Selecione o local de entrega

A seleção do país/região pode influenciar vários fatores, tais como preço, opções de envio e disponibilidade de produtos.
Contato responsável
igus® do Brasil Ltda

Rua Antônio Christi, Nº 611

Parque Industrial III - FAZGRAN

13213-183 – Jundiaí-SP

+55 11 3531 4487
+55 11 3531 4488
BR(PT)

Exemplo 3: testado, testado, testado! “Milhões de ciclos duplos” em uma esteira porta-cabos

Fig. 1: Aplicação deslizante como base de uma estrutura de teste-

Cabos Profibus em movimentação permanente para uso industrial

É difícil para o usuário entender perfeitamente o mercado de cabos. A concorrência entre os fornecedores de cabos é intensa e os fabricantes excedem um ao outro com suas promessas de "garantia de vida útil para cabos usados em esteiras porta-cabos”. Catálogos afirmam 10 milhões - ou mesmo até 50 milhões de ciclos duplos quando o assunto é vida útil de cabos utilizados em aplicações que envolvam movimentos. Olhando de perto esses números, perguntamos como estes testes foram feitos, ou qual a realidade utilizada para executá- los (por exemplo, curso, raios de teste, etc.) para se fornecer tal garantia. Mesmo informações declarando que os cabos são testados de acordo com a VDE (Associação dos Engenheiros Elétricos da Alemanha) 0472, Parte 603, método de teste H, não ajudam quando o assunto é determinar a vida útil de um cabo para esteiras porta-cabos, uma vez que a plataforma de teste não pode proporcionar qualquer resultado conclusivo e não há teste VDE para cabos especiais em esteiras porta-cabos.

Diferenças na vida útil

No início de 2002, foi autorizado um teste para determinar a vida útil dos cabos Profibus em uma aplicação real, nos laboratórios da igus®’. O objetivo era examinar todas as diferenças na vida útil do cabo CF BUS.001 chainflex® da igus® e um outro cabo profibus encontrado no mercado. Os parâmetros solicitados para o teste foram selecionados em uma base de dados do catálogo do concorrente.


Detalhes do
catálogo
Teste item "A"
Cabo
Profibus
Teste item “B”
igus® chainflex®
CF BUS.001
 
Seção (2 x AWG24)C (2 x 0.25 mm2)C
Vida útil
garantida
Mín. 4.0 millhões de
ciclos
A ser determinado
em um teste
Raio de curvatura > = 60 mm 85 mm
Diâmetro do cabo 8,0 mm 8,5 mm
Detalhes do catálogo estado 2002 estado 2002

Parâmetro de teste de acordo com os dados do catálogo dos concorrentes

Uma estrutura de teste definida foi escolhida como uma aplicação deslizante, uma vez que os sistemas de cabo profibus são normalmente utilizados para este fim por causa da confiabilidade dos dados, particularmente sobre percursos e distâncias de transmissão longos.

Para realizar o teste não-destrutivo e, portanto, alcançar um grande número de ciclos de curvatura em um período curto de tempo, um caminho de transmissão profibus genuíno foi montado. Em um computador no terminal fixo da corrente de teste foi inserido um cartão máster profibus. A conexão para o escravo profibus foi colocada no terminal movente. Isto permitiu que a taxa de transmissão fosse determinada com a ajuda de um programa de diagnose. Qualquer pacote de dados que pudesse ser transmitido incorretamente pôde ser indicado. Fez-se a regulagem de 12 megabits/s como a maior taxa possível de transmissão.

O teste fundamental, que começou no início de 2002 e ainda está em andamento, mostrou que somente um número relativamente baixo de ciclos (420 mil) resultou em falha total no item "A", que de, acordo com o catálogo do concorrente, deveria ter funcionado com segurança por pelo menos 4 milhões de ciclos.A vida útil real encontrada diverge da indicada no catálogo por um fator de 10.

Por outro lado, o teste do item "B" , o CF BUS.001, ainda está sendo testado sem quaisquer dados de falhas na transmissão. Até agora, já completou mais de 14 milhões de ciclos.

Estrutura e materiais

A principal razão para as maiores diferenças na vida útil são os diferentes parâmetros estruturais de teste da espécie "A" e teste do item 'B' (CF BUS.001), bem como os diferentes materiais usados para se produzir os cabos. O condutor isolante do bus era feito de espuma para todas as espécies de teste. As características elétricas deste material assegurou que fossem alcançadas as melhores propriedades de transmissão. Entretanto, uma desvantagem deste material foi sua fraqueza sob tensões invertidas. As forças que afetam o par bus deveriam ser absorvidas pelo revestimento, de forma a aliviar a tensão mecânica do isolante condutor.

Revestimento altamente elástico do elemento

Por essa razão, o teste da espécie "B" (igus®) foi equipado com um revestimento de preenchimento interno mecanicamente superior, TPE extrusado, ou elemento, para proteger o par bus contra influências mecânicas durante o procedimento de curvatura. O revestimento do elemento deve ser altamente elástico. Um revestimento mecanicamente inferior, feito de material de preenchimento barato, só serve pra fazer o par bus circular, como enchimentos ou braçadeiras usadas com freqüência. Não é capaz de proteger os bus contra o alto grau deforça mecânica presente na esteira. As forças de tensão e compressão que ocorrem influenciam aquelas partes do núcleo do cabo que possuem uma quebra no revestimento do elemento.


Parâmetros de teste  
 
Distância do curso: S = 5,0 m
Velocidade, aprox.: V = 3,5 m/s
Aceleração, aprox.: a = 7,5 m/s2
Raio, aprox.: 55 mm


O revestimento de teste do item "B" (CF BUS.001) é, por outro lado, caracterizado por ser superior mecanicamente, revestimento de TPE com preenchimento reforçado, que mecanicamente alivia o par bus, fixa os núcleos em uma posição definida e curva.

Número de ciclos duplos O passo extremamente curto das tranças do núcleo e o cabo especial também asseguram que nenhuma força de tensão ou compressão tenha efeito sobre o comprimento do núcleo. Isto faz com que sejam alcançados raios de relativamente baixa curvatura com alto número de ciclos.
Broken element jacket Figura 3 - Um elemento de capa de baixa qualidade mecanicamente não protege o par bus contra as altas cargas mecânicas dentro da esteira porta-cabos.

Novidade: Aprovações UL e CSA

Os cabos chainflex® CFBUS agora também estão disponíveis para todos os sistemas bus de campo padrão, completos com aprovação UL e CSA e conformidade com DESINA. O revestimento externo em TPE altamente resistente à abrasão e retardante de chamas é extrudido na blindagem totalmente trançada com um ângulo torcido ajustado para proporcionar estabilidade adicional ao cabo.

Os elementos bus trançados com um passo dos fios particularmente curto são protegidos por um revestimento interno em TPE extrudido, que preenche os espaços.

Como todos os outros cabos chainflex®, os novos cabos bus de campo padrão da série CFBUS estão agora disponíveis em estoque, sem quaisquer custos de corte nem taxas adicionais para quantidades pequenas.


Mais informação sobre cabos chainflex®


Consulta

Teremos muito prazer em esclarecer as suas dúvidas e perguntas pessoalmente

Envio e consulta

Pessoalmente:

De segunda à sexta das 7:30 às 17:18

Online:

24h