As máquinas de transplante de árvores, chamadas de levantadores de torrões, permitem um uso suave e com economia de tempo, com uma excelente relação custo-benefício. Atualmente, é impossível imaginar o setor de paisagismo sem máquinas como as da Opitz.
Os mancais de deslizamento são usados nas mais diversas áreas das máquinas. Por exemplo, na suspensão cardan dos cilindros hidráulicos da pá, bem como nas dobradiças e no mecanismo de travamento das partes da estrutura que abrem e fecham. Além disso, os rolamentos lisos nos pontos de articulação das máquinas grandes, que são montadas em caminhões, garantem uma conexão segura entre o braço principal e o braço giratório.
Funcionalidade, durabilidade e flexibilidade são os principais fatores levados em conta no projeto técnico dos levantadores de torrão. Para os mancais de deslizamento usados nas máquinas, o foco foi, portanto, principalmente a ausência de lubrificantes e uma longa vida útil.
As pás, em especial, que são continuamente pressionadas contra o solo com grande força, exigem componentes resistentes. Uma pá de uma máquina maior pode, teoricamente, pressionar 15 toneladas para baixo, usando 150.000 N de força.
A umidade e uma ampla faixa de temperatura também desempenham um papel importante na escolha dos componentes.
A solução anterior foi fabricada internamente de forma elaborada a partir de bronze. Além do alto gasto de tempo associado a isso, os rolamentos também precisavam ser lubrificados, o que gerava um impacto no meio ambiente. Por outro lado, os rolamentos de bronze exigiam um espaço de instalação relativamente grande, pois espessuras de parede de 2 mm são bastante comuns.