Contato responsável
igus® do Brasil Ltda

Rua Antônio Christi, Nº 611

Parque Industrial III - FAZGRAN

13213-183 – Jundiaí-SP

Fon +55 11 3531 4487

Fax +55 11 3531 4488

Sistemas para Máquinas de corte

O que são sistemas de corte?

Estrutura da Máquina de corte  

1

Fornecimento de esteiras porta cabos para três eixos e em tamanhos diferentes.

2

Guias lineares


Máquinas de corte são utilizadas para cortar materiais. Variedade de materiais, tais como o alumínio, estanho, aço, titânio, madeira, cerâmica ou plástico, todos podem ser cortados em formas e tamanhos diferentes.
 
Existem dois procedimentos diferentes para os sistemas de corte, as máquinas de corte abrasivas trabalham com processos de separação físico-químicos (laser, plasma e chamas) e as máquinas de corte de metal cortam a peça por meio de um jato de alta pressão (jato de água).

Como trabalhar com os sistemas de corte e seus diferentes métodos?

Máquinas de corte abrasivas

Corte a chamas - Oxicorte

Oxicorte é constituído por um bocal anelar quente e um bico de corte oxi-combustível localizado no centro. A peça é aquecida até à temperatura de ignição, em seguida, o fornecimento de gás é aberto. O escape da chama fundi o aço da peça a ser trabalhada. A chama de corte tem um ponto de fusão menor e mais fino. A escória é soprada para fora por um gás, o queimador trabalha de forma que a energia introduzida na peça de trabalho não seja forte o bastante a ponto de fundi-la. O resultado é um corte preciso fortemente demarcado a partir da base do material. Pela aparência do corte pode-se perceber se o calor introduzido e a taxa de alimentação estão correctas. Gases combustíveis, misturas de acetileno-oxigênio ou propano são geralmente utilizados.
 
Especialmente o aço, aço inoxidável, titânio e ligas de titânio podem ser cortadas por oxicorte. Aqui os limites estão acima, todos definidos pela temperatura de ignição do material, que deve ser menor do que a sua temperatura de fusão. Adicionalmente, o oxigênio de corte precisa ter no mínimo 99,5% de pureza. O teor de carbono deve estar entre 0,1 e 1,5%. A vantagem do sistema oxicorte é seu custo-benefício, rentável a partir de peças com uma espessura de 30/35 milímetros. Porém, para peças mais finas são recomendados outros métodos.

Sistema de Corte a Plasma

O método de corte a plasma é utilizado para cortar condutores metais elétricos. Nesse caso um condutor de gás elétrico é utilizado. Um sistema básico de corte a plasma arc é composto por uma fonte de energia a jato que inicia o circuito e um queimador. Um circuito de alta-frequência é iniciado entre o bocal e o eletrodo. O gás flui através do arco emergente. O arco de plasma existente é forçado para fora pelo fluxo de gás e cria um arco piloto. A temperatura do arco de plasma é de aproximadamente 30.000 ° C, penetra na peça e funde o metal. A alta velocidade do fluxo de gás lança a partir do fundo do corte para fora do material fundido. O processo é muito barato, o aço carbono pode perfeitamente ser cortado com um bom jato de plasma. Porém, a qualidade do corte com um cortador de plasma não é tão alta como em outros métodos. Adicionalmente, uma camada de estrato em aço inoxidável forma-se em algumas máquinas de corte, pela composição do material, portanto, inadequados para uma conexão de soldadura. Com o sistema de corte a plasma qualquer condutor elétrico pode ser cortado. No entanto, a qualidade do corte não é tão elevada como no caso de corte a laser.

Sistema de Corte a Laser

As peças de trabalho são termicamente menos estressadas no sistema de corte a laser, porque o calor é concentrado apenas em uma área muito limitada da peça em obra, devido ao feixe de raios laser altamente concentrado. Dessa forma, apenas uma curta ação de tempo é necessária, que permita cortar em alta velocidade. No sistema de corte a laser quase todo tipo de material pode ser operado (adicionalmente o aço, couro, plástico, PVC, madeira, vidro, etc.) Com esse método, as peças podem ser cortadas com precisão dimensional. As desvantagens desse método são o alto consumo de energia e o custo elevado da aquisição do sistema.

