Selecione o local de entrega

A seleção do país/região pode influenciar vários fatores, tais como preço, opções de envio e disponibilidade de produtos.
Contato responsável
igus® do Brasil Ltda

Rua Antônio Christi, Nº 611

Parque Industrial III - FAZGRAN

13213-183 – Jundiaí-SP

+55 11 3531 4487
+55 11 3531 4488
BR(PT)

Exemplo 7: testado! Testes de EMC

A compatibilidade "eletromagnética" dos cabos chainflex®

O assunto "compatibilidade eletromagnética" está se tornando cada vez mais importante. Por um lado, isto é devido a um aumento nos campos de interferência eletromagnética no âmbito da longa distância causada, em particular, pelas telecomunicações modernas e tecnologia da comunicação, bem como no âmbito local causado pela tecnologia da energia.

Por outro lado, os requisitos para a transmissão de dados também estão aumentando. Os sinais se tornam mais suscetíveis a interferências e os fatores de influência no ambiente eletromagnético mais diversos. Isto pode ser especialmente problemático para a ligação entre cabos que, como acontece freqüentemente nas correntes condutoras de energia, é conduzida numa base paralela sobre uma certa distância. Um cabo de corrente intensa com interferência age como produtor de um campo de interferência eletromagnética que, por sua vez, age sobre um outro cabo, normalmente um cabo de sinal, e então causa ali uma interferência conduzida pelo cabo.

Portanto, anos atrás, introduzimos cabos elétricos com cabos de fibra ótica feitos de vidro, que também podem estar sujeitos a pressão mecânica nas esteiras porta-cabos. Mesmo os cabos Chainflex com condutores de cobre convencionais foram testados com relação à sua compatibilidade eletromagnética em um extensivo programa de teste orientado para aplicação.

Um motor assíncrono, por exemplo, foi então conectado via um cabo de corrente intensa sem blindagem (Chainflex CF30) a um conversor de freqüência. Este conversor com modulação da largura do pulso tornou-se o gerador de novas frações espectrais nunca antes existentes nas redes primária e secundária. Em uma base paralela com esta corrente intensa, os cabos chainflex® também foram disponibilizados para transmissão de sinal digital em esteiras porta-cabos. Resultados especialmente bons foram alcançados pelo cabo chainflex® CF12 que foi especialmente planejado de acordo com o aspecto EMC. O cabo possui núcleos de pares torcidos, que são fornecidos com blindagem em cobre, bem como uma blindagem total feita com uma trança de aço. Além disso, como resultado, uma interferência sobre uma gama de freqüência larga pôde, portanto, ser efetivamente impedida.

O acoplamento capacitivo, bem como o indutivo, também foram testados. No caso das condições de teste selecionadas, foi determinado que, mesmo quando os cabos de energia e o cabo de sinal se toquem sobre uma distância maior, é possível a transmissão de dados sem erros, desde que um cabo Chainflex blindado seja usado e sua blindagem seja desgastada em ambos os lados.

Também foram realizados testes de acordo com os padrões existentes para compatibilidade eletromagnética. Estes padrões proporcionam uma base geral para determinar o comportamento de operação de dispositivos elétricos que são repetidamente expostos à interferência elétrica. Eles não foram introduzidos especificamente para cabos. Em particular, foram realizados testes com o "gerador a explosão". Aqui, sinais transitórios rápidos de interferência são gerados em grupos com modulação de pulso que simulam processos de chaveamento em particular. Tais processos ocorrem, por exemplo, durante a interrupção das cargas indutivas ou durante o balanço dos contatos do relê. Aqui, também, os cabos blindados Chainflex provaram sua confiabilidade.


Mais informação sobre cabos chainflex®


Consulta

Teremos muito prazer em esclarecer as suas dúvidas e perguntas pessoalmente

Envio e consulta

Pessoalmente:

De segunda à sexta das 7:30 às 17:18

Online:

24h