Selecione o local de entrega

A seleção do país/região pode influenciar vários fatores, tais como preço, opções de envio e disponibilidade de produtos.
Contato responsável
igus® do Brasil Ltda

Rua Antônio Christi, Nº 611

Parque Industrial III - FAZGRAN

13213-183 – Jundiaí-SP

+55 11 3531 4487
+55 11 3531 4488
BR(PT)

Robo TV na Olimpíada Mundial de Robôs de 2017 na Costa Rica

Este ano, a igus®, especialista em motion plastics®, está apoiando a equipe Robo TV da Escola Secundária Paul Klee em Overath. A equipe composta por Lukas Zink, Christian Weyers e Alexander Albers está competindo este ano na Olimpíada Mundial de Robôs na Costa Rica. A competição gira em torno da conclusão de uma tarefa dentro de um determinado período de tempo usando um robô Lego montado e um software programado pela própria equipe especialmente para esse propósito. Esse ano, todas as tarefas da competição abordaram o assunto de "Energias Renováveis".
 
Jochen Haas, o professor dos três meninos e chefe do Clube de Robótica, relata o WRO na Costa Rica.
Robo TV ajuda time suíço

Sexta-feira, 11 de outubro de 2017 - Dia de treinamento

A equipe se levantou cedo, às 6h30 locais, e pegou o ônibus das 8h30 até o local da competição. Assim que a equipe encontrou seu lugar à mesa na área de competição, começaram os preparativos e os testes. Infelizmente, o cabo de transferência havia sumido em Paris, mas recebemos um substituto por outra equipe. Isso faz parte da atmosfera desta Olimpíada - porque todo mundo ajuda todo mundo. Por exemplo, a Robo TV também ajudou uma equipe suíça que não era mais capaz de lançar seu software e reinstalou o programa. Depois disso, os jovens que estavam desesperados puderam voltar a trabalhar e se preparar para a Olimpíada. Todos os testes foram realizados com sucesso e assim o Robo TV pôde praticar a montagem do robô, pois ele deve ser desmontado no início da competição. Por volta das 19h00, todos os acompanhantes e equipa do setor alemão assistiram à cerimônia de abertura, o destaque foi a entrada dos representantes das 53 nações com as respectivas bandeiras.

Sábado, 11/11/2017 - primeiro dia de competição

Às 6h50, a Robo TV saiu para o local e mal tinham chegado quando a equipe encontrou sua primeira surpresa. Só foi possível entrar na área de competição com um robô desmontado, ao contrário da experiência feita até à data. Sacos e recipientes semelhantes foram organizados e, sentados no chão, começou a desmontagem. Depois que as peças foram examinadas, a Robo TV foi autorizada a entrar no local e começou a construir o robô junto com outras 74 equipes em sua categoria. Por volta das 9h, foi apresentada a tarefa adicional que inicialmente causou confusão por causa de um erro de digitação. Infelizmente, o período de teste de hoje não foi tão bem sucedido quanto no passado e muito tempo foi gasto na resolução de problemas. Por volta das 11h30, os robôs tiveram que ser levados para a área de verificação, onde são verificadas as dimensões dos robôs. Para as corridas de competição, todos os robôs devem ser retirados de lá e colocados de volta depois da corrida. Este procedimento ocorre para todas as corridas de competição. Todos esperaram em suspense pela primeira corrida. Mas o robô perdeu uma linha e, portanto, tomou um curso completamente caótico. A equipe abortou a corrida e recebeu 0 pontos. Mas eles não foram os únicos. Na segunda corrida, o robô perdeu o rumo mais uma vez e teve que ser parado antes do final da corrida - pela qual a equipe recebeu mais 0 pontos. Na terceira corrida, o robô construiu uma turbina corretamente, mas se perdeu mais uma vez. Isso significa que a equipe conquistou 50 pontos pela atuação de hoje e ainda terminou na 31ª colocação entre 75 equipes. Isso mostra que um grande número de equipes estava sofrendo de problemas semelhantes e que a tarefa, afinal, é bastante complicada.
Robo TV com seu robô Lego
Alexander Albers com o robô Lego

Domingo, 11/12/2017 - segundo dia de competição

A tarefa adicional de hoje foi anunciada às 8h e todos os participantes tiveram 60 minutos para se adaptar e testar seus robôs. Os testes foram realmente muito promissores e todos esperavam em suspense pela primeira vez do dia. Inicialmente, tudo parecia estar funcionando conforme o planejado e o robô coletou as peças certas para a primeira turbina. Mas quando chegou ao frame correto, o robô virou para o lado errado e perdeu sua orientação de forma que esta corrida foi abortada com 0 pontos. Isso aumentou a tensão porque a segunda e última corrida do dia agora era decisiva. A equipe fez uso intenso dos 60 minutos de prática e todos estavam tensos. Por volta das 11h30, tudo foi acertado e a última rodada começou. A equipe colocou o robô em sua posição inicial e partiu imediatamente após o juiz ter dado o sinal de partida. Ele coletou os dois primeiros tijolos para a turbina e também colocou o terceiro correto no topo. Em seguida, ele viajou até o tijolo de fundação correto e os juntou corretamente (50 pontos). O robô também repetiu isso com um segundo conjunto de tijolos e construiu outra turbina. Isso significa que a equipe alcançou 100 pontos para esta corrida e um total de 150 pontos para os dois dias. No final do dia, isso foi suficiente para o 21º lugar de 75 equipes. A equipe, portanto, se saiu melhor do que os participantes mais velhos e melhorou sua classificação em 8 lugares em comparação com o ano anterior.

Consulta

Teremos muito prazer em esclarecer as suas dúvidas e perguntas pessoalmente

Envio e consulta

Pessoalmente:

De segunda à sexta das 7:30 às 17:18

Online:

24h