Dura por fora, inteligente por dentro: a igus desenvolve a primeira bucha autolubrificante inteligente22/08/2019

A nova bucha de polímero indica seu grau de desgaste em tempo real e evita falhas na máquina e no equipamento

Buchas autolubrificantes muitas vezes têm que suportar influências adversas consideráveis, como poeira abrasiva, altas velocidades ou substâncias químicas. Para permitir a indicação do grau de desgaste de tais buchas autolubrificantes em tempo útil, a igus desenvolveu agora a primeira bucha inteligente do mundo com plásticos de alto desempenho da iglidur. Ela adverte de fracasso iminente em tempo real. Os operadores de máquinas e equipamentos podem planejar a manutenção, reparos e substituição de peças com antecedência.

Se uma máquina de construção falhar, o equipamento de empacotamento parar ou uma turbina eólica não girar mais devido a uma falha de bucha, isso causa muitos problemas para os operadores de tais máquinas e equipamentos. Por isso, a igus adicionou a primeira bucha autolubrificante inteligente do mundo à sua gama de produtos de plásticos inteligentes. Ela detecta o desgaste em aplicações de extrema tensão com antecedência e envia um sinal para o usuário em tempo útil se a bucha ameaçar falhar. O trabalho de manutenção pode, portanto, ser planejado e os operadores de máquinas agrícolas, por exemplo, não são surpreendidos durante a época de colheita. “Desenvolvemos o iglidur inteligente primeiramente para pontos de apoio de difícil acesso e para aplicações onde não há intervalos de manutenção regulares planejados”, explica Stefan Loockmann-Rittich, Chefe da Unidade de Negócios Buchas Autolubrificantes Iglidur da igus GmbH.

Buchas autolubrificantes inteligentes projetadas individualmente
O corpo da nova bucha autolubrificante inteligente iglidur consiste de dois componentes: o material interno iglidur isento de lubrificação e um invólucro de polímero rígido que protege a bucha. “O cliente pode escolher o material mais adequado para sua aplicação. A gama completa de materiais iglidur está disponível para ele”, diz Loockmann-Rittich. Para medir a quantidade de desgaste, um sensor inteligente é usado entre os dois componentes. Os dados medidos do sensor podem ser integrados nos sistemas dos operadores da máquina e do equipamento de diferentes maneiras. Por exemplo, é possível informar o operador sobre o desgaste da bucha autolubrificante por meio de uma luz de advertência, onde um desligamento automático também é uma possibilidade para o uso integrado dos dados do sensor. Para aplicações high-end, os dados podem ser enviados diretamente para um sistema de controle que, após sua análise, passa os dados para uma interface web personalizada através do módulo de comunicação icom para fins de manutenção e reparo. Desta forma, o usuário pode planejar a manutenção e a substituição por meio de um dispositivo terminal de sua escolha.