Contato responsável
igus® do Brasil Ltda

Rua Antônio Christi, Nº 611

Parque Industrial III - FAZGRAN

13213-183 – Jundiaí-SP

+55 11 3531 4487
+55 11 3531 4488

Mídia

Você tem alguma pergunta? Precisa de material?
Estão disponíveis para download aqui informações de imprensa e material fotográfico pronto para publicação.
Ficaríamos também felizes com a sua ligação, e-mail ou fax!
 
Contato de imprensaGostaria de ser adicionado(a) à nossa lista de distribuição de mídia?

Comunicados de imprensa por área

e-spool flex: guie cabos do início ao fim sem anel coletor28/05/2020

Novo enrolador de cabos da igus com guia helicoidal garante mais segurança nos painéis de operação e nas áreas de montagem

Movimentar os cabos com segurança e guardá-los rapidamente - esse é o objetivo do e-spool flex. O novo enrolador de cabos da igus pode guiar todos os cabos e mangueiras para a transmissão de energia, meios e dados sem interrupção. Isso aumenta a segurança nas estações de trabalho manuais e nos painéis operacionais. Para uma instalação rápida do enrolador de cabos, os desenvolvedores optaram por uma guia helicoidal. O cabo é inserido em algumas etapas simples e o e-spool flex está pronto para uso.


Para poder usar ferramentas e painéis operacionais de forma flexível na produção, eles exigem cabos e mangueiras adequadamente longos. No entanto, estes geralmente estão espalhados pelo chão do salão sem nenhuma proteção e constituem um risco de tropeço. Os enroladores de cabos com anéis coletores oferecem uma solução para a transmissão de energia, mas geralmente estão disponíveis apenas como um pacote completo com um novo cabo. Outra desvantagem: a transmissão rápida de grandes quantidades de dados e meios é muito complicada com anéis coletores. É por isso que a igus desenvolveu agora o e-spool flex, um enrolador de cabos com uma guia helicoidal. O novo enrolador de cabos não exige um anel coletor, assim, os cabos bus e mangueiras para ar e líquidos também podem ser guiados sem interrupção. “O usuário pode instalar facilmente o cabo existente no sistema. Isso economiza custos e aumenta a segurança de seu local de trabalho”, explica Jörg Ottersbach, Chefe da Unidade de Negócios de esteiras porta cabos da igus GmbH. Para uma montagem rápida, a igus conta com uma guia helicoidal na qual o cabo ou mangueira está inserido. A guia é então inserida no alojamento externo e de enrolamento do e-spool flex em algumas etapas simples. Isso significa que os cabos podem se movimentar com flexibilidade no uso livre e são arrumados de maneira rápida e limpa após o uso.

Possibilidade de extensão de até 15 metros
O novo e-spool flex está disponível em duas versões: uma é uma versão de baixo custo com uma manivela manual para enrolar o cabo ou uma solução automática com freio e mecanismo de retorno acionado por mola. O e-spool flex está disponível em três tamanhos para cabos com um diâmetro de 5 a 11 milímetros e um comprimento de extensão de 5 a 15 metros. Os cabos podem ser substituídos rapidamente a qualquer momento. Além de uma integração subseqüente do e-spool flex com um cabo existente, a igus também oferece a solução de enrolador de cabos totalmente montada com cabos chainflex projetados especificamente para aplicações de movimentação. Graças a vários testes realizados no próprio laboratório de 3.800 metros quadrados da empresa, a igus oferece uma garantia única de 36 meses em todos os cabos.