Especiarias em movimento! Guias lineares promovem movimento de forma rápida em vending-machines de especiarias11/03/2021

O programa de suporte a jovens engenheiros (yes) está apoiando um projeto de estudantes da EMAG LaserTec GmbH com sistemas lineares drylin W

Curry ao invés de coca-cola! Cinco estudantes de Heubach, juntamente com engenheiros e estagiários da EMAG LaserTec GmbH, desenvolveram uma máquina de venda automática voltada especialmente para especiarias embaladas. Para entregar rapidamente as embalagens de sal, curry e pimenta dos compartimentos, eles usaram guias lineares drylin W da igus. Elas garantem que a máquina se mova rapidamente, suavemente e sem lubrificantes.

Usar o conhecimento aprendido diretamente: essa oportunidade estava disponível para estudantes da academia de engenharia estudantil e também para os alunos da escola secundária Rosenstein em Heubach. Cinco alunos do 11º ano tiveram a oportunidade de conhecer a profissão de engenheiro por mais de um ano. No processo, eles aprenderam conhecimentos básicos de gerenciamento de projetos, desenho técnico, tecnologia de engrenagens e programação. Com o conhecimento absorvido pelas disciplinas ensinadas, assim como o workshop de treinamento da EMAG LaserTec GmbH, os alunos agora estavam capazes a desenvolver uma máquina de venda de especiarias. Com a ajuda do programa de suporte a jovens engenheiros (yes) da igus, os jovens inventores optaram pelo sistema linear modular drylin W para a mecânica. As guias lineares garantem uma solução de automação econômica e duradoura.

Da indústria ao supermercado
A idéia para a máquina de venda de especiarias surgiu durante uma visita à fábrica da EMAG LaserTec em Heubach. Lá, os alunos ficaram fascinados com a instalação automática de prateleiras altas para ferramentas e depois pensaram em uma tarefa que também poderia ser automatizada na vida cotidiana. "Os alunos rapidamente decidiram construir uma máquina de venda de especiarias para supermercados, a fim de acelerar a seleção e as compras", explica Jens Gruber, que supervisionou o projeto na EMAG LaserTec. "Para que o sistema pudesse tirar a especiaria certa da máquina, precisávamos de guias lineares suaves e duradouras para os eixos. Então os alunos entraram em contato com a igus."

drylin W para automação rápida
Um total de três guias lineares do sistema modular drylin W são usadas na máquina. Elas garantem que todos os compartimentos sejam facilmente acessíveis, para que a especiaria apropriada possa ser retirada e entregue. Nos carrinhos das guias lineares, a igus conta inteiramente com polímeros de alto desempenho resistentes ao desgaste. Os triboplásticos nos elementos deslizantes são completamente isentos de lubrificantes e são adequados para o uso no setor alimentício. Como não há graxa lubrificante, nenhuma sujeira pode grudar na carruagem linear e bloquear a guia. Os jovens inventores escolheram um acionamento por correia para acionar o eixo z. O problema aqui eram as altas vibrações, que as guias foram capazes de absorver com sucesso. A tecnologia linear drylin é usada não apenas em máquinas de especiarias inovadoras, mas também em muitas máquinas testadas e comprovadas, como caixas eletrônicos, máquinas de bebidas e até mesmo em sistemas automatizados de coleta de pedidos em farmácias.

A igus apoia projetos escolares
Projetos como a máquina de venda automática de especiarias são apoiados pela igus como parte do suporte a jovens engenheiros. Com a sua iniciativa universitária, a igus quer apoiar alunos, estudantes e professores com consultorias, amostras grátis, patrocínios e o desenvolvimento de projetos inovadores. Para mais informações sobre o suporte universitário, visite www.igus.eu/yes.