Alterar idioma :
1. As ofertas de produtos da igus®destinam-se exclusivamente a empresários, conforme definido no § 14 do Código Civil Alemão. Assim, estes Termos e Condições Gerais de Negócios serão válidos exclusivamente para empresas. Um empresário é qualquer pessoa física ou jurídica ou parceria com personalidade jurídica que, ao entrar em uma transação legal, atua no exercício de seu comércio, negócio ou profissão.
2. Estes Termos e Condições Gerais de Negócios serão válidos para todos os acordos celebrados entre a igus® e seus clientes. No caso de relações comerciais em andamento, eles também serão válidos para quaisquer acordos futuros, mesmo que não tenham sido expressamente referenciados novamente, se tiverem sido recebidos pelo cliente para um pedido previamente confirmado pela igus®. Em caso de conflito entre os termos do cliente ou cláusulas de defesa, somente a Lei Pública Alemã se aplica em caso de dúvida. Se disposições individuais destes Termos e Condições Gerais de Negócios forem ou se tornarem inválidas, as demais disposições não serão afetadas por isso.
3. Em caso de conflito entre os termos do cliente ou cláusulas de defesa, somente a Lei Pública Alemã se aplica em caso de dúvida.
1. Os pedidos somente se tornarão vinculantes após serem confirmados pela igus®. Os padrões de garantia de qualidade, bem como a aplicação de acordos específicos do cliente, devem ser expressamente acordados por escrito. Quaisquer alterações e suplementos aos termos e condições contratuais exigirão o consentimento por escrito da igus®. Todas as ofertas não serão vinculativas, a menos que tenham sido designadas como ofertas vinculativas. A igus® não será obrigada a concluir acordos, aceitar pedidos ou aprovar alterações contratuais.
2. Quaisquer declarações e afirmações do cliente - particularmente pedidos ou cancelamentos de mercadorias, preços, quantidades e datas de entrega - que sejam feitas por meio de um intercâmbio eletrônico de dados (EDI) só serão legalmente vinculantes se tiverem sido expressamente confirmadas em forma de texto pela igus®. Isso também se aplicará se a igus® tiver concordado com um intercâmbio eletrônico de dados. A igus® não será responsável por falhas no sistema ou erros de transmissão durante um intercâmbio eletrônico de dados.
3. A aprovação de produção emitida pelo cliente com base em seu último Pedido de Compra ou Programação é de três meses. As peças fabricadas pela igus dentro do escopo desta liberação de produção devem ser aceitas pelo cliente dentro de 12 meses, às custas do cliente.
Os preços serão ex works, excluindo frete, direitos alfandegários, taxas auxiliares de importação e embalagem, mais IVA à taxa aplicável, salvo acordo em contrário. No caso de novos pedidos ou pedidos de acompanhamento, a igus® não estará vinculada aos preços anteriores. Salvo acordo em contrário, os preços serão válidos apenas para as quantidades de entrega acordadas, tamanhos de lote de entrega ou quantidades mínimas de pedido e exigirão seu cumprimento.
1. As datas de entrega não serão datas fixas, a menos que tenham sido expressamente designadas e acordadas como tal. As datas de entrega começarão a contar após o recebimento de todos os documentos necessários para a execução do pedido, bem como o pagamento de qualquer adiantamento acordado e qualquer fornecimento acordado de materiais por parte do cliente. Se a entrega se tornar impossível sem culpa da igus®, a data de entrega será considerada cumprida após a notificação da prontidão para envio.
2. A menos que uma data fixa tenha sido acordada, a igus® só estará inadimplente após o recebimento de uma carta de advertência por escrito e o decurso de um período de carência de pelo menos 48 horas. Se, após o decurso do período de carência, nenhuma entrega tiver sido feita por motivos pelos quais a igus® seja responsável, o cliente terá o direito de exigir indenização por inadimplência ou de rescindir o contrato se o cliente, ao estabelecer o período de carência, tiver notificado a igus® da rejeição da execução contratual por escrito. Exceto em casos de negligência grave ou intenção por parte da igus®, quaisquer danos por inadimplência deverão ser limitados a um máximo de 5% da parte da entrega que não tenha sido entregue no prazo.
3. No caso de pedidos de cancelamento sem termos contratuais específicos, tamanhos de lotes de produção e datas de aceitação, a igus® pode solicitar uma determinação vinculativa a esse respeito em até três meses após a confirmação do pedido. Se o cliente não atender a essa solicitação no prazo de três semanas, a igus® terá o direito de estabelecer um período de carência de duas semanas e, após o término desse período de carência, rescindir o contrato ou rejeitar a entrega e exigir indenização por danos.
