fibra de vidro gradiente igus® do tipo CFLG.G já se tornou um padrão em diversas aplicações em guindastes. Insensível a cargas eletro-magnéticas e resistência a fortes influências ambientais habilitam a aplicação com cabos de energia em cursos muito longos.
O que acontece em guindastes em regiões com temperaturas extremamente baixas? O comprimento máximo possível do cabo de centenas de metros reduz através do aumento da umidade em temperaturas baixas, ou o cabo se rompe em aplicações extremas, por exemplo, em -40° C?

As fibras de vidro sensíveis são conduzidas em um espaço oco preenchido de gel. Como o gel se comporta em condições altamente dinâmicas e o que acontece em restarts após muito tempo de parada? Como não puderam ser encontrados argumentos precisos sobre este tópico em documentos técnicos relevantes, e como pouco ficou particularmente conhecido sobre as características termais do gel, igus®, como parte de sua filosofia, fez seus próprios testes para determinar a especificação confiável para aplicações em sistemas de esteiras porta cabos.
Para isso, o laboratório de testes da igus® foi equipado com um freezer que pode gerar temperaturas constantes de -40° C e uma instalação de teste foi montada para cursos longos até 7 m para uma velocidade de 1.6 m/s e uma aceleração de até 6 m/s2.
O cabo de fibra de vidro gradiente igus® CFLG.6G foi testado. 50/125.TC. O cabo foi testado com um comprimento de cerca de 15 m em loop em um sistema de esteira porta cabos igus® 3500.125.200.0 com um raio de 200 mm.
Curvas de temperatura variadas e extremas servidas para a simulação de influências ambientais, particularmente quando a temperatura cai por muito tempo de graus positivos para -40° C rapidamente e o movimento foi reiniciado após isso acontecer.

Sob estas condições de aplicação, o amortecimento do cabo também pode não subir sobre 3 dB a ondas de comprimento de 850 nm. O amortecimento máximo ocorre após um milhão de ciclos duplos, que correspondem a um desempenho de operação de cerca de 7000 km, ainda distintamente sob 3dB.

As medidas destacadas no diagrama revelam que variações marcadas em temperatura combinada com movimento constante na esteira porta cabos possuem pequenos efeitos no amortecimento do cabo CFLG.6G. Mostra o cabo TC. O alto amortecimento inicial notável é atribuído aos conectores usados e reflete a realidade aqui também, como na prática, 90% dos cabos usados em automação são cabos de fibra óptica conectáveis.

O teste com o cabo igus® esclarece que apenas testes realistas e muito caros podem trazer clareza sobre a vida útil dos cabos.

Mais informação sobre cabos chainflex®


Consulta

Teremos muito prazer em esclarecer as suas dúvidas e perguntas pessoalmente

Envio e consulta

Pessoalmente:

De segunda à sexta das 7:30 às 17:18

Online:

24h