Contato responsável
igus® do Brasil Ltda

Rua Antônio Christi, Nº 611

Parque Industrial III - FAZGRAN

13213-183 – Jundiaí-SP

+55 11 3531 4487
+55 11 3531 4488

Mídia

Você tem alguma pergunta? Precisa de material?
Estão disponíveis para download aqui informações de imprensa e material fotográfico pronto para publicação.
Ficaríamos também felizes com a sua ligação, e-mail ou fax!
 
Contato de imprensaGostaria de ser adicionado(a) à nossa lista de distribuição de mídia?

Comunicados de imprensa por área

Fábrica inteligente com IoT: a igus desenvolve aplicativo de plásticos inteligentes para o sistema Fanuc FIELD05/12/2019

Novo aplicativo da igus para a plataforma IoT Fanuc torna possível monitorar componentes de máquinas

Para poder avaliar os dados de máquinas e sistemas centralmente, a Fanuc está agora apresentando sua nova plataforma IoT industrial aberta chamada “FIELD system”. O sistema pode conectar máquinas de produção de todos os fabricantes por meio de uma topologia de rede local, permitindo uma análise abrangente dos dados de toda a cadeia de processos. Nesta infraestrutura, são utilizados aplicativos da Fanuc e também de terceiros. Agora, a igus desenvolveu um aplicativo de plásticos inteligente para o novo sistema. O aplicativo pode ser usado pelo pessoal de manutenção para monitorar as condições de seus componentes igus, por exemplo, esteiras e cabos além de planejar todo o trabalho de manutenção em tempo útil.

Rede é a palavra da moda atual no que diz respeito à manutenção preditiva e à Indústria 4.0. Além disso, são usadas plataformas IoT industriais. A especialista em automação Fanuc agora desenvolveu uma plataforma destas. O sistema Fanuc Intelligent Edge Link & Drive (abreviado: FIELD) foi apresentado pela empresa pela primeira vez na Europa na EMO. Com o sistema FIELD, as máquinas de produção podem ser conectadas em rede. Pode funcionar “no local” ou, no futuro, com um link na nuvem. O sistema coleta e analisa os dados da máquina no local. Os dados operacionais e os dados do sensor das máquinas podem, portanto, serem coletados centralmente via apenas um servidor e visualizados sempre que necessário. A eficiência é fácil de monitorar, os processos de produção podem ser acelerados e o trabalho de manutenção pode ser planejado. Devido à abertura da plataforma, todas as máquinas podem ser conectadas ao sistema. Os aplicativos para o sistema são fornecidos pela FANUC e também por terceiros. A especialista em motion plastics igus desenvolveu um aplicativo para seus plásticos inteligentes e o disponibilizou para a plataforma FIELD. Após a integração do aplicativo de plásticos inteligentes da igus, os usuários podem monitorar a condição de suas esteiras porta cabos e cabos a qualquer momento e também podem planejar o trabalho de manutenção com bastante antecedência. No futuro, as condições dos mancais rotativos deslizantes, buchas autolubrificantes e lineares também serão monitoradas com o aplicativo.

Conexão via icom.plus em um ambiente seguro
Sob o nome isense, a igus oferece sensores de vários tipos que detectam a condição dos componentes da igus. Eles medem, entre outras coisas, o desgaste durante a operação e alertam o usuário com antecedência para que seja possível planejar um conserto ou substituição. O módulo de comunicação icom.plus fornece os dados da igus através de um servidor OPC-UA integrado. Esses dados são então alimentados na plataforma por meio do conversor FANUC. “Devido à abertura do sistema FIELD, o cliente agora pode usar os dados e as declarações de vida útil de todos os produtos da igus em um ambiente de rede local protegido”, explica Richard Habering, chefe da unidade de negócios de plásticos inteligentes da igus GmbH. “O aplicativo de plásticos inteligentes da igus informa o técnico de manutenção quando deve realizar a próxima manutenção. O tempo de inatividade não programado da máquina pode ser evitado.” Os aplicativos do sistema FIELD, como o aplicativo de plásticos inteligentes da igus, podem ser baixados pelo usuário na loja de aplicativos do sistema FIELD. Aqui, os clientes podem escolher suas soluções de software desejadas eles mesmos.