4. Se o cliente não cumprir suas obrigações de aceitação, então a igus® deverá, não obstante seus outros direitos, não ser restringida por quaisquer regulamentos que regem as vendas de autoajuda, mas deverá ter o direito de vender os bens entregues a um terceiro após ter notificado o cliente com antecedência de sua intenção de fazê-lo. Se a igus® aceitar a devolução dos bens de entrega como um gesto de boa vontade, eles deverão estar em perfeitas condições, em sua embalagem original e entregues com frete pago dentro de um prazo acordado. A igus® terá o direito de cobrar custos apropriados pelas despesas incorridas com a devolução dos bens.
5. Se um contrato for rescindido pelo cliente por motivos pelos quais a igus® não é responsável, o cliente será obrigado a aceitar todos os produtos acabados nas quantidades já encomendadas ou aprovadas aos preços acordados, bem como todos os produtos inacabados contra o reembolso dos custos incorridos pela igus® para sua produção.
6. Entregas abaixo e acima de +/- 10 % para cabos estão de acordo com o contrato. A entrega pode ser feita em comprimentos parciais.
1. Os eventos de força maior isentarão a igus® de suas obrigações de desempenho contratual durante o período de duração dos mesmos.Os eventos de força maior serão considerados particularmente (a) catástrofes naturais, como incêndios, inundações, terremotos, furacões ou outros eventos naturais extremos (b) distúrbios civis, guerras, sabotagem, ataques terroristas, epidemias ou pandemias e outros eventos similares imprevisíveis e inevitáveis (c) greves, lock-outs e outras medidas dentro dos parâmetros de lutas trabalhistas (d) falta de energia elétrica ou falha nas linhas de telecomunicações (e) medidas emitidas pelos legisladores, pelo governo ou por tribunais ou agências governamentais, independentemente de sua legalidade. Eventos de força maior também incluirão escassez de matérias-primas ou atrasos ou gargalos na entrega de matérias-primas ou peças de reposição ou na disponibilidade de transporte se e na medida em que tenham sido causados por (i) um evento de força maior sofrido por um fornecedor da igus® ou (ii) graves interrupções de mercado ou (iii) sejam baseados no fato de que um fornecedor da igus® interrompeu a produção ou a entrega de uma matéria-prima ou de peças de reposição devido a razões pelas quais a igus® não é responsável.
2. No caso de eventos de força maior, que não sejam apenas temporários, mas que impossibilitem permanentemente a igus® de cumprir suas obrigações contratuais ou - levando em conta os interesses do cliente - tornem irrazoável para a igus® o cumprimento de suas obrigações contratuais, tanto a igus® quanto o cliente terão o direito de se retirar da parte do acordo que ainda não foi cumprida.
3. O cliente terá o direito de reter qualquer pagamento por bens e serviços que a igus® não seja obrigada a entregar ou prestar como resultado de um evento de força maior até que tal evento termine. A igus® não será responsável por quaisquer danos ou custos incorridos por, ou como resultado de, qualquer evento de força maior.
Salvo acordo em contrário, a igus® escolherá a embalagem, o método de envio e a rota de envio a seu critério. Mesmo no caso de entrega com frete pago, o risco será transferido para o cliente quando as mercadorias deixarem a fábrica da igus®. No caso de atrasos na remessa devido a razões pelas quais o cliente é responsável, o risco será transferido após a notificação da prontidão para a remessa. Mediante solicitação por escrito do cliente, as mercadorias deverão ser seguradas às custas do cliente contra armazenagem, quebra, danos no transporte e danos por incêndio.
1. Os produtos entregues pela igus® (Produtos reservados) permanecerão como propriedade da igus® até que todas as reivindicações de pagamento que a igus® tenha contra o cliente tenham sido totalmente liquidadas. Na medida em que o valor dos direitos de garantia exceder o valor de todas as reivindicações de pagamento garantidas em mais de 15%, a igus® deverá, mediante solicitação do cliente, liberar uma parte correspondente dos direitos de garantia; no caso de tal liberação ser feita, a igus® terá o direito de escolher entre os vários direitos de garantia.
2. Durante a reserva de propriedade, o cliente será proibido de penhorar as mercadorias ou cedê-las como garantia, e a revenda das mesmas será permitida apenas no curso de transações comerciais habituais e somente sujeita à condição de que o cliente também tenha acordado uma reserva de propriedade com seu próprio cliente, de acordo com as disposições desta Seção VII.
