Economize custos de operação e manutenção em empilhadeiras industriais com os plásticos para movimentação15/08/2018

Esse ano na LogiMAT – uma das maiores feiras de logística do mundo, a igus demonstrou as possibilidades de aplicação de polímeros de alto desempenho em empilhadeiras

Para evitar tempos de inatividade de máquinas, é importante usar elementos robustos e duradouros. É aqui que os plásticos de alto desempenho livres de lubrificação e manutenção da igus entram e provam as suas vantagens. Usando o exemplo de empilhadeiras industriais, a igus demonstrou na LogiMAT em quais áreas os plásticos para movimentação podem ser usados. Por exemplo, as buchas autolubrificantes iglidur já podem ser encontradas em aplicaçoes para pivôs de carga elevada e os cabos chainflex e esteiras porta cabos com os menores raios de curvatura e grandes alturas de elevação no mastro.

Defeitos, consertos ou paradas relacionadas à manutenção de empilhadeiras industriais causam gastos desnecessários, porque não podem ser utilizados durante esse tempo. Por isso, para evitar tais falhas, são necessários componentes robustos e confiáveis. É aqui que são usados os plásticos para movimentação da igus, porque são desenvolvidos especialmente para aplicações dinâmicas e possuem uma longa vida útil que pode ser calculada online e previamente. Eles incluem os cabos chainflex altamente flexíveis que são instalados em assentos ou no mastro, entre outros. Os cabos são resistentes a raios ultravioletas e a óleos, são retardantes de chamas e testados extensivamente no próprio laboratório de testes da igus. Com uma garantia de 36 meses e um raio de curvatura mínimo, são ideais para aplicações com cargas constantes.

Condução segura de cabos nos espaços mais confinados
Em empilhadeiras industriais, os cabos devem ser conduzidos de forma segura nos menores espaços possíveis. As esteiras porta cabos são desenvolvidas especialmente para essa tarefa, uma vez que não apenas possuem uma alta resistência à torção e espaço interior que protege os cabos, mas também permitem os menores raios de curvatura e alturas interiores. Elas são concebidas de forma modular, podem ser montadas rapidamente além de serem muito leves. Formas arredondadas no interior das esteiras porta cabos são muito suaves para os cabos. Em empilhadeiras, as esteiras porta cabos são usadas, por exemplo, para o ajuste do assento ou no mastro de empilhadeiras de corredores estreitos, onde protegem os cabos de influências externas.

Cabine flexível ajustável com guias lineares drylin
Além de esteiras porta cabos, são usadas guias lineares para o ajuste de assentos, porque a cabine de empilhadeiras industriais deve ser individualmente adaptável às necessidades ergonômicas do operador em vários pontos. Isso é válido especialmente para o apoio da cabeça, os apoios para os braços, assim como para os elementos de controle e portas. Com as guias lineares drylin, é possível um ajuste fácil e baixo sobre trilhos retos e curvados com pontos de encaixe predefinidos. A tecnologia linear drylin é muito leve, uma vez que os carrinhos deslizam sobre os polímeros iglidur de alto desempenho. Por isso, as guias lineares não precisam de lubrificantes adicionais, necessitam apenas de pouca manutenção e são resistentes a impactos, possuindo, ao mesmo tempo, uma vida útil longa.

Bucha autolubrificante iglidur para uma montagem livre de lubrificação e de manutenção
Os pontos de apoio de empilhadeiras possuem altos requisitos, como cargas elevadas sobre os rolamentos e buchas usadas. É aqui que as buchas autolubrificantes iglidur livres de manutenção provam as suas vantagens. O cliente pode escolher uma ampla gama de buchas autolubrificantes listados no catálogo que são feitos de mais de 50 triboplásticos com propriedades especiais. Alguns materiais caracterizam-se por uma capacidade de carga elevada de até 250 MPa, sendo assim instalados nos pontos de apoio para rotações de cargas elevadas. Outros possuem coeficientes de atrito muito baixos, sendo usados para mancalização da coluna de direção ou dos pedais. No entanto, todas as buchas iglidur têm algo em comum: Eles possuem uma vida útil longa, são livres de lubrificação, econômicas, leves e redutoras de ruídos.