Alterar idioma :

O filamento trançado deve ser muito fino, caso contrário, não durará na corrente", ou "Preciso de um condutor de Classe 6 para o cabo do robô" - é comum ouvir declarações como essa dos usuários. Elas geralmente ocorrem após uma ruptura de via que levou à paralisação da máquina. As consequências costumam ser a perda de produção ou altos custos de reparo.
Um condutor é a parte de um cabo elétrico responsável pelo fluxo de corrente - em outras palavras, o cobre interno, que é cercado por material isolante para evitar que a corrente passe para as vias vizinhas. Se o condutor for composto por vários filamentos, o termo técnico é filamento trançado. Vários filamentos juntos formam um filamento trançado. Um filamento trançado envolto em isolamento acaba formando uma via elétrica.
Há diferentes classes de condutores. As diferentes aplicações para as quais os cabos são necessários naturalmente impõem diferentes demandas de flexibilidade e durabilidade. Um cabo subterrâneo, por exemplo, é movimentado com muito menos frequência do que um cabo de encoder/resolver em aulas de física. A flexibilidade do condutor deve, portanto, variar de acordo com a área de aplicação, a fim de levar em conta fatores como sensação, tecnologia de conexão, processamento e custos.
A norma IEC/DIN EN 60228 (VDE 0295) classifica os condutores em quatro categorias para determinar aproximadamente o grau de flexibilidade que o condutor deve ter. A classificação é baseada no diâmetro dos filamentos individuais e em seu número. Isso significa que a seção transversal nominal de um condutor - importante para o fluxo de corrente - pode ser obtida de diferentes maneiras. Ele pode consistir em um único filamento sólido ou ser composto de muitos filamentos pequenos que, juntos, fornecem a mesma área de seção transversal.
A norma prevê a seguinte categorização:
É óbvio que um condutor sólido não é adequado para aplicações em movimento contínuo, como esteiras porta cabos ou robôs. No entanto, o condutor também não deve ser de um filamento muito fino. Em vários testes realizados em nosso laboratório de testes interno, estabelecemos que os filamentos de um filamento trançado não devem ser muito finos. Se os filamentos forem muito finos, eles se esticarão sob forças de tração quando dobrados na área externa da via. Se a flexão for interrompida, formam-se pequenos laços no filamento, pois o cobre não se contrai novamente. A repetição constante do movimento resulta em um número cada vez maior desses laços de filamentos, o que pode levar à quebra da via. Portanto, o projeto ideal para aplicações móveis não é aquele com o filamento mais fino, mas aquele em que a espessura do filamento é compatível com a respectiva seção transversal nominal do condutor - seja ela de 0,5 mm², 0,75 mm², 1,0 mm² ou 1,5 mm².
Conosco, você não precisa especificar a classe do condutor, pois já instalamos o condutor ideal para suas necessidades na via. Basta nos informar quais especificações mecânicas o seu cabo precisa atender e selecionaremos o produto certo para você em nossa linha de produtos do catálogo. A melhor maneira de fazer isso é usar nossa verificação on-line de preços do chainflex.

De segunda a sexta-feira, das 8:00 às 17:00 horas.
Online:
24h