3. No caso de uma revenda dos Produtos Reservados pelo cliente, o cliente cede quaisquer reivindicações de pagamento futuro da revenda com todos os direitos auxiliares para fins de segurança para a igus® sem a necessidade de quaisquer declarações especiais adicionais. No caso de os bens reservados serem revendidos juntamente com outros bens sem que seja indicado um preço separado para os bens reservados, o cliente atribui à igus® a parte do pedido de pagamento global que corresponde ao preço líquido dos bens reservados faturados pela igus®.
4. O cliente terá permissão para processar os Produtos reservados ou para misturá-los ou combiná-los com outros produtos. Qualquer processamento deverá ser feito para a igus®; no caso de uma combinação ou mistura dos bens reservados com outros bens que não pertençam à igus®, a igus® terá direito à copropriedade dos novos bens em uma proporção igual à proporção do preço líquido dos bens reservados misturados ou combinados faturados pela igus® em relação ao valor do restante dos bens no momento da mistura ou combinação. Os novos bens criados através do processamento, combinação ou mistura serão considerados Bens de Reserva. A disposição relativa à cessão do pedido de pagamento de acordo com a Cláusula 3 acima mencionada também se aplicará aos novos bens; no entanto, a cessão será feita apenas até o valor do preço líquido dos Bens de Reserva processados, combinados ou misturados faturados pela igus®.
5. Até que a revogação seja feita, o cliente estará autorizado a cobrar as reivindicações de pagamento atribuídas à igus® para fins de segurança. No caso de um motivo importante - particularmente no caso de inadimplência de pagamento, interrupção de pagamentos, abertura de processos de falência ou indicações justificadas de dívida excessiva ou insolvência iminente por parte do cliente -, a igus® terá o direito de revogar a autorização do cliente para cobrar as reivindicações de pagamento. A igus® terá o direito de, a qualquer momento, divulgar a atribuição de garantia ou exigir a divulgação da mesma pelo cliente.
6. No caso de apreensões, confiscos ou outras alienações ou intervenções de terceiros, o cliente deve notificar imediatamente a igus® sobre isso. Mediante solicitação da igus®, o cliente será obrigado a fornecer à igus® todas as informações e documentos necessários para a afirmação dos direitos da igus®contra o cliente final do cliente.
7. Se a igus® exercer seu direito de rescisão, o cliente será obrigado a devolver os bens reservados. A retomada dos bens reservados ou a afirmação da reserva de propriedade não constituirá rescisão do contrato, a menos que a igus® tenha declarado isso expressamente.
1. O cliente será obrigado a inspecionar prontamente as mercadorias entregues após seu recebimento quanto a defeitos óbvios e danos de transporte. Os defeitos óbvios também incluem a ausência de manuais, bem como a entrega de mercadorias erradas ou em quantidade insuficiente. Tais defeitos óbvios devem ser relatados por escrito à igus® dentro de duas semanas após a entrega ter sido feita. No caso de defeitos ocultos, o defeito deve ser relatado imediatamente após sua descoberta. No caso de não cumprimento da obrigação de examinar e apresentar notificações de defeitos, as mercadorias serão consideradas aprovadas com relação ao defeito relevante.
2. Os defeitos nos produtos entregues - incluindo os manuais - devem ser reparados dentro do período de prescrição após o cliente ter notificado a igus® sobre o defeito. A critério da igus®, a igus® poderá entregar uma peça de reposição não defeituosa ou reparar o defeito às suas próprias custas. No caso de uma entrega de substituição, o cliente será obrigado a devolver os produtos defeituosos à igus®.
3. Se o defeito não puder ser corrigido dentro de um prazo adequado, ou se a retificação ou a entrega de substituição não tiver sido bem-sucedida por outros motivos, o cliente poderá, a seu critério, exigir a redução do preço de compra ou rescindir o contrato. O fracasso da tentativa de retificação só poderá ser presumido se (i) a igus® tiver tido oportunidade suficiente para fazer uma retificação ou uma entrega de substituição, sem que o sucesso desejado tenha sido alcançado, ou (ii) a retificação ou a entrega de substituição for impossível, ou (iii) a retificação ou a entrega de substituição tiver sido rejeitada ou atrasada injustificadamente pela igus®, ou (iv) existirem dúvidas justificadas quanto às chances de sucesso da retificação ou da entrega de substituição, ou (v) a retificação ou a entrega de substituição não for razoável por outros motivos.
