Uma ponte bastante pesada sobe facilmente com o fiável sistema de fornecimento de energia da igus19/07/2018

Sistemas de calhas articuladas pré-confecionados garantem o fornecimento de potência isento de falhas na Memorial Bridge, em New Hampshire

A Memorial Bridge situa-se sobre o Rio Piscataqua, entre Portsmouth, New Hampshire, e Kittery, Maine, na Costa Este dos EUA. Esta ponte substitui a original, que foi construída em 1923 para recordar os marinheiros e soldados locais que participaram na Primeira Guerra Mundial. As calhas articuladas pré-confecionadas da igus asseguram um fornecimento de energia seguro e fiável na ponte elevatória.

Para que os navios possam passar por baixo da Memorial Bridge, esta tem de ser elevada por um mecanismo de elevação vertical. Em funcionamento, é atingida uma velocidade média de 1 m/s numa distância total de 40 metros. Para reduzir a manutenção e aumentar a fiabilidade global, os construtores da ponte utilizaram readychains pré-confecionadas da igus, em vez dos cabos suspensos do desenho original. Os cabos, que foram confecionados com conectores e colocados nas calhas articuladas, foram pré-montados na fábrica da igus e entregues como sistemas prontos a instalar no local.

Os engenheiros da igus utilizaram os cabos chainflex altamente flexíveis na calha articulada E4, bem como as robustas abraçadeiras CFXL, para a fixação segura dos cabos. Cada um dos tipos de cabos instalados – incluindo os cabos de motor CF300, CF9 e CF34 e o cabo de fibra ótica CFLG com 4 fibras – foi intensamente testado no laboratório de testes, com 2.750 metros quadrados. Neste ponto, a igus é o único fabricante de cabos no mundo capaz de fornecer uma garantia de 36 meses para os seus cabos chainflex. Pode ver os sistemas readychain em funcionamento no vídeo: https://youtu.be/Yt1k0wrgD28