Contato responsável
igus® do Brasil Ltda

Rua Antônio Christi, Nº 611

Parque Industrial III - FAZGRAN

13213-183 – Jundiaí-SP

+55 11 3531 4487
+55 11 3531 4488

Pontes para a embarcação de passageiros

Sem as pontes de embarque para passageiros (também designadas por passadiços de embarque ou pontes de embarque), viajar de avião seria muito mais desconfortável, pois estas proporcionam abrigo e uma entrada plana nas aeronaves em milhares de aeroportos por todo o mundo. Nos primórdios da aviação, a entrada era muito mais fácil. Os aviões a hélice pequenos tinham pequenas escadas incorporadas que eram simplesmente baixadas. Mesmo atualmente, as aeronaves mais pequenas utilizam habitualmente escadas incorporadas, pois a inclinação da manga de embarque seria muito íngreme.
O que aconteceria se não houvesse pontes de embarque? Os aviões comerciais modernos têm alturas de entrada até 4 metros acima do solo. No caso dos aviões a jato gigantes, como o Airbus A380, os passageiros teriam de subir dois níveis. Seriam necessárias escadas muito altas. Para famílias com crianças, idosos e passageiros doentes, seria muito mais difícil embarcar nos aviões. Já para não falar na proteção contra o vento e as condições meteorológicas.
 
O princípio da ponte de embarque para passageiros é simples: por norma, uma parte do sistema está firmemente ancorada ao edifício do aeroporto. Outra parte está flexivelmente montada sobre buchas, para poder acoplar a diversos tipos de aeronave. Por isso, é importante conseguir compensar diferenças na altura das portas dos aviões, assim como no comprimento e na largura das diferentes aeronaves. Para o efeito, um corredor de embarque é normalmente composto por diversos tubos, que conseguem retrair-se e estender-se, e uma ou mais unidades elevatórias. Essa ponte telescópica é o modelo mais flexível de ponte de embarque. Estruturas menos flexíveis são geralmente adequadas apenas para certos tipos de aeronaves, limitando a flexibilidade dos operadores de aeroportos.
A ponte de embarque é movimentada através de motores elétricos. Estes requerem cabos de dados e potência para o controle. Os movimentos dos elementos individuais não são muito rápidos. Não obstante, os cabos têm de ser protegidos contra danos. Como estão habitualmente fora do corredor de embarque, têm de resistir ao vento e às condições meteorológicas.

Design da ponte de embarque

Benefícios dos produtos da igus em pontes de embarque para passageiros

Como os tempos de paragem dos aviões são cada vez mais curtos e as pontes de embarque para passageiros têm de funcionar de forma confiável, o movimento mecânico tem de ser executado de forma fluida. Uma paragem de uma ponte de embarque pode resultar em uma perda financeira imediata para o operador do aeroporto, a companhia aérea e também os passageiros, que desejam voar com conforto, segurança e pontualidade.
A elevada confiabilidade dos produtos é o motivo da utilização dos produtos da igus nas pontes de embarque para passageiros. Os movimentos dos cabos no corredor de embarque podem ser guiados com segurança com os nossos sistemas de esteiras porta cabos. Os cursos são maioritariamente movimentos horizontais nos túneis telescópicos e verticais nas unidades elevatórias. As esteiras porta cabos são resistentes, pelo que se pode contar com uma longa vida útil. Podem ser instaladas de forma a economizar espaço, evitando a suspensão de cabos visualmente desagradável. As esteiras porta cabos podem ser utilizadas para fornecerem toda a energia necessária (cabos de potência e controle, elementos hidráulicos, pneumáticos etc.)
 


Os sistemas de esteiras porta cabos reduzem os comprimentos dos cabos necessários em mais de 50% (com alimentação média) e evitam cargas mecânicas externas nos cabos, como balanço descontrolado, oscilação, encravamento, etc. Os requisitos de manutenção reduzida diminui o tempo de paragem. Os sistemas de esteiras porta cabos funcionam idealmente em conjunto com cabos chainflex da igus que resistem ao calor, sol, chuva e neve, tal como as esteiras.


Produtos para a utilização em pontes de embarque para passageiros
 

Esteiras porta cabos

  • Proteção para cabos e mangueiras
  • Espaço de instalação e comprimentos dos cabos reduzidos (alternativa aos sistemas do tipo festoon)
  • São possíveis cursos de 800 m ou mais
  • Fácil instalação devido a rápida abertura e separação dos elos
  • Desgaste reduzido graças aos plásticos de elevada performance da igus especialmente otimizados
  • Travessas arredondadas, extremamente estáveis e adequadas para cabos
  • Sistema modular de separação interior para uma maior vida útil
  • Elevada variedade de produtos para praticamente qualquer aplicação
  • Materiais especiais disponíveis para aplicações especiais
  • Disponíveis no estoque com muitos acessórios
  • Movimentos circulares de até 7000°
Especialmente adequados para pontes de embarque de passageiros: séries E2/000, ​​​​séries E4.1, ​​​​séries E4/00, esteiras triflex R 3D

E4.1L

Cabos para movimento

  • 25 anos de experiência – 36 meses de garantia
  • A maior gama com 1.354 tipos de cabos para sistemas de dados, bus e híbridos.
  • Sem custo de corte
  • Vida útil previsível
  • Diversos tipos de movimento possíveis: horizontal, vertical, torção
  • Amostras grátis disponíveis
  • 50% de redução de tempo ao desencapar graças à tecnologia CFRIP única
  • Disponíveis em estoque, com comprimento a partir de 1 m, em 24 horas

Cabo chainflex CF78.UL

Consulta

Teremos muito prazer em esclarecer as suas dúvidas e perguntas pessoalmente

Envio e consulta

Pessoalmente:

De segunda à sexta das 7:30 às 17:18

Online:

24h