4. O período de prescrição será de 24 meses após a transferência do risco.
5. Decisivas para a qualidade e o design dos produtos devem ser as amostras entregues, que são apresentadas ao cliente mediante solicitação da igus®para fins de teste. A garantia de características específicas dos produtos entregues e do desempenho dos moldes exigirá confirmação por escrito na confirmação do pedido. A referência a normas ou padrões técnicos servirá apenas como uma descrição do produto e não constituirá uma garantia de qualidade. Se a igus® tiver aconselhado o cliente fora do escopo do desempenho contratual da igus®, a igus® será responsável pela funcionalidade e adequação dos produtos entregues somente se e na medida em que a igus® tiver expressamente dado uma garantia de qualidade por escrito. O estado da tecnologia no momento em que o pedido for aceito será decisivo.
6. Em casos de cadeias de fornecimento em que o cliente final é um consumidor, a responsabilidade de recurso da igus®deve derivar da lei estatutária obrigatória aplicável. A igus® não será responsável por acordos de boa vontade que não tenham sido aprovados pela igus®. A responsabilidade da igus®em relação a campanhas de recall é limitada a campanhas de recall que tenham sido obrigatoriamente ordenadas pelas autoridades competentes; a igus® não será responsável por campanhas de recall voluntárias.
1. Em todos os casos em que a igus®, diferentemente das disposições acima, for obrigada a pagar indenização por danos ou reembolsar despesas de acordo com as disposições contratuais ou legais, a igus® será responsável apenas se e na medida em que a igus® ou a(s) pessoa(s) que a igus® usar para cumprir suas obrigações tiver(em) agido intencionalmente ou com negligência grave ou causado perda de vida, lesões físicas ou danos à saúde. A responsabilidade estrita sob a lei alemã de responsabilidade pelo produto, bem como a responsabilidade pelo cumprimento de uma garantia de qualidade, não serão afetadas.
2. Caso contrário, a igus® será responsável por negligência simples apenas no caso de violação de obrigações contratuais essenciais cujo cumprimento seja essencial para a execução adequada do acordo e em cujo cumprimento o parceiro contratual possa confiar (obrigações fundamentais). A esse respeito, a responsabilidade da igus®deve ser limitada aos danos contratualmente típicos e previsíveis; ao determinar o valor das reivindicações de danos a serem cumpridas pela igus®, o tipo, o escopo e a duração da relação comercial, qualquer causa contributiva e falha cometida pelo cliente e qualquer situação de instalação particularmente desfavorável dos produtos devem ser adequadamente levados em consideração. Em particular, os danos, custos e despesas a serem suportados pela igus® devem estar em uma proporção razoável com o valor dos produtos. Aplicando esses princípios, a responsabilidade da igus®deve ser limitada ao menor dos dois valores a seguir: (a) O valor equivalente a três vezes o volume de negócios (líquido) feito pela igus® com o cliente nos últimos 12 meses antes da ocorrência do evento de dano, ou (b) o valor de EUR 1.000.000.
3. Se os produtos fornecidos pela igus® apresentarem repetidamente defeitos do mesmo tipo, a determinação do escopo da responsabilidade da igus®com base em um procedimento de mercado de referência exigirá que o mercado de referência subjacente englobe pelo menos 40% do mercado total.
4. Nenhuma das disposições acima deve significar ou resultar em qualquer mudança no ônus da prova em detrimento do cliente.
1. Salvo acordo em contrário, o preço de compra para entregas ou outros serviços deverá ser pago sem qualquer desconto dentro de 30 dias após a data de faturamento.
2. Os termos de pagamento acordados estão sujeitos a uma verificação de crédito positiva. A igus® reserva-se o direito de realizar uma verificação de crédito durante a vigência do contrato. Se isso levar a uma avaliação diferente da capacidade de crédito do cliente em comparação com o momento da conclusão do contrato, a igus® pode exigir que as condições de pagamento sejam ajustadas de acordo, em particular que os termos de pagamento sejam encurtados, que pagamentos antecipados sejam feitos ou que garantias sejam fornecidas.
3. Se o pagamento não for feito até a data de pagamento acordada, serão cobrados juros à taxa de nove pontos percentuais acima da respectiva taxa de juros básica; o direito da igus®de documentar um valor maior de danos por inadimplência de pagamento não será afetado.
4. Se o cliente estiver em atraso de pagamento, a igus® terá o direito de reter quaisquer entregas pendentes ou de exigir pagamentos antecipados, bem como, após estabelecer um período de carência adequado, de rescindir o contrato ou exigir indenização por não cumprimento.