Máquinas de corte de metal

Sistema de corte por Jato'd água

No corte a àgua ou jato d' água as peças são separadas por uma alta pressão da água. Deste modo, o injetor dispara a água com uma pressão de até 6000 bar e velocidades de saída de até 1000 m / s. O material fica mal aquecido quando comparados com os outros três métodos descritos anteriormente. Há basicamente dois tipos de sistemas de corte de jato d'água, com a água pura e com componentes abrasivos. No sistema de corte de água pura apenas a força do feixe da água é utilizada. A capacidade de corte em materiais duros é muito limitada. Hoje em dia este processo também permite que os materiais de alumínio com espessura de cerca de quatro milímetros possam ser cortados com um jacto de água de 6000 bar, sem a utilização de abrasivos. O corte por jato d' água com componentes abrasivos é conhecido se um aditivo químico for adicionado na água, como o minério ou granalha. Deste modo, os materiais mais duros também podem ser cortados. A fim de reduzir a alta pressão da água, o jato deve ser preso à uma base. Dessa forma a temperatura da água na base aumenta. A vantagem do corte a jato d' água é de que está livre de influências térmicas sobre o material a ser cortado. Também não há restrição na espessura da peça a ser trabalhada. Diversos materiais como a madeira, metal, alumínio, plástico, ou de alimentos podem ser cortados com esse método, aqui a qualidade da borda também é muito boa. Porém, a velocidade de corte é relativamente baixa e a umidade e o contato com a água em particular, podem ser uma desvantagem para alguns materiais.

Combinação de vários métodos

Através da combinação de vários métodos as vantagens dos sistemas individuais são preenchidas e reduzem as possíveis desvantagens. Os sistemas mais utilizados são combinações de oxicorte e corte de plasma. Assim, ambas as chapas grossas e finas, bem como peças maciças em aço podem ser cortadas.
Máquinas para corte de plasma/jato d'água são raras, porque poucas empresas são capazes de combinar as duas tecnologias. Com esta combinação, temos a vantagem de um corte mais limpo com o sistema de corte d'gua mais a alta velocidade do corte proporcionado pelo sistema de plasma.

As vantagens dos produtos Igus® para os sistemas de corte

O sistema de esteiras porta cabos e cabos flexíveis chainflex da Igus® podem garantir uma maior vida útil em todas as máquinas de corte durante um longo período de serviço. O fornecimento de energia e mangueiras são garantidos pelas esteiras porta cabos. Cabos de fibras de vidro e as redes de abastecimento de água podem ser instalados mesmo um pequeno espaço. Assim, o comprimento da esteira pode variar de sistema para sistema. Portanto: A solução mais econômica e que funciona para o cliente é a melhor opção. Por esta razão, os fabricantes de sistemas de corte podem desenvolver esteiras porta cabos especialmente adaptadas para aplicações de tamanhos específicos. No sistema de corte d' água, também é importante que a água e seus resíduos não estejam contaminados com lubrificantes.

Visão geral sobre Calhas porta-cabos articuladas

Catálogo online de sistemas de calhas porta-cabos : Selecção de produtos

Visão geral sobre Calhas porta-cabos articuladas     

Visão geral dos cabos elétricos chainflex®

Informe-se, selecione e encomende online

Visão geral dos cabos elétricos chainflex®    

drylin® R

Guia linear redonda

drylin® R    

drylin® W

Kit de guia linear, Não requer lubrificante, instalação simples, 12 perfis de trilho para escolher

drylin® W    

iglidur® PRT - anel de deslize

Instalação simples, alta rigidez e substituição dos elementos de deslize

iglidur® PRT - anel de deslize    

Aplicações de clientes já implementadas

Máquinas de corte de fio quente para peças de isopor

Menor complexidade de produção

Máquinas de corte de fio quente para peças de isopor    

Máquina
de corte padrão e plotter especial

Comparado com as primeiras buchas metalizadas, o desempenho das buchas autolubrificantes iglidur® é superior, reduzem o ruído da cabeça de corte e amortecem as vibrações.

Máquina  de corte padrão e plotter especial    
Encontre mais exemplos de aplicações

Você está procurando por um teste prático em um segmento específico da indústria?
Aqui você pode navegar através das aplicações já implementadas nos clientes e filtrá-las de acordo com sua especificação.

Setor industrial:
Caso de aplicação:
Área do produto:


Consulta

Teremos muito prazer em esclarecer as suas dúvidas e perguntas pessoalmente

Envio e consulta

Pessoalmente:

De segunda à quinta das 8:00 - 17:00

Online:

24h