A Grenzbach conta com a tecnologia de soldagem por fricção para soldar costuras com excelentes especificações. Desenvolvido internamente por especialistas em FSW, o cabeçote de soldagem é o componente central dos sistemas de soldagem automatizados do fabricante de máquinas.
Processo FSW - soldagem por fricção:
O processo FSW pode ser usado para realizar conexões à prova de mídia, por exemplo, ao soldar trocadores de calor e resfriadores. Como o material é soldado na faixa plástica, não há alteração estrutural como na soldagem térmica. Portanto, a FSW é ideal para a produção de bandejas de bateria para veículos elétricos. É assim que funciona: Uma ferramenta rotativa e resistente ao desgaste é imersa no material a ser unido. Isso gera calor por atrito, o que torna o metal maleável. As duas peças de trabalho são agitadas e compactadas pelo movimento de avanço da ferramenta ao longo da costura, de modo que uma junta forte é formada.
Como a ferramenta precisa entrar e sair do material para cada costura, o processo de soldagem deve ocorrer com o mínimo de interrupção possível. Para alguns componentes, isso exige um alto grau de flexibilidade do cabeçote de soldagem, por exemplo, quando o sistema FSW aplica selos de solda em forma de meandro a um componente do tamanho de uma folha DIN A4. O cabeçote de soldagem deve, então, girar pelo menos 360° várias vezes em um período de 60 segundos e realizar movimentos de aproximação e afastamento e contornos dentro do componente. Em última análise, isso requer uma rotação de +/-720°. Tudo isso ocorre em um espaço de instalação muito pequeno - um desafio para o fornecimento de energia.