5. O cliente pode compensar ou reivindicar um direito de retenção somente se suas reivindicações forem incontestáveis ou tiverem sido concedidas por uma sentença final.
1. As ferramentas usadas para a fabricação dos bens contratuais sempre serão e permanecerão de propriedade exclusiva da igus®, mesmo que tenham sido fabricadas ou adquiridas exclusivamente em nome do cliente para determinados produtos, e independentemente de o cliente ter contribuído para os custos de fabricação ou aquisição das ferramentas.
2. Quaisquer custos de ferramentas e/ou de configuração - incluindo custos proporcionais - a serem pagos pelo cliente deverão ser pagos após a apresentação das amostras iniciais da qualidade acordada e adequada e da documentação correspondente, de acordo com o AIAG (Automotive Industry Action Group), VDA (Verband der Automobilindustrie e.V.) [German Automobile Industry Association] ou o padrão do setor, sem a necessidade de uma aprovação formal do cliente ou do cliente final.
3. Os custos de um processo de amostragem único não devem incluir os custos dos dispositivos de teste e processamento, bem como das alterações solicitadas pelo cliente. Os custos de quaisquer processos de amostragem adicionais que se tornem necessários por motivos atribuíveis à igus® deverão ser arcados pela igus®.
Se tiver sido acordado com o cliente que ele fornecerá materiais, esses materiais deverão ser fornecidos às custas e por conta e risco do cliente, com uma sobretaxa de quantidade adequada de pelo menos 5%, de forma pontual e sem falhas. Em caso de não cumprimento dessa obrigação, a data de entrega deverá ser adequadamente prorrogada. Exceto em casos de força maior, o cliente deverá pagar quaisquer custos adicionais - especialmente por interrupções na produção - incorridos pela igus® como resultado de os materiais não terem sido fornecidos em tempo hábil ou não terem sido fornecidos da maneira acordada.
1. Todos os direitos de propriedade intelectual resultantes ou relacionados à fabricação e à entrega de produtos contratuais pela igus®, particularmente a modelos, moldes e dispositivos, rascunhos e esboços projetados pela igus® ou por terceiros em nome da igus®, serão de propriedade exclusiva da igus®, a menos que explicitamente acordado de outra forma por escrito, em particular em casos de projetos de desenvolvimento conjunto ou pedidos de desenvolvimento baseados em custos.
2. Se a igus® tiver que entregar de acordo com os esboços, modelos, amostras ou usando peças fornecidas pelo cliente, o cliente deverá garantir que os direitos de propriedade de terceiros não sejam violados. O cliente deverá indenizar a igus® de quaisquer reivindicações de terceiros e deverá compensar a igus® por quaisquer danos incorridos. Se a igus® for proibida de fabricar ou entregar produtos contratuais por um terceiro com base nos direitos de propriedade de tal terceiro, então a igus® terá o direito, sem qualquer obrigação de examinar a situação legal, de interromper qualquer trabalho. Quaisquer esboços e modelos fornecidos à igus® que não tenham resultado em um pedido deverão ser devolvidos mediante solicitação; caso contrário, a igus® terá o direito de destruí-los três meses após a apresentação de sua oferta.
O local de execução será a sede registrada da igus®. À escolha da igus®, o foro legal será o seu escritório registrado ou o do cliente. As relações contratuais da igus® e todas as disputas resultantes delas serão regidas exclusivamente pelas leis da República Federal da Alemanha, excluindo qualquer conflito de leis ou disposições de escolha de leis que resultariam na aplicação de outra lei. A Convenção das Nações Unidas sobre Contratos para a Venda Internacional de Mercadorias deverá ser excluída.
É muito importante para a igus GmbH cumprir as exigências do governo alemão e da União Europeia. Com o 12º pacote de sanções da União Europeia, um novo nível de restrições comerciais foi introduzido. Com efeito imediato, as empresas são legalmente obrigadas a proibir contratualmente a reexportação de determinados produtos para a Rússia ("no-Russia clause") e a acordar uma cláusula de reexportação com o respectivo parceiro comercial. Além disso, qualquer contrato celebrado com você com efeito imediato está sujeito à condição suspensiva de que somente será considerado como tendo sido celebrado com a igus GmbH como legalmente vinculativo quando uma licença completa de exportação/expedição (se necessário) tiver sido fornecida. A falha da autoridade competente em emitir a autorização necessária é uma violação da lei e o contrato celebrado com você deve ser considerado nulo e sem efeito e nenhuma reivindicação deverá surgir para qualquer uma